A Intel prometeu lançar a sua primeira placa gráfica dedicada em 2020, tendo como base o GPU Xe… No entanto, parece que as coisas não estão a correr tão bem quanto Raja Koduri poderia estar à espera!

Afinal de contas, os rumores e ‘ls’ mais recentes não parecem apontar para um futuro risonho para a gigante dos micro-processadores no mercado gráfico.

O desenvolvimento das placas gráficas Intel Xe não está a correr bem! A performance e eficiência poderá ser mais baixa que aquilo que os rivais oferecem

Pois bem, o rumor que deu origem a tudo isto, chega-nos a partir do popular fórum Chiphell, nomeadamente do utilizador “wjm47196” que partilhou alguns detalhes bem interessantes acerca do esforço gráfico da Intel.

Primeiramente, o desenvolvimento do GPU Intel Xe não está a correr como o esperado. Sendo este o GPU que irá dar origem à toda a gama de placas gráficas Intel, e que mais tarde irá também ser a base de 7nm da placa gráfica para servidores e bancos de dados Ponte Vechhio.

Mas vamos por partes…

  1. O GPU HPC Ponte Vechio apenas irá chegar ao mercado em 2022
  2. A eficiência do GPU Xe é baixa em relação às ofertas rivais
  3. A Intel ainda não tem parceiras AIB como a ASUS, Gigabyte, etc… É provável que apenas iremos encontrar placas de referência da marca.
  4. As drivers são horríveis na sua forma atual


Tudo rumores que caem em linha com aquilo que tem chegado à Internet sobre a força trabalhadora por detrás deste esforço gráfico. Ao fim ao cabo, Chris Hook e Heather Lenon que já fizeram parte dos quadros da AMD e recentemente chegaram à Intel… Foram para o olho da rua. Além disto, existem fortes rumores que a Intel está agora a planear despedir cerca de 10.000 empregados.

Curiosamente, as placas gráficas Intel não parecem ser suficientemente eficientes a nível energético, porque o processo de 10nm parece ser incapaz de servir para aquilo que a empresa requer… Por isso, é possível que o processo de 14nm seja a solução. (Um processo que já está completamente saturado, sendo incapaz de dar resposta a toda a procura)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.