As mulheres estão liderando as preferências e a escolha do imóvel da família. Segundo a pesquisa sobre o perfil de busca do público feminino, realizada pelo GI em setembro com consumidores de todo o Brasil, 65% das mulheres casadas estão em busca da compra de imóvel, enquanto 28% estão procurando por aluguéis.

Esses números mostram que o público feminino está cada dia mais ativo e presente na decisão final de onde e como morar. Mas quais são os pontos e detalhes que a mulher prioriza na hora de bater o martelo e escolher um lugar para morar?

Neste texto você vai descobrir quais são esses pontos que influenciam na escolha do imóvel pela mulher para a família, de acordo com a nossa pesquisa. Confira!

Segurança

Os dados apontam que 77% das mulheres casadas e em união estável consideram a segurança um ponto muito importante na hora de se decidir.

Supermercados

Outro fator relacionado à localização fica por conta da proximidade do imóvel a supermercados. A facilidade para chegar a esse tipo de comércio foi citada por 66% das mulheres como um fator muito importante na hora de escolher o imóvel.

Vias de acesso

A proximidade das vias de acesso facilita e ajuda a economizar tempo na hora de se locomover, principalmente nas grandes cidades. Pode parecer que não, mas trafegar por ruas pequenas entre os bairros pode comprometer muito o tempo do trajeto até o trabalho ou até a escola das crianças.

66% das mulheres em uma união estável ou casadas responderam que esse é um fator muito importante para a decisão de compra.

Proximidade ao trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2016, encomendada pela Rede Nossa São Paulo, trouxe dados alarmantes relacionados ao tráfego para a capital paulista. Em média, o motorista paulistano passa 45 dias no trânsito por ano.

Entre os trajetos que fazem parte dessa estatística, está o deslocamento entre casa e trabalho, feito todos os dias pela maioria das pessoas, de carro ou de transporte público.

O tempo gasto no trânsito que poderia ser aproveitado para ir para a academia, ficar com a família ou fazer um curso já preocupa as mulheres. Por isso, 47% das mulheres casadas ou em união estável destacaram que a proximidade da moradia ao trabalho é um fator muito importante, enquanto 19% delas constataram que é um fator importante.

Instituições de ensino

É fato que a entrada e o aumento da incidência das mulheres no mercado de trabalho fazem com que elas procurem cada vez mais por especializações, cursos de graduação, cursos de extensão, mestrados e doutorados para evoluírem na carreira e atingirem seus objetivos profissionais e pessoais. E morar próximo a instituições de ensino pode ajudar muito na hora de estudar e se aprimorar.

Pensando nisso, 48% das entrevistadas consideram ser muito importante viver próximo a alguma instituição, enquanto 18% consideram importante. Outro fator que pode interferir nessa escolha é a distância da casa até a escola dos filhos para facilitar e tornar o deslocamento mais seguro para toda a família.

Parques e praças

O lazer e a prática de exercícios físicos estão entrando no dia a dia da família, assim como os passeios aos finais de semana. Seja para correr, caminhar ou passar um tempo com a família ao ar livre, a mulher considera importante morar perto de regiões com parques e praças.

65% das entrevistadas garantiram que esse fator é importante ou muito importante para a busca de um novo imóvel.

Preço do imóvel

Saindo do quesito localização e entrando em questões gerais, o preço do imóvel é o campeão quando se trata de fatores que o público feminino leva em conta antes de fechar a compra. 80% delas acham que essa é uma questão muito importante na hora de escolher o imóvel.

Fotos do anúncio

Segundo a pesquisa do GI, as fotos do anúncio fazem toda a diferença na decisão de compra do público feminino. 75% das mulheres consideram muito importante que o anúncio tenha boas fotos para que possam se interessar por ele.

Localização exata

É muito recorrente que o vendedor do imóvel coloque apenas a região em que ele está localizado, não sendo preciso ao informar a rua ou bairro em que se encontra. Isso, para a mulher, pode ser um fator que leva ao desinteresse.

70% das mulheres casadas ou em uma união estável afirmou ser muito importante que o vendedor ofereça a localização exata do imóvel.

Dicas de negociação

Além de estar atenta aos detalhes da localização e ao anúncio do imóvel, 65% das mulheres também consideram anúncios que tenham dicas de negociação como um fator muito importante na hora da escolha da nova casa ou do apartamento.

Valor do imóvel e valor da região

Certamente, quem procura por um lugar para morar pesquisará os valores de toda a região em que há interesse em morar. As mulheres consideram esse ponto muito importante, já que 63% delas ressaltaram essa relação na hora de decidir por um imóvel.

Metragem

A pesquisa aponta que grande parte das mulheres quer um imóvel maior, já que se preocupam com o bem-estar e o conforto de todos os membros da família — que pode aumentar. Por isso, 82% do público feminino considera importante ou muito importante a metragem do espaço.

Fato é que a compra de imóvel é, cada dia mais, uma decisão tomada pelas mulheres, que buscam uma solução para que todos tenham conforto aliado à praticidade e qualidade de vida. Para isso, a escolha de um bom imóvel é imprescindível.

As preocupações com os filhos e com o tempo que podem economizar, tendo comércios e alguns pontos de interesse próximos, são tão importantes quanto o anúncio do imóvel e o tipo de negociação. Isso tudo comprova que a busca pela qualidade de vida está sempre presente na prioridade da mulher.

Se você é mulher e está querendo alugar ou comprar um imóvel, o que prefere priorizar na busca? E você, homem, qual sua experiência na busca de imóveis? Comente!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.