Se, por algum motivo, você pensou que a Sony voltaria ao espaço portátil após as vendas sombrias do PlayStation Vita, pense bem.

Em uma nova conversa com a Game Informer , parece que o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, confirmou que o PlayStation é feito com jogos portáteis. Tocando no mais recente console on-the-go da Sony, Ryan elogiou o Vita pelo que é, mas simultaneamente reconheceu que a empresa não está mais se movendo nessa direção. "O PlayStation Vita foi brilhante em muitos aspectos, e a experiência real em jogos foi ótima, mas claramente é um negócio em que não estamos mais agora", disse ele.

A afirmação de Ryan não é chocante de forma alguma, especialmente considerando que a Sony encerrou a produção do dispositivo no início deste ano . Até o momento, o Vita vendeu apenas cerca de 15 a 16 milhões de unidades, muito longe do PSP, que vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo. Foi um fracasso suficiente da parte da Sony para levar a empresa a um ponto em que talvez nunca mais voltasse ao espaço portátil.

Eu acho que o que mais me chateia no Vita é que ele era realmente um dispositivo pequeno e fantástico. Até hoje, ainda prefiro minha Vita ao meu Switch de várias maneiras importantes. Para mim, a Sony se esforçou demais para lançar o dispositivo como aquele que poderia ser igual às experiências AAA que você pode ter nos consoles, em vez de focar na litania de outros aspectos positivos do dispositivo. Um discurso de vendas ruim, combinado com uma programação fraca de jogos de primeira linha para jogar na plataforma, com o passar dos anos, acabou por prejudicá-lo da perspectiva dominante.

Talvez um dia a Sony dê outra chance ao mercado de dispositivos portáteis, por mais improvável que pareça. A Nintendo provou com o Switch que ainda existe um desejo por jogos portáteis em 2019. Dito isto, o controle da Nintendo no espaço portátil no momento é tão firme que qualquer pessoa que os desafie no futuro próximo pareceria tola. Ainda assim, tentarei manter viva a esperança de que a Sony um dia dê mais uma chance a esse dispositivo portátil.

Viva a Vita.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.