Aplicativos para edição de imagem existem aos montes nas lojas de apps. Porém, poucos têm tanta qualidade e eficiência quanto o Adobe Lightroom. Da linha do Photoshop, a ferramenta já consagrada em PCs oferece uma ampla gama de opções para deixar suas fotos com aspecto profissional. Trata-se de controles manuais, filtros e até mesmo compartilhamento fácil. Veja agora como usar o Adobe Lightroom.

Câmeras dos smartphones têm funções ‘secretas’; confira a lista

Primeira, faça download do Adobe Lightroom. Depois, abra a foto que deseja editar no app, toque em “Ajustes” para abrir as opções de edição. Você verá um grande número de opções, vamos explicar as mais importantes. Conheça:

Modo manual

O modo manual é a opção mais adequada para deixar as imagens do jeito que o fotógrafo deseja. No Adobe Lightroom, isso também é possível, por alterar alguns parâmetros.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Exemplo de foto sendo editada no Modo Manual (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Exposição: O parâmetro “exposição” define a quantidade de luz que foi capturada pelo sensor da lente. Se a exposição for alta, a foto ficará com muita luz e muito clara, sem tantos detalhes no contorno. Por outro lado, se ela receber pouca luz, a imagem ficará muito escura. Você deve achar um equilíbrio. Ao arrastar o dedo para a direita, você aumenta a exposição e, para a esquerda, você diminui.

Contraste: o contraste define o detalhamento dos objetos. Se houver pouco contraste na foto, ela parecerá acinzentada, fosca. Nesse caso, aumente o nível do Contraste para que os objetos ganhem contornos mais nítidos. Porém, cuidado para não exagerar, pois contraste demais deixa as áreas escuras da imagem ainda mais pretas.

Realce: o parâmetro realce é responsável por dar mais vida às suas fotos. Se as cores estão meio mortas, com muita saturação e destaque, este parâmetro vai aumentar o realce da imagem. Da mesma forma, se a foto saiu estourada, ele pode diminuir o nível de realce, deixando as cores mais quentes um pouco mais escuras.

Sombras: a função “Sombras” pode eliminar ou aumentar as sombras da imagem. Se uma determinada foto possui muitas sombras que escondem certos detalhes, você pode aumentar este parâmetro para visualizar melhor os detalhes.

Brancos: esta função pode aumentar ou diminuir a intensidade dos tons de branco. Ela útil para usar em fotos estouradas e, assim, diminuir a intensidade da cor branca. O contrário também é válido.

Pretos: este parâmetro, quando aumentado, torna os tons pretos mais claros. Assim, é possível ver melhor os detalhes da imagem. Ao diminuir este parâmetro, a foto fica mais escura.

Claridade: a “claridade” aumenta o brilho da imagem de maneira uniforme e não apenas de determinados tons.

Configurações de cores

O Adobe Lightroom também permite que façamos alterações nas cores da imagem. Veja as opções:

P&B: esta é a opção que deixa a imagem em preto e branca. Quando ela está desativada, vemos a imagem colorida. Quando ativada, a foto ficará em preto e branco.

Equilíbrio de branco: esta função trabalha com os tons de branco. Ela permite que o fotógrafo deixe as cores o mais fiel possível aos tons originais, sem ficarem azulados ou amarelados demais.

Foto em
... preto e branco no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/ Felipe Alencar

Temperatura: este parâmetro define a tonalidade que a imagem terá. Aumentando o valor dele temos imagens cada vez mais quentes, com tons amarelados e, no nível máximo, chegando quase a ganhar um aspecto tostado. Já diminuindo os valores, a foto ganha tons mais frios, puxados para o azul.

Matiz: em matiz, a imagem pode ganhar a predominância de determinados tons. Por exemplo, se há muito verde na foto, alterando esta característica, a imagem fica com um tom esverdeado. Se há cores puxadas para o lilás e a matriz for aumentada, a foto como um todo ficará tomada por um tom lilás/roxo.

Tom automático: quando ativada, esta opção define automaticamente as tonalidades predominantes da imagem. Deixe esta opção ativada apenas se o resultado gerado lhe agradar. Caso contrário, desative e passe a alterar os parâmetros manualmente.

Saturação: a “saturação”, quando aumentada, torna os tons de cores mais quentes e vibrantes. Se a sua foto saiu meio acinzentada, a saturação pode deixar as cores mais vibrantes. Ao diminuir este parâmetro ao máximo, porém, sua foto ficará em preto e branco.

Filtros

O Lightroom possui mais de 40 filtros que podem ser aplicados às fotos. Eles podem ser acessados tocando-se em “Predefinições”, que fica do lado de “Ajustes”. Os filtros estão divididos em seis categorias. Confira abaixo:

Alguns filtros do Lightroom (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Criatividade: esta categoria adiciona variados tons nas imagens por meio dos filtros Tons de creme; Tons de sépia; Tons de selênio; Dividir tons; Polar antigo; Processo cruzado 1; Processo cruzado 2 e Processo cruzado 3.

Cor: em “Cor” , há configurações de contraste variadas. Eis os filtros: Perfurar 1; Perfurar 2; Perfurar 3; Baixo contraste; Alto contraste; Frio; Quente; Cancelar vibração e Dinâmico.

P&B: como o nome deixa claro, os filtros nesta categoria possuem várias configurações de fotos em preto e branco. São eles: Preto e Branco automático; Contraste 25; Contraste 50; Contraste 75; Contraste 100; Baixo contraste; Retrato P & B; Filme 1; Filme 2; Filme 3 e Filme 4.

Qual é o smartphone barato Android mais em conta? Veja no Fórum do TechTudo

Detalhe: na categoria “Detalhe” temos filtros que exploram a claridade e o ruído das imagens. Os filtros são: Claridade (Baixa); Claridade (Média); Claridade (Alta); Redução de Ruído 1 (baixa); Redução de Ruído 2 (Média); Redução de Ruído 3 (Alta) e Detalhado.

Efeito: os filtros em “Efeito” exploram os efeitos de vinheta e granular. Veja os filtros: Vinheta (Leve); Vinheta (Média); Vinheta (pesada); Granular (Leve); Granular (Mèdia); Granular (Pesada) e Desfocar vinheta.

Câmera: por fim, na categoria “câmera”, temos mais algumas configurações de filtros. São eles: Alto contraste; Plano; Sombras quentes; P&B com alto contraste e P&B plano.

Opções de compartilhamento

Algumas opções de compartilhamento do Lightroom (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Adobe Lightroom permite que o usuário compartilhe suas imagens por diversos meios. Em nossos testes, conseguimos compartilhar no Twitter, Facebook, e-mail, Messenger, Evernote, Wunderlist, Notas, Google Drive, Inbox e em vários outros aplicativos. Para isso, basta habilitar o compartilhamento pelo aplicativo desejado. As opções são bem amplas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.