Ainda se lembra da altura do lançamento da NVIDIA GeForce GTX 1080? Afinal de contas, esta placa gráfica foi a rainha da performance durante uns bons e longos meses, até ao lançamento da GTX 1080 Ti que em boa verdade ainda hoje dá cartas em termos de performance pura e dura. (Ao fim ao cabo, oferece uma performance bem similar à RTX 2080)

O que acaba por levantar uma questão… A GeForce GTX 1080 ainda é uma placa gráfica de qualidade em 2019?



Portanto, apesar da GTX 1080 já não ser a rainha suprema que foi em 2016, ainda é uma excelente placa gráfica para jogos. Aliás, é perfeita para jogar títulos pouco exigentes em 1440p 144hz, ou os jogos mais recentes e mais pesados do mercado a 1440p 60Hz ou 1080p 144Hz.

É um componente que até possibilita fazer algumas brincadeiras em 4K em alguns jogos mais antigos.


Nota do Redator: Tenho um amigo que comprou na altura (2016) uma GTX 1080, no entanto, nos últimos meses anda completamente passado para trocar de placa gráfica. Ao que eu digo, “deixa-te estar quieto, a GTX 1080 chega e sobra para o teu monitor Full HD@144Hz.” Mas tenho mesmo dificuldade em convencer o rapaz.

No entanto, a culpa não é apenas da sua sua vontade de dar dinheiro à AMD ou NVIDIA… As pessoas pensam mesmo que a antiga topo de gama de 2016 é agora inútil. O que é um pensamento errado e perigoso para o consumidor.


Em suma, as novas placas gráficas da NVIDIA não trouxeram um grande salto de performance para cima da mesa. O seu foco foi mais na implementação de novas funcionalidades como o Ray Tracing, e claro, o aumento da eficiência energética do GPU.

Mas como o RTX é ainda uma vergonha a nível de desempenho, e o seu suporte super limitado no mercado… É fácil de chegar à conclusão que se por acaso tiver uma GTX 1080 no seu PC, talvez seja boa ideia esperar pela nova vaga de placas que deverá chegar em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.