A minha chegada aos equipamentos da Xiaomi já tem muitos anos e começou de uma forma interessante. Primeiro comecei a utilizar a interface MIUI através de uma rom que instalei num smartphone da BQ em tempos que já lá vão. Curiosamente, gostei tanto que fiz tudo para ter um Xiaomi. No entanto, era bem diferente do Xiaomi Mi Note 10 de que vamos falar hoje.

Mini-review Xiaomi Mi Note 10: uma super-câmera de 108 megapixéis! 

Claro que na altura a Xiaomi já tinha dispositivos muito interessantes. No entanto estavam longe de ser os equipamentos que são hoje. De facto nem quase se falava em Xiaomis topos de gama e o design era mais ou menos semelhante entre todos os modelos no mercado.

De facto tínhamos os habituais ecrãs planos, molduras mais ou menos grossas e nada do aspeto que muitos fabricantes de topo já ofereciam.

Claro que com o passar dos anos, as coisas mudaram muito! E como não é grande novidade para qualquer entusiasta do mundo dos smartphones… a Xiaomi tem lançado equipamentos cada vez mais interessantes e o Xiaomi Mi Note 10 é uma excelente prova disso.

Portanto, quando tirei este smartphone da caixa e peguei nele pela primeira vez lembrei-me logo do Huawei P30 Pro ou então do Galaxy S9+.

Um misto entre os dois. Só se distingue mais na grossura e no peso. De facto, é um smartphone bastante pesado, mas com uma bateria gigante, não podíamos esperar milagres. Mas já lá iremos.

Logo à partida, o Mi Note 10 chega com um ecrã OLED curvo. É um painel de 6.5 polegadas e quando o ligamos percebemos que tem uma excelente qualidade. Tem também um sensor de impressões digitais integrado. Destaca-se ainda a clássica monocelha em forma de gota de água que reinou em 2019.

Olhando para a parte traseira, temos o aspeto de um smartphone premium. De facto, é brilhante mas devo dizer que atrai muitas dedadas. Aqui podemos encontrar cinco câmeras, flash LED duplo, o logotipo da Xiaomi e duas referências interessantes. A primeira fala dos 108 megapixéis e a segunda do zoom de 5x.

Do lado esquerdo deste equipamento não existem quaisquer botões. Dito isto, o que permite ligar e desligar o dispositivo e os de volume, estão do lado direito. Está também o slot para cartões SIM. Na parte superior está um sensor infravermelhos e um microfone. Já na parte inferior está um altifalante, porta USB tipo-c e a saída para auscultadores.

Especificações técnicas interessantes com um mas…

Passando para as especificações, temos um processador Snapdragon 730G. É bom e muito rápido, isso é uma verdade. Mas se a Xiaomi tivesse apostado num Snapdragon 855 poderíamos ter aqui um autêntico smartphone de sonho. Ainda assim, funciona sem quaisquer tipo de problemas de desempenho. A este SoC juntam-se ainda 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento.

Entretanto um dos grandes pontos de interesse é a bateria. Afinal de contas, é uma célula de 5260 mAh, o que garante uma excelente autonomia! Provavelmente uma das melhores do mercado.

Ao nível do software, temos a mais recente versão do MIUI, a 11. No entanto, este dispositivo ainda corre o Android 9. Ainda assim, é uma questão de tempo até que chegue o novo Android 10.

Mas a grande característica deste dispositivo é sem dúvida a câmera de 108 megapixéis. Foi desenvolvida pela Samsung em parceria com a Xiaomi. Com ela podemos tirar excelentes fotos, especialmente quando a luz é boa. Ainda estou a testar a fundo este equipamento, neste campo. No entanto, podem ver algumas fotos diferentes capturadas com este sensor.

Como referi para que tudo funcione bem é necessária muita luz. Este é um dos problemas de ter tantos megapixéis. Quando mais pixéis, mais luz é necessária.

Dito de outra forma, o Xiaomi Mi Note 10 não é propriamente o campeão das fotografias noturnas. No entanto o modo noturno até faz um bom serviço, embora não se possa comparar com as apostas da Huawei e da Samsung.

Mas iremos falar de tudo isto no nosso teste completo.

Por um preço de 549 Euros, o Mi Note 10 tem uma relação qualidade/preço muito interessante. No entanto, o processador poderia ser um pouco mais poderoso. É que se isso acontecesse estaria na mesma linha do bem-sucedido ASUS Zenfone 6, só que com uma câmera de 108 megapixéis. Ainda assim e se procuram um smartphone com uma bateria gigante e com excelentes capacidades fotográficas esta é uma boa escolha.

Pode ser adquirido por este preço na Globaldata. Mais informações e compra aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.