Se acompanham normalmente os meus artigos, sabem que tenho simpatia pela gama A da Samsung. Apenas acho que os smartphones podiam ser um pouco mais baratos. Se isto acontecesse seriam um feroz concorrente da Xiaomi e de outras marcas no campo dos gama média e média gama alta. Agora, recebemos para teste o novo Galaxy A70.

Olhando para o design e para alguns dos pormenores que conhecemos tem tudo para conquistar os utilizadores. Mas será que está à altura do que promete?

Galaxy A70: o design

Ao nível do design o A70 parece-me um equipamento muito interessante. Claro que o aspeto que mais se destaca é o ecrã de grandes dimensões com a pequena monocelha.

De facto, temos quase uma experiência de ecrã total!

Entretanto, a versão que testámos tem uma parte traseira muito interessante em tons azulados. O que mais se destaca é o brilho e também a câmara traseira tripla no canto superior esquerdo.

Entretanto do lado esquerdo não existem quaisquer botões. Apenas o slot que acomoda os cartões. Dito isto, podemos colocar dois SIM e um cartão microSD. Já do lado direito estão os botões de volume e o que permite ligar e desligar o dispositivo.

Na parte de cima não está nenhuma porta ou botão. Apenas o furo do microfone. Já em baixo, temos outro microfone, a porta USB Tipo-C e uma saída para auscultadores.

Galaxy A70: um ecrã muito acima da média

O Galaxy A70 vem com um ecrã FHD+ Super AMOLED que disponibiliza uma resolução de 2400×1080 pixéis. A dimensão é de 6.7 polegadas e acomoda uma monocelha em forma de gota de água.

Quando ligamos este dispositivo percebemos de imediato que o ecrã Super AMOLED brilha no segmento da gama média. De facto, o brilho e a qualidade de reprodução de cores é realmente muito boa.

Ao utilizar este smartphone num ambiente de praia e sobretudo de exterior, como tive oportunidade de o fazer, percebemos que o ecrã Super AMOLED retém o seu contraste e a saturação.

O único aspeto menos positivo é que o ecrã é altamente reflexivo!

Isto torna, por vezes, a visualização difícil em determinadas condições. De facto, é mais complicado quando estamos a ver algo escuro.

No entanto, nem sempre estamos no exterior e sobretudo sob luz solar direta. Na maioria das vezes até utilizamos o smartphone dentro de casa, na escola, ou na empresa. Aí temos um ecrã perfeito para assistir a conteúdos multimédia e para jogar. De facto, é o equipamento ideal para isso. Ou seja, o A70 tem um ecrã de que é difícil não gostar.

Galaxy A70: desempenho

É verdade que o ecrã é um ponto muito importante num smartphone. No entanto, o desempenho também o é. Assim e para que tudo corresse bem, a Samsung resolveu lançar o Galaxy A70 com um chipset Qualcomm Snapdragon 675 que se junta a 6GB de memória. De facto, tudo corre bem.

Se estão mais habituados aos equipamentos da Xiaomi e até têm um, podemos dizer que o A70 está na mesma linha do Xiaomi Redmi Note 7 Pro.

Aliás, em determinadas ocasiões o A70 até fica um pouco à frente!

A placa gráfica integrada neste chipset também não desilude. Aliás os títulos mais pesados como o PubG Mobile ou o Asphalt 9 podem ser jogados com um elevado desempenho.

Galaxy A70: Câmara

O Galaxy A70 aposta numa configuração de câmara muito interessante. Em primeiro lugar temos uma configuração tripla em que o sensor principal tem 32 megapixéis e uma abertura de f/1.7.

O Samsung Galaxy A70 por defeito não captura as imagens a 32 megapixéis, mas sim a 12. No entanto isto pode ser mudado. Não esperam é que esta alteração seja feita no sítio habitual. Assim, ao invés de irem ao menu definições terão de utilizar um ícone que está na parte superior da interface e que permite mudar a proporção.

Para vos dar uma indicação, 3:4 significa 12 megapixéis, enquanto 3:4H diz respeito aos 32 megapixéis.

Atenção que quando capturarem imagens a 32 megapixéis não vão poder utilizar o Auto HDR, nem qualquer outro HDR.

Fotografar com a iluminação da luz do dia, garante resultados espectaculares. De facto, a qualidade das imagens é excelente. A focagem automática também funciona muito bem. No entanto há um aspecto que temos de frisar. A distância mínima de focagem neste smartphone não é propriamente pequena. Isto invalida algumas fotografias macro. No entanto, conseguimos ainda alguns resultados interessantes.

Entretanto, o segundo sensor é ultra-wide, tem 8 megapixéis e uma abertura f/2.2. No geral esta câmara funciona bem, no entanto não tem focagem automática. Para além disso apresenta também alguma distorção, especialmente quando a luz é mais fraca. Na prática, comporta-se como a grande maioria dos smartphones. Bons resultados durante o dia e resultados mais fracos à noite.

Ainda assim no campo das condições reduzidas de iluminação, a câmara principal do A70 até se porta bem. As imagens finais ficam com muito pouco ruído.

Ao nível das selfies, a câmara tem o mesmo sensor de 32 megapixéis que está presente na câmara traseira. No entanto, tem uma abertura um pouco mais pequena f/2.0.

Com a luz do dia tudo funciona bem. À noite, devido à abertura, as imagens não ficam com tanta qualidade.

Autonomia

Ao nível da autonomia, o Galaxy A70 tem uma bateria de 4500 mAh. Isto são sem dúvida excelentes notícias. Especialmente porque foi possível integrá-la num corpo fino de 7.8mm. Como devem imaginar garante energia para cerca de 2 dias, o que é impressionante. Este dispositivo vem com um carregador de 25W que permite carregá-la em 100 minutos.

Autenticação

O Galaxy A70 vem com um sensor de impressões digitais integrado no ecrã. Isto é sem dúvida um ponto positivo. É mais uma característica dos smartphones de topo num gama média. No entanto, não é propriamente igual ao do S10. É um pouco mais lento e por vezes não reconhece bem o sensor de impressões digitais. No entanto, isto é algo que pode ser facilmente melhorado por atualizações de software e até foi no último update. Ainda não está perfeito perfeito, mas está muito melhor.

Software

Ao nível do Software, o A70 vem com a interface OneUI por cima do sistema operativo Android Pie. Dito isto, temos as vantagens de que já falámos muitas vezes na leak, incluindo um modo noturno, a possibilidade de se aplicar temas e um sistema que melhora o desempenho da bateria.

Outro aspeto positivo é que o A70 não vem com muita tralha. Na prática obtemos a mesma experiência de utilização que temos no Galaxy S10.

Veredicto

O Samsung Galaxy A70 é um gama média com funcionalidades de topo de gama. Alguns dos aspectos mais fortes são o ecrã AMOLED e claro uma excelente capacidade de bateria. De facto o ecrã tem um verdadeiro efeito WOW! O desempenho é igualmente muito bom e senti a todos os momentos que estamos perante um smartphone premium. Também gostei da câmara. Só gostava que o preço fosse um pouco mais reduzido. 419 Euros (Phone House) não é totalmente mau, mas algo situado na casa dos 350 Euros seria bem mais interessante. Ainda assim, sei que a Samsung imprime bastante qualidade nos seus produtos e daí o preço acaba por se justificar.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.