Há coisas que normalmente nunca estamos à espera e a que vou relatar a seguir é uma delas. Devido a uma violação de patentes num caso que o Facebook perdeu, as aplicações como o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp, podem desaparecer. Pelo menos, para já, na Alemanha que foi onde o caso foi perdido pelo gigante das redes sociais.

Facebook, Instagram e WhatsApp podem ser banidos!

A conhecida Blackberry alega que estas três aplicações infringem uma patente que lhes pertence. O veredicto preliminar do tribunal abona a favor da Blackberry. Dito isto, aplicações como o WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram podem mesmo desaparecer, para já da Alemanha.

O que está a infringir as patentes da BlackBerry está relacionado com o próprio funcionamento destas apps. Assim e considerando a decisão do tribunal, estas apps estão em maus lençóis.

Em nove casos, o tribunal decidiu a favor da BlackBerry. No entanto, o Facebook não vai desativar os seus serviços para smartphones. Na realidade vai reconstruí-los. Segundo um comentário do próprio Facebook: “pretendemos adaptar os nossos produtos de modo a que os possamos continuar a disponibilizar”.

Claro que não será um processo muito simples. No entanto, o Facebook vai ter de arranjar uma forma de o fazer. Em última análise, terá de perder o amor ao dinheiro e licenciar as patentes. No entanto, estas aplicações populares não deverão desaparecer do mercado alemão, ou de que qualquer outro, uma vez que deverá haver uma forma de resolver a situação. Ainda assim e caso o Facebook não faça nada, o risco de as apps serem banidas está em cima da mesa.

De facto, existem diversas coisas no mundo da tecnologia que obedecem a patentes e muitas das vezes nem nos lembramos delas. Basta desenvolvermos uma determinada app que pelo seu funcionamento vá de encontro a algo que já foi desenvolvido por outra empresa e que esteja registado para termos problemas.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.