AMD Flute? – Acabaram de chegar à Internet vários detalhes acerca daquele que é muito provavelmente o SoC da AMD que vai fazer frente ao ‘Gonzalo’ da Sony PlayStation 5. Para ter uma ideia da performance do processador da PS5, clique aqui.



Especificações do CPU

De acordo com os dados na entrada do UserBenchmark, o SoC com o nome de código ‘Flute’ irá contar com 8 núcleos Zen 2, com SMT (16 Threads). Além disto, temos uma frequência base muito modesta de 1.6GHz, e um ‘Boost’ de 3.2GHz.

Portanto, é fácil chegar à conclusão que temos aqui uma peça ‘Low-Power’, tal e qual como os SoCs Jaguar do passado. Um design que foi utilizado nas atuais PS4 e Xbox One.

Assim, no mínimo, se este SoC chegar ao mercado com estas especificações… Estamos a olhar para um duplicar da performance dos antigos núcleos Jaguar.

Especificações do GPU

Infelizmente, tanto no SoC ‘Gonzalo’, como neste ‘Flute’, o GPU é ainda um mistério. Dito isto, na base de dados podemos ver o chip representado por “NAVI 10LITE”, que curiosamente é uma referência já apanhada nas drivers da AMD para Linux.

Afinal de contas, o GPU Navi existe nestas variações:

  • Navi 10
  • Navi 10 Lite
  • Navi 12
  • Navi 12 Lite
  • Navi 21
  • Navi 21 Lite

As versões ‘Lite’, são no fundo variações do mesmo GPU com CUs desativadas ou reduzidas. É no fundo uma maneira de aproveitar chips que saem das linhas de produção com defeito. Além disso, com menos CUs, o consumo de energia é também significativamente mais baixo.

Em paralelo, o resultado UserBenchmark mostra o uso de 16GB de memória, mas sem qualquer indicação do tipo da memória usada. Contudo, é provável que sejam 16GB de memória GDDR6, partilhada entre o CPU e GPU.

Especificações adicionais

A consola da Microsoft, além do SoC que mencionámos em cima, deverá chegar ao mercado com um SSD de 1TB NVME. Que deverá conseguir alcançar a velocidade de 1GB/s, e por isso, irá também servir como memória virtual para maior performance e tempos de loading mais reduzidos.

Aliás, a nova consola da Microsoft deverá atingir os 8K e 120FPS, segundo a própria empresa. Algo que eu duvido muitoooo… Afinal de contas, os 4K60FPS são ainda um desafio até para o mundo dos PCs, quanto mais consolas.

Apenas o tempo nos irá dizer, como é que este SoC se irá safar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.