Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Se você busca comprar uma casa usada porque prefere a privacidade de uma moradia exclusiva para você e sua família, ou simplesmente porque o bairro que você pretende viver possui muitas casas, saiba que existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração antes de comprar casa usada.

Vizinhança, tempo e tipo de construção, documentação em dia estão entre os principais pontos que você deve observar antes de fechar negócio.

Conheça um pouco mais sobre os seus vizinhos

Comprar casa usada e descobrir que o vizinho da frente tem o costume de estacionar na sua calçada ou que o casal da casa ao lado, que divide parede com você, costuma discutir tarde da noite, é bem desagradável. E você geralmente só costuma descobrir isso quando estiver morando no novo lar; aí, na maioria das vezes já é tarde.

Você pode até conhecer alguns dos seus futuros vizinhos antes de fazer negócio. Quanto mais informações eles te passarem a respeito do cotidiano local, melhor para você. Mas você pode fazer mais do que se apresentar.

Circular no bairro à noite e durante o dia, conhecer as distâncias para escolas e estações de trem, metrô e pontos de táxi podem te ajudar a decidir pela casa para compra da casa ou, a ausência deles pode fazer que você avalie mais opções.

Pesquise sobre o tipo de construção antes de comprar a casa usada

Tem gente que não gosta de morar em casas geminadas, aquele tipo de construção onde uma parede é dividida por duas moradias, assim como tem gente que não se importa com isso.

Ao comprar casa usada você irá se deparar com sistemas construtivos que possuem características que nem sempre irão lhe agradar. Além das casas geminadas, tipos de telhados, de acabamentos e revestimentos podem influenciar o seu gosto pela casa e melhor do que perguntar ao vendedor, constatar com seus olhos quando for visitar o imóvel pretendido será muito válido.

Sistemas de segurança como cerca elétrica e de monitoramento da casa também costumam estar instalados nas casas usadas e isso valoriza o imóvel, pois geralmente custa caro para instalar esses equipamentos.

Conhecer a parte elétrica e hidráulica da casa também será necessário. Casas muito antigas costumam ter uma conta de energia muito alta devido a instalações antigas e que não suportam os eletrodomésticos de hoje. O mesmo vale para o sistema hidráulico, que, quando muito velhos, apresentam vazamentos e entupimentos.

Procure entender com quem está vendendo se o imóvel já foi reformado e se a parte elétrica foi refeita. Do contrário, é possível que você acumule gastos com a conta de luz ou talvez até mesmo tenha que quebrar parte do piso para solucionar um possível vazamento.

Nesses casos, cabe solicitar ao vendedor que realize pequenas reformas antes de entregar o imóvel e exigir em contrato a garantia por esses reparos, já que uma vez feito negócio, ao menos que previsto em documento, qualquer reforma ficará por conta do novo proprietário.

Solicite toda a documentação antes de comprar casa usada

Já falamos em alguns artigos que em hipótese alguma você poderá comprar um imóvel sem que a documentação esteja em dia e totalmente desembaraçada junto ao município. Mas solicitar a documentação antes de realizar a compra deve ser visto como algo natural e um direito de quem está comprando. É com a documentação que você poderá saber através do IPTU se a rua possui rede de esgoto e recolhimento de água pluviais.

Com a matrícula, será possível saber sobre os limites do terreno e se a construção está de acordo com as regras da prefeitura, entender se não há dívidas que envolvem esse imóvel junto ao município e que poderão aparecer no futuro, gerando gastos e dor de cabeça ao novo proprietário.

Com toda a documentação em dia, será possível comprar uma casa usada com mais segurança, sem ter que passar sustos e arrependimentos após a mudança com a família.

Conhece situações em que a compra de uma casa usada foi interessante para alguém? Ou que não foi um negócio tão bom assim? Conte nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.