WhatsApp fora do ar por mais de 14 horas. Com o bloqueio do aplicativo desde a madrugada desta quinta-feira, diversos apps alternativos ficaram em evidência. Entretanto, muito antes do mensageiro do Facebook dominar a internet brasileira, outros programas tinham praticamente a mesma função e fizeram muito sucesso. Você se lembra do IQC e do MSN, por exemplo?

Bloqueio do WhatsApp: conheça apps alternativos de mensagens

Listamos cinco aplicativos antigos de mensagens instantâneas para você relembrar. A maioria ainda está no ar, mas perdeu muito espaço no mercado nos últimos anos.

WhatsApp morreu? Conheça os apps que vieram antes do popular mensageiro (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Yahoo! Messenger

Novo Yahoo Messenger tem compartilhamento de fotos em alta resolução (Foto: Divulgação/Yahoo)

O Yahoo Messenger, serviço de troca de mensagens instantâneas do Yahoo, foi lançado em 9 de março de 1998 e permite conversar com seus amigos de forma individual ou em conversas em grupo em tempo real. Apesar de ser um dos primeiros softwares mensageiros, ele não chegou a fazer tanto sucesso quanto concorrentes como ICQ ou MSN, por exemplo.

Atualmente, o aplicativo continua com uma série de recursos, como integração ao Yahoo Mail, Flickr e player de mídia, que permite exibir imagens e até reproduzir vídeos de sites como o YouTube, por exemplo, quando um link é enviado utilizando a plataforma. Além da versão web, o serviço também está disponível para dispositivos móveis com Android ou iOS.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

ICQ

ICQ agora também nos celulares (Foto: Divulgação/ICQ)

O ICQ, um dos pioneiros em mensagens instantâneas, foi lançado em 15 de novembro de 1996 e revolucionou a comunicação entre pessoas na Internet. Ele surgiu em uma versão beta para

... ink-semantico">Windows 95 e fez muito sucesso, alcançado a marca de 1 milhão de usuários em dois anos no ar, além de ter sido um dos primeiros a investir em aplicativos para celular, lançando uma versão móvel do programa em 1999.

Se o MSN usava o e-mail e o WhatsApp usa o número do telefone do usuário, o ICQ tinha um número de identificação único dentro da plataforma. O programa de troca de mensagens em tempo real chegou a marca de 100 milhões de usuários em todo o mundo em 2001, mas começou a perder espaço aos poucos com o surgimento do MSN Messenger. Atualmente, o ICQ está totalmente renovado e disponível em aplicativos para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Mac, Windows, Linux e versão web.

MSN Messenger

MSN Messenger chegou a ter 330 milhões de usuários em 2009 (Foto: Divulgação/MSN)

O MSN Messenger, da Microsoft, surgiu em 22 de julho de 1999 e vinha incluído no Windows XP, um dos motivos responsáveis por sua popularidade, que acabou tirando o ICQ do posto de mensageiro mais utilizado. Para se conectar ao serviço, bastava ter uma conta de e-mail Hotmail, Live ou MSN. Ele permitia enviar mensagens de texto, áudio, imagens, arquivos, criar conversas em grupo e até fazer desenhos na tela de conversação.

Além das funcionalidades nas conversas, como o envio de emojis animados e caracteres especiais, os usuários também podiam personalizar o nome e escrever mensagens no saudoso subnick. Em 2009, a plataforma contava com mais de 330 milhões de usuários, mas começou a perder espaço para o chat do Facebook, Google Talk (atual Hangouts) e mais. Em 27 de maio de 2013, o serviço foi desativado, após processo de migração de usuários para o Skype.

mIRC

mIRC foi um dos pioneiros nas mensagens instantâneas dos anos 1990 (Foto: Divulgação/mIRC)

Como remover o "Visto pela última vez" do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo

Lançado em 1995, um ano antes do ICQ, o mIRC, desenvolvido pela Microsoft, foi uma das primeiras formas de se comunicar na Internet. Porém, ao contrário de outros mensageiros, o programa era bastante limitado e sua principal característica era a utilização do protocolo Internet Relay Chat (IRC), que era utilizado para a troca de mensagens em salas de conversação e fóruns.

Além de ser pouco intuitivo, o mIRC também chamava atenção pelo fato de que o usuário precisava escolher em qual servidor gostaria de conectar, como o BrasNET e o BrasIRC, os mais populares no Brasil. O mIRC continua ativo e disponível para download e registro de novos usuários, mas é muito pouco utilizado hoje em dia.

BBM

BBM leva mensagens que se autodestroem e mais para Android, iOS e BB10 (Foto: Reprodução)

O BBM, mensageiro instantâneo que surgiu como exclusividade para BlackBerry, fez muito sucesso e muitas pessoas queriam o celular só para poder utilizar o serviço. Cada usuário tinha um PIN (Personal Identification Number) para ser encontrado por outros e iniciar a troca de mensagens gratuitas, tanto em texto quanto em mensagens de voz.

Em outubro de 2013, o aplicativo surgiu totalmente renovado e disponível também para dispositivos móveis com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Ele possui uma série de recursos e funcionalidades, como perfil público com foto e status, além de contar com mais de 150 emoticons para se comunicar com seus amigos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.