No mais recente Nintendo Direct Mini lançado do nada, Petit Depotto anunciou que o Gnosia será lançado no Japão no Switch em 30 de abril. O jogo terá preço de 2750 ienes (impostos incluídos) e será digital, disponível no Nintendo Eshop . O pré-download está disponível hoje, 26 de março.

Gnosia é um jogo independente publicado por Mebius e desenvolvido por Petit Depotto. Antes deste lançamento do Switch, o Gnosia foi lançado exclusivamente no PlayStation Vita no Japão em 20 de junho de 2019. Na verdade, é um dos últimos exclusivos do PS Vita.

Gnosia é um jogo de aventura de role-playing ambientado em uma nave espacial e é basicamente um Loup Garou. Um ou mais habitantes da nave espacial é um Gnosia, uma forma de vida que se disfarça de humano, mente e mata alguém a cada noite. O personagem do jogador precisa conversar com todos os outros personagens e pode ser capaz de usar cerca de 30 comandos diferentes, como "encobrir essa pessoa" ou "duvidar dessa pessoa", e tentar descobrir quem é o Gnosia. Todos os dias, todos os personagens votam, dependendo de sua própria hipótese, sobre quem é o Gnosia, e o personagem mais suspeito será colocado em um sono frio.

Se você conseguir colocar todo o Gnosia no sono frio, o lado humano vence. Se houver um número igual (ou mais) de Gnosia do que os humanos deixados entre os personagens, o lado Gnosia vence.

O que torna o jogo ainda mais interessante é como ele fica preso em um loop de tempo. Sempre que o lado humano ou o lado Gnosia vence, o jogo é reiniciado. A cada loop, a identidade do Gnosia muda. Além disso, o personagem do jogador pode acabar sendo um Gnosia.

Um loop pode ser tão rápido quanto 15 minutos de reprodução, e cada um é completamente diferente, nunca começando com a mesma cena. Os personagens também podem ter dois outros papéis, o Engenheiro e o Médico. As funções são apresentadas e explicadas à medida que você passa por mais ciclos. Novos personagens, novos diálogos e cenas são adicionados à medida que você percorre os loops também.

À medida que você continua jogando cada loop, o jogo abre mais e mais possibilidades, como tempo limitado para se mover pela nave espacial e se encontrar com os personagens.

Isso não é tudo. Quando você começa a jogar, após ser misteriosamente solicitado a escolher um dos três slots de salvamento diferentes, o jogador seleciona seu nome, sexo (masculino, feminino, nenhum), cor favorita e estatísticas iniciais. O personagem do jogador pode ganhar níveis e aumentar suas estatísticas: Carisma, Sentido, Lógica, Charme, Desempenho e Discrição.

Algumas das ações que você pode executar, como mentir, terão sucesso ou fracassarão, dependendo de suas estatísticas. A atualização dessas estatísticas também desbloqueia certas habilidades a serem usadas durante as conversas. Os outros personagens também podem usar Habilidades no personagem do jogador. As estatísticas e o nível do personagem do jogador são transferidos a cada loop.

Todos os outros personagens não controlados pelo jogador também têm suas próprias estatísticas, como o status de "ódio", que aumentará se os jogadores agirem de maneira conspícua ou o status de "confiança". O personagem do jogador também possui essas estatísticas, alterando seus relacionamentos com os personagens a cada loop.

Aprender a conhecer o modo de pensar de todos os personagens é a chave para a vitória. Alguns deles agem mais pela emoção do que pela lógica. Por exemplo, se você é um gnosia, alguns dos personagens humanos, dependendo do seu relacionamento com eles e com a personalidade deles, ainda podem ajudá-lo, mesmo depois de descobrir sua identidade.

Enquanto você continua jogando, você acaba enfrentando brigas verbais do tipo chefe. O objetivo do jogo é descobrir o que é o Gnosia, por que os personagens estão na nave espacial e por que o jogo está em loop.

Sendo um jogo independente, Gnosia é um jogo de baixo orçamento e não é dublado, algo bastante raro para os jogos japoneses hoje em dia. No entanto, o jogo foi aclamado pela crítica por vários pontos de venda japoneses, que continuaram colocando os holofotes ao longo de 2019. Por isso, despertou meu interesse. Lembro que o IGN Japan continuou escrevendo sobre Gnosia o tempo todo, chamando-o de obra-prima.

A situação com a mídia japonesa exaltando Gnosia foi extremamente semelhante ao que aconteceu fora do Japão com a mídia ocidental e o Disco Elysium em 2019. Ambos os jogos são realmente um pouco parecidos. Muitos jogos japoneses no passado ou próximos, como o Gerokasu de Ryukishi07, usam a mecânica inspirada em Loup Garou . No entanto, Gnosia mistura Loup Garou com elementos reais de RPG semelhantes aos encontrados no Disco Elysium, em vez de seguir a rota de romance visual 100%. Eu rapidamente mencionei isso também nos meus 10 melhores jogos de 2019, lamentando como não tive tempo de jogar Gnosia ou Disco Elysium em todo o ano de 2019. Enquanto escrevo isso, ainda não o fiz. Definitivamente vou pegar o Gnosia no Switch agora.

O trailer de anúncio do Gnosia Switch, narrado pela bela voz de Yuichi Nakamura, está incluído abaixo, juntamente com um pequeno vídeo de jogabilidade. Eu seria legal se lançado fora do Japão.

Fonte: Nintendo


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.