Steve Jobs dizia que a Microsoft copiou a Apple… É verdade? Provavelmente sim! No mínimo dos mínimos tentaram copiar muito do trabalho que a Apple desenvolveu. Mas vamos por partes…

Caso não saiba, a Microsoft de Bill Gates era um parceiro da Apple para a criação de software para o ainda não lançado Macintosh. Muito resumidamente, a Apple precisava que a MS fizesse o port de BASIC e outras aplicações para o Mac (na altura ainda não existia Office), de forma a que a plataforma chegasse ao mercado com algo para mostrar.

O que claro está, significa que Bill Gates viu protótipos de pelo menos 1981 (a versão final foi lançada em 1984), e teve acesso a máquinas de desenvolvimento antecipadamente. No final de contas, foi aqui que o patrão da Microsoft teve o primeiro vislumbre de um GUI (Interface do Utilizador).



Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade? Sim! Aliás, escusado será dizer que Bill Gates viu o futuro nas suas mãos! E assim que foi possível, foi a correr para os seus engenheiros a gritar… “Eu quero o Mac no PC!”

Claro que no início a equipa de engenheiros da Microsoft ficou completamente à toa… Não faziam ideia do que fazer para conseguir aquele resultado final. Foi aqui que muito curiosamente Bill Gates perguntou a Steve Jobs que hardware estava a ser usado para animar o ponteiro do rato.

É que na altura, apesar da utilização de gráficos em alta resolução ser uma raridade, tudo estava a ser feito por software.

Ainda assim, o Windows 1.0 foi a primeira tentativa… Falhada!

A versão 1.0 do Windows era uma autêntica piada… Porque ao fim ao cabo, o PC não tinha nem o hardware nem o software necessário para oferecer aquilo que o Mac oferecia. Contudo, Steve Jobs ficou furioso quando percebeu que estava perante uma tentativa de roubo óbvia.

Caso não saiba, Bill Gates disse esta frase publicamente:

  • “Na minha opinião, existe mais que uma maneira de olhar para este assunto. Eu acho que tanto a Microsoft como a Apple tinham um vizinho rico chamado Xerox. Vizinho esse que eu decidi assaltar para roubar a TV… No entanto, quando lá cheguei, tu (Steve Jobs) já a tinhas levado.”

Uma declaração interessante, especialmente porque Bill Gates nunca meteu os pés na Xerox, enquanto a Apple foi convidada a entrar. Além disso, a Xerox recebeu acções da Apple em troca.

Escusado será dizer que a Apple ficou fula com a atitude de Bill Gates! Contudo, legalmente não podiam fazer nada.

Ainda assim, quando a Microsoft lançou o Windows 2.0, a Apple processou a Microsoft. Visto que desta vez a cópia foi um passo mais além, tentando imitar o aspeto e ‘feeling’ do Sistema Operativo! Mas… Na altura, a Apple não tinha nada registado e por isso não valeu de nada.

Conclusão

Em suma, a Apple não conseguiu defender-se em tribunal, com a empresa a desistir de todo o processo. Além disso, a empresa da maçã precisava desesperadamente das aplicações empresariais da Microsoft no Mac, por isso ambas as partes chegaram a um acordo. Curiosamente, na altura em que o processo ‘caiu’, Steve Jobs já não se encontrava ao leme da empresa.


(Especial) Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.