O MercadoLivre é uma das maiores plataformas de compra e venda da Internet. O site permite que qualquer um comece a vender na grande rede e fazer uma renda extra. Apesar do sucesso, alguns usuários têm muito receio de comprar produtos pelo Mercado Livre e ficam em dúvida se o site é seguro e confiável, justamente por estarem lidando com pessoas físicas.

Como criar uma loja online usando o Mercado Livre; veja dicas e monte a sua

Para ajudar nas compras, algumas dicas aconselham compradores e vendedores da plataforma e podem colaborar na segurança dos usuários do site. Confira como se proteger no Mercado Livre e fazer boas compras na internet, ou ganhar um dinheiro extra.

MercadoPago não cobra taxas para quem usa o Mercado Livre (Foto: Divulgação/Mercado Pago)

Para quem quer comprar

Se você está pensando em comprar alguma coisa no Mercado Livre nos próximos dias, fique atento para não ter incômodos. 

1) Observe a cor do termômetro: O termômetro nas páginas indica a confiabilidade do vendedor. Se ele estiver verde, esse vendedor é bastante confiável. Porém, se ele estiver cinza, o vendedor não é confiável ou ainda fez poucas vendas.

2) Observe se há medalhas: As medalhas indicam que o vendedor em questão é um MercadoLíder, ou seja, já fez muitas vendas, recebeu muitas avaliações positivas e cumpre com todas as normas fiscais.

3) Tire tempo para ler as qualificações: Uma das vantagens do Mercado Livre é que você pode qualificar o vendedor. Leia os comentários de outros compradores e veja se eles falam bem ou recomendam algum vendedor. Caso positivo, pode efetuar a compra sem maiores preocupações.

4) Revise o anúncio: Leia e releia o anúncio até estar certo de que aquele produto realmente é o que você procura. Isso evita problemas no futuro, no caso de você não ter sua necessidade atendida.

5) Assegure-se que o produto tenha garantia: Essa dica vale para produtos novos. Veja se ele possui garantia. Nunca compre um produto anunciado como “Novo” sem que o vendedor ofereça uma segurança.

6) Converse com o vendedor: Se mesmo depois de ler o anúncio, revisar e checar se está tudo certo você ainda tiver dúvidas, faça uma pergunta ao vendedor. O Mercado Livre oferece um espaço para questionar e o vendedor responder.

7) Use o MercadoEnvios: Quando você escolhe o MercadoEnvios para entregar os seus produtos, eles são entregues pelos Correios. Isso dá mais segurança. Mesmo que o vendedor não disponibilize a opção de envio, converse com ele para encontrar o método de entrega mais conveniente. Se preferir retirar o produto pessoalmente, opte por lugares movimentados, como shoppings ou praças.

8) Use o MercadoPago: Ao pagar com o MercadoPago, a própria plataforma protege o seu dinheiro até que você receba o produto e veja que está tudo certo. Se até lá você constatar algum problema e quiser devolver o produto ou desistir da compra, o MercadoPago não entrega o dinheiro ao vendedor e sim envia novamente para a sua conta bancária cadastrada.

9) Contate o MercadoLivre: Se mesmo seguindo todas as dicas acima você tiver algum problema com o produto ou com o vendedor, inicie uma reclamação com o MercadoLivre para que o site intervenha e resolva todo o problema.

Download grátis do app

... do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Para quem quer vender

Não são só os compradores que passam por problemas. O Mercado Livre também tomou providências para proteger os vendedores e evitar que eles levem o famoso “calote”. Se você já é vendedor ou pretende ser, confira as dicas.

1) Complete toda a informação: Certifique-se de que o seu anúncio está com o nome, marca e modelo corretos, bem como as especificações técnicas e demais características.

2) Use boas fotos: Adicione no produto imagens de pelo menos 800 pixels de largura e sempre tire fotos de diferentes ângulos, para que o cliente possa ver bem o seu produto.

3) Pesquise preços de produtos semelhantes: Veja antes qual o preço médio do produto que você pretende anunciar no Mercado Livre. Assim, será mais fácil definir um preço justo para ele.

4) Tarifas: Para a modalidade de anúncios grátis, o Mercado Livre não cobra nenhuma tarefa, nem de anúncio e nem comissão após a venda. Já para as categorias Clássico e Premium, é cobrada uma tarifa após você concretizar a venda.

Como funciona a venda de jogos PSN no Mercado Livre? Veja no Fórum do TechTudo. 

5) Use o MercadoPago como forma de pagamento: O MercadoPago é o meio de pagamento oficial do MercadoLivre. Com ele, o consumidor poderá pagar com cartão de crédito, boleto bancário ou com dinheiro em saldo. Além disso, você pode vender parcelado e receber toda a quantia de uma vez. Outra vantagem é poder retirar o dinheiro para qualquer conta bancária por um preço fixo de R$ 3.

6) Não confirme pagamentos por telefone: O Mercado Livre não usa telefones para confirmar pagamentos, apenas e-mail. Portanto, se alguém ligar em nome do site querendo confirmar um pagamento, saiba que trata-se de um golpe.

7) Prazos: Fique atento aos prazos. Depois que o comprador receber o seu produto, ele terá que lhe qualificar e avisar que recebeu a compra. Seu dinheiro estará na sua conta dois dias após a avaliação do comprador. Se você for um vendedor novo na plataforma, esse prazo aumenta para 21 dias. Entretanto, se usar o MercadoEnvios, o dinheiro estará disponível para uso após dois dias da entrega do produto ser confirmada, não dependendo da avaliação do cliente.

8) Cuidados ao receber pagamentos por conta própria: Conte toda a quantia e veja se está correta. Verifique também se o dinheiro é verdadeiro ou, se for o caso, ligue para o banco e confirme se a transferência ou depósito já foi realizado.

Pronto. Seguindo todas essas dicas, a chance de fazer um bom negócio aumenta tanto para quem compra quanto para quem vende no Mercado Livre.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.