A primeira impressão pode ser a que fica, inclusive na Internet. Pesquisar o seu próprio nome no Google oferece todo tipo de resultado, o que nem sempre agrada. Por isso, vale a pena cuidar da própria imagem e evitar ficar com o "nome sujo" ou relacionado a polêmicas, afastando oportunidades.

Google mostra horários de pico em estabelecimentos; veja como usar

A lista a seguir reúne dicas para remover resultados de busca negativos do Google+, com maneiras de limpar o nome na rede para garantir uma boa reputação. Confira ferramentas para melhorar sua situação no site, com alteração de privacidade, exclusão de conteúdo antigo, medidor de influência e até gestor de redes sociais. 

Veja como melhorar resultados de busca sobre você (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1) Navegador anônimo

Durante a navegação na Internet, acessando páginas e fazendo pesquisas, por exemplo, os navegadores criam um log com informações, como cookies e páginas visitadas, para facilitar a vida do usuário, já que os passos são reconhecidos para facilitar o acesso depois. Isso, porém, cria uma busca “viciada”, ou seja, as páginas mais visitadas sempre aparecerão no topo da lista. Para evitar que isso aconteça, o ideal é utilizar um navegador anônimo, para que os termos pesquisados não sejam salvos.

 2) Três primeiras páginas

Na hora de fazer uma pesquisa no Google, as três primeiras páginas são as que mostram os resultados mais relevantes para o usuário. Por isso, busque pelo seu nome e analise o conteúdo delas, identificando o que pode ser melhorado. Em seguida, liste os resultados que você considera problemáticos para a reputação online e busque uma das formas de melhorá-los.

3) Site “Sobre Mim”

O Google criou uma maneira de ajudar a descobrir quais das informações pessoais que estão disponíveis publicamente na web, o site Sobre Mim. A página é organizada na forma de painel, com nome, foto e data de nascimento, as informações sobre escolaridade, trabalho e outros dados que estejam relacionados à sua conta do Google, como links para sites e perfis nas redes sociais.

Google mostra quais dados pessoais seus estão disponíveis na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Você pode, no entanto, apagar ou editar as informações que desejar, além da opção de alterar a privacidade de dados, tornando algumas informações privadas. Acesse o Sobre Mim, clique no ícone do lápis e altere a privacidade ou apague e edite dados da sua conta no Google, Google +, YouTube, Gmail e outras redes sociais.

... r>

4) Arquivo público do Orkut

Confirme a exclusão do Orkut da sua conta Google (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Já faz mais de um ano que o Orkut foi retirado do ar, mas as publicações em comunidades ainda podem prejudicar a reputação de usuários, uma vez que o Google mantém um arquivo público com os posts de comunidades na rede social. Se você quiser deletar os posts do arquivo público, basta acessar a página de configurações da conta Google. Há um tutorial do TechTudo para quem quer saber como apagar e denunciar posts antigos do Orkut.

5) Guia de reputação online

O próprio Google criou um guia com dicas simples que ajudam a manter seu nome limpo na web. Existe quatro medidas principais: pesquisar pelo nome no buscador, criar um perfil no Google, remover conteúdo indesejado e receber alertas quando postam algo sobre você. Ao seguir as dicas, fica mais fácil manter uma boa reputação online.

6) Google Alertas

Ferramenta "Eu na Web" envia alertas cada vez que postarem uma informação sobre você na Internet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível utilizar a ferramenta “Eu na Web”, do Google Alertas (google.com.br/alerts) , que permite definir a si próprio como assunto importante, para receber uma notificação a cada vez que algo sobre você for publicado na rede. Dessa forma, sempre que algo com seu nome ou endereço de e-mail for postado, chegará uma notificação, o que garante maior controle sobre o que é publicado sobre você. Para utilizar o recurso, basta ter uma conta Google.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

7) Varredura nas redes sociais

Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, costumam ser bem classificadas em pesquisas. Por isso, personalize as configurações de privacidade dos perfis para evitar que o conteúdo indesejado apareça. Além disso, é possível fazer a varredura, editar ou apagar informações e postagens consideradas polêmicas.

8) Posts polêmicos no Twitter

Caminho para apagar tuíte localizado com busca avançada (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

É comum publicar textos e fotos que geram arrependimento, principalmente depois de muito tempo. Os comentários, no entanto, continuam gravados online. Se você entrou em alguma briga ou fez posts polêmicos no Twitter, saiba que é possível excluí-los através da busca avançada ou deletando de uma vez todos os posts da sua conta no microblog.

9) Privacidade no Facebook

Altere a privacidade de posts antigos no Facebook (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Assim como no Twitter, posts antigos do Facebook também podem comprometer as pessoas. Para evitar que isso aconteça, é recomendado alterar a privacidade das publicações antigas na rede social de Zuckerberg, sendo possível modificar todas de uma vez só. Basta acessar as configurações de conta e limitar publicações passadas. Confira o tutorial para saber como alterar a privacidade de posts do Facebook. 

10) Perfil no LinkedIn

LinkedIn criou guia para ajudar os usuários a tirar o melhor proveito da rede (Foto: Reprodução/LinkedIn)

Assim como o Google, o LinkedIn, rede social voltada para o mercado profissional, elaborou um guia com dicas simples para melhorar o currículo na Internet. Medidas simples como o uso de foto corporativa, criação de URL personalizada e uso de palavras-chave para descrever a função, por exemplo, podem melhorar a visibilidade pelos empregadores. Confira o guia com seis dicas para ter bons resultados no LinkedIn.  

11) Sites de informações pessoais

Há diversos sites que reúnem informações pessoais coletadas na web e disponibiliza todas publicamente. PeopleSmart, Intelius, Pipl Spokeo, ZoomInfo e Whitepages são alguns dos serviços que tornam públicos os dados coletados em mídias sociais e cadastros em páginas da web. 

12) Medidores de influência

Site Klout calcula a influência das pessoas nos sites de relacionamento (Foto: Reprodução/Klout)

Vale a pena usar o Klout para verificar como anda sua reputação online. O serviço é um medidor de influência responsável por analisar a influência do usuário nas redes sociais. O plugin está presente em diversas plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Tumblr, YouTube, Foursquare e LinkedIn, entre outras. Isso permite a você encontrar formas de melhorar a influência na Internet, que é medida através de pontuação. Veja como usar o serviço no tutorial do TechTudo

13) Persona

Persona é um gestor de reputação online que pode evitar gafes nas redes sociais. O programa monitora a conta no Facebook, Twitter e Google+ e envia um e-mail ou SMS quando identifica conteúdo que pode ser visto como ofensivo ou comprometedor. O serviço verifica  conversas e publicações por meio de palavras-chave, atento a xingamentos e palavrões, além de racismo, conteúdo adulto, preconceito e referência a violência, por exemplo.

14) Crie conteúdo de qualidade

Não só controlando informações de privacidade e apagando publicações antigas é possível “limpar” seu nome no Google e garantir uma boa reputação na web, mas também ao criar conteúdo novo e de qualidade. É possível criar um blog, site pessoal, colocar o currículo online e até mesmo comprar um domínio com seu nome.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 

Vale lembrar que é sempre importante cuidar da imagem online, já que isso pode abrir ou cancelar novas oportunidades, tanto pessoais quanto profissionais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.