Quando Shenmue 3 foi revelado na Conferência de Imprensa da E3 2015 da PlayStation, havia muitos fãs de longa data da série que estavam chorando de emoção . Hoje, muitos desses mesmos fãs estão furiosos por um motivo diferente. Após a revelação de que Shenmue 3 estaria se mudando para uma distribuição exclusiva para PC da Epic Games Store, os apoiadores que financiaram o jogo no Kickstarter há quase meia década atrás foram instruídos a aceitar a alteração do código. Pior ainda, qualquer solicitação de reembolso com base na alteração da distribuição está sendo atendida com uma negação simples.

Para aqueles que estão fora do circuito, o Shenmue 3 teve uma revelação bastante estranha - enquanto o jogo foi exibido na Conferência de Imprensa da PlayStation E3 2015, era mais uma plataforma para anunciar uma campanha do Kickstarter . Em poucas horas o jogo alcançou quase US $ 700.000 , o projeto foi financiado (na meta de US $ 2.000.000) em nove horas , e o Kickstarter fechou com um recorde de US $ 6.333.296 .

Com milhares de fãs apoiando o jogo, os apoiadores receberam duas opções para, eventualmente, receber o jogo: cópia PS4 ou cópia Steam.

No entanto, essa decisão veio bem antes da era da ruptura da Epic Games Store no mercado de distribuição de PCs. Entrando como um feroz concorrente do Steam, ganhou a ira de muitos jogadores devido à exclusividade e exclusões temporizadas negociadas (geralmente oferecendo taxas mais competitivas para desenvolvedores e editores). Embora novos jogos sem aviso prévio sejam revelados, uma vez que os exclusivos da Epic Games Store agitam algumas penas, há definitivamente algumas áreas cinzentas para jogos anunciados anteriormente que de repente dão uma reviravolta - geralmente incluindo jogos que já estavam oferecendo pré-encomendas via Steam anteriormente .

Embora essa “área cinzenta” certamente exista, a situação com o Shenmue 3 parece preta e branca. A desenvolvedora Ys Net e a editora Deep Silver anunciavam anteriormente o jogo aos patrocinadores (que já pagaram dinheiro pelo título) como uma chave digital do Steam; pesquisas sobre preferência já foram enviadas aos apoiadores do jogo dizendo o seguinte:

Então, vamos ignorar o fato de o Steam ter adquirido o Shenmue original e o Shenmue 2 . Muitos fãs pagaram por uma chave digital do Steam e agora precisam aceitar uma chave da Epic Games Store. E sim, isso inclui até aqueles que solicitaram cópias físicas:

As cópias físicas do PC virão com um código para a Epic Games Store

- Official Deep Silver (@deepsilver) 10 de junho de 2019

Para o desenvolvedor Ys Net e o editor Deep Silver, isso não constitui uma mudança material nas circunstâncias - tanto que eles se recusam a oferecer qualquer tipo de reembolso. Vários apoiadores (ao expressar que queriam um reembolso) receberam comunicados de ações da equipe Shenmue 3 ostensivamente dizendo que não receberiam o reembolso do preço de apoio:

O email diz:

Olá [Backer],

Muito obrigado por nos contatar.

O lançamento foi planejado anteriormente para distribuição no Steam, mas foi decidido em conjunto com o Deep silver, após muita discussão que a Epic Games Store seria a melhor opção de plataforma de distribuição.

O Shenmue III será distribuído pela Epic Games Store e exigirá que o cliente da Epic Games Store seja ativado.

Pedimos desculpas pela mudança repentina na plataforma. No entanto, não serão concedidos reembolsos por essa alteração.

Agradecemos seu apoio e esperamos oferecer a experiência de Shenmue que os fãs de todos os lugares esperam há tanto tempo.

Cumprimentos, Equipe Shenmue III

Como você pode imaginar, a seção de comentários - que é limitada apenas aos apoiadores confirmados do Shenmue 3 - é irada, muitos deles instruindo outros a exigir estornos das respectivas empresas de cartão de crédito ou denunciar a equipe do Shenmue 3 por publicidade falsa. Independentemente da sua opinião da Epic Games Store, é claro que essa situação está sendo tratada com muito pouca graça e provavelmente está prejudicando a boa vontade que Shenmue 3 e Ys Net cultivaram ao longo dos anos.

Shenmue 3 estará disponível para PS4 e PC (exclusivamente via Epic Games Store) em 19 de novembro de 2019.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.