Uma das divisões de marketing de Intel demonstrou num evento recente que os seus processadores Core i3 e Core i5 são muito mais rápidos em comparação aos super populares Ryzen de 6 e 8 núcleos (Ryzen 7 3800X e Ryzen 5 3600X). O que é obviamente estranho, quando a AMD está a dominar em todas as gamas de mercado, menos na mais alta focada no gaming, onde o i9-9900K ainda reina.

A AMD está a dominar? É que segundo a Intel as coisas não são bem assim!

Portanto, se tem estado atento, já deve ter percebido que os departamentos de marketing da Intel estão a passar por um mau bocado. Afinal, os processadores da gigante foram esmagados em quase todos os segmentos do mercado tradicional e mercado HEDT, o que na realidade nunca tinha acontecido. Prova disso, é a quantidade de quota de mercado que está a fugir entre os dedos da Intel para parar às mãos da rival AMD… Aliás, o próprio CEO da Intel já veio a público dizer que o foco da empresa nem é manter as atuais quotas, visto que tal será impossível.

Em suma, existe muita coisa mal no mundo da Intel, desde os problemas na passagem para os 10nm, até às vulnerabilidades que assolam os produtos de 14nm. Isto já para não falar do racio performance/dinheiro que a AMD conseguiu alcançar com os últimos produtos, deixando a Intel a comer pó.

Especialmente no mundo HEDT, em que a Intel não só teve de baixar os preços, como lançou a nova geração 10th Gen X-Series apenas 6 horas antes dos novos AMD Ryzen Threadripper de 3º geração, para claro está... Os benchmarks não mostrarem os resultados da AMD. (O que segundo um ex-engenheiro da Intel, foi o lançamento mais estúpido da história da empresa)

Aliás, até no mundo das placas gráficas Intel parece que há coisas que não estão a correr bem, visto que duas das grandes contratações da empresa já foram para o olho da rua nas últimas semanas. (ex-AMD Chris Hook e Heather Lennon)



Pois bem, como deve saber, os produtos Intel Core de 9ª geração não estão a ter uma grande performance no mercado. Por isso, a Intel decidiu fazer um evento na China para mostrar as grandes vantagens que os seus processadores têm sobre a oferta da AMD.

Assim, se formos ver as comparações da Intel, o Core i5-9600KF de 6 núcleos e 6 threads é melhor que o AMD Ryzen 7 3800X de 8 núcleos e 16 threads. Enquanto o Intel Core i3-9350KF de 4 núcleos e 4 threads é melhor que o AMD Ryzen 5 3600X de 6 núcleos e 12 threads. Por fim, o Core i3-9100F de 4 núcleos e 4 threads é melhor que o AMD Ryzen 5 3500X de 6 núcleos e 6 threads.

As razões chave para esta conclusão passam pelo facto de ambos os chips KF serem capazes de chegar aos 4.6GHz, com OC até aos 5GHz sem grande dificuldades. A Intel também menciona melhores drivers em relação ao que a AMD oferece.

Ainda assim, comparar um AMD Ryzen 3800X de 8 núcleos e 16 threads com um Intel de 6 núcleos e 6 threads… É quase uma anedota!

É óbvio que a Intel tem a vantagem da frequência mais alta… Contudo, como tivemos a oportunidade de ver em centenas de benchmarks. A AMD tem agora um IPC igual ao melhor aquilo que a Intel oferece em quase toda a gama. E por isso, o 3800X eclipsa completamente o 9600KF.

Em suma, apesar da Intel ainda oferecer mais ~5% de performance em jogos, meter o 9600KF de 6 núcleos e 6 threads à frente em multitasking e workloads é simplesmente ‘fake news’! Em boa verdade, nenhuma destas comparações faz muito sentido, o que por sua vez demonstra até onde chega o desespero da gigante azul.


AMD a dominar? Segundo a Intel as coisas não são bem assim! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.