A CES é simplesmente a feira de tecnologia mais importante do mundo, e sua edição de 2016 acontece entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas. O TechTudo está ligado nos lançamentos e prevê quais são os produtos mais aguardados para a feira, que em 2015 apresentou o smartphone Zenfone 2, da Asus, e a X900C, até então a TV mais fina do mundo. 

Bola fora: confira os principais fiascos tecnológicos de 2015

A expectativa, como sempre, é que grandes marcas como Samsung, Sony e LG, mostrem algumas das suas principais novidades para o resto do ano. Além de empresas menores que chegam inovando com tecnologias que você nunca imaginou.

Sucessor do Zenfone 2 pode aparecer na CES 2016 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Smartphones

A Asus é uma empresa que costuma trazer novidades. Em 2015, o Zenfone 2 anunciado durante a CES chamou a atenção por conta de sua configuração. Afinal, foi um dos primeiros aparelhos a ter 4 GB de RAM. Em 2016, é possível que a empresa taiwanesa revele o sucessor do modelo, Zenfone 3. Ainda não há  informações sobre o dispositivo, mas é provável que a Asus mantenha os 4 GB de RAM e traga outros recursos, como o USB-C.

Por outro lado, a Samsung não costuma revelar seus aparelhos top de linha em feiras, mas alguns rumores nos últimos meses dão conta de que o Galaxy S7 pode ter a primeira aparição na CES 2016. O aparelho é aguardado com muita expectativa, já que pode trazer vários novos recursos, como uma tela com sensor de pressão, a volta do cartão microSD e até mesmo um leitor de íris ocular.

Outra novidade aguardada é a demonstração de um aparelho com capacidade para dobrar-se ao meio. Já há algum tempo ouvimos falar do Project Valley. A CES parece ser o palco ideal para revelar oficialmente o projeto ao mundo.

LG G Flex 2 foi o smartphone da LG lançado na CES 2015 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A LG é outra empresa gigante sul-coreana que não costuma apresentar seus top de linha durante a feira. A expectativa é que outro aparelho, do segmento intermediário, apareça na CES. O smart em questão deve ser o G Flex 3 – já que o antecessor foi lançado na feira em 2015. Os rumores apontam que o aparelho pode trazer uma câmera de 20,7 megapixels, tela com resolução QHD e 4 GB de memória RAM.

Outro top de linha que é muito aguardado, o Xperia Z6 dificilmente deve aparecer durante o evento. Mas nem por isso a Sony vai deixar passar a CES em branco quando o assunto é smartphones. A empresa japonesa deve anunciar o Xperia Z5 Ultra. É esperado que o aparelho conte com tela de 6 polegadas com resolução 4K, 4 GB de memória RAM LPDDR4 e câmera de 23 megapixels.

O que você espera ver de novidades na CES 2016? Comente no Fórum do TechTudo!

Tablets

Em 2015 vimos uma série de novos tablets serem anunciados na CES. No próximo ano, o segmento deve se manter

... forte durante a feira. Ainda não há informações concretas sobre quais novos dispositivos poderiam aparecer, embora alguns modelos da linha Galaxy e com o Windows 10 sejam os mais garantidos.
Novos modelos da linhas Inspiron podem aparecer no evento (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Notebooks e PCs

A CES tradicionalmente é palco de vários lançamentos de notebooks. Em 2016, os modelos com entrada USB-C devem ser o carro chefe entre os anúncios da feira. A Dell é uma das empresas que aposta na popularidade da CES para lançar os seus dispositivos. Podemos ver, durante o evento, uma atualização para a linha XPS equipados de fábrica com o Windows 10. Também devem aparecer novos modelos das linhas Inspiron e Latitude.

A LG é outra que deve vir forte no ramo dos notebooks para a CES. A empresa sul-coreana deve revelar um modelo da linha LG Gram para competir com o MacBook Air, tendo como grande diferencial o peso em relação ao tamanho da tela: o dispositivo deve trazer um display de 15,6 polegadas e ter apenas 980 gramas.

Asus lançou o Transformer Book Chi durante a sua conferência na CES 2015 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Assim como foi em 2015, no próximo ano deve surgir uma enxurrada de PC-Sticks, os computadores em forma de pendrive que podem ser plugados em qualquer monitor. O destaque deve ficar por conta dos dongles da Intel, com o processador de 6ª geração, Core M.

Em 2016 ainda é possível vermos o lançamento do Oculus Rift. E como é preciso uma configuração robusta para rodar o dispositivo, vários desktop gamers compatíveis com o óculos de realidade virtual devem ser apresentados.  Podem surgir daí boas novidades vindas da Razer, da Alienware e da Origin PC.

Samsung pode apresentar aparelhos compatíveis com IoT (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

TVs

As televisões sempre têm papel de destaque na CES. Em 2015 vimos aparelhos de destaque como a S UHD da Samsung, com 88 polegadas e sistema Tizen; a TV 4K da Panasonic com painel de 50 polegadas com tecnologia “Wide Color Phosphor”; e a Sony X900C, com apenas 0,5 cm de espessura.

Na CES 2016 não deve ser diferente. A grande expectativa é que a Samsung revele modelos ainda mais relacionado com a Internet das Coisas. Assim, os modelos se comunicariam com outros aparelhos da casa, se tornando uma central de comando que pode acionar um ar condicionado ou o acendimento de luzes, por exemplo. As TVs devem trazer o sistema SmartThings, desenvolvido pela própria empresa sul-coreana.

LG mostrou sua nova TV OLED na CES 2015 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A Samsung também pode trazer o streaming de jogos para as TVs. Com isso, o aparelho poderia rodar tanto títulos mais simples, como Asphalt 8, como games mais pesados, como alguns desenvolvido para o PlayStation 4. Todo o processamento seria feito pela Internet, através da nuvem.

É aguardado ainda que a LG atualize seus sistema operacional para televisões. Com isso, o WebOS 3.0 deve dar as caras na CES. O novo sistema traria uma série de novos recursos, como a capacidade para dividir a tela em dois canais e um emparelhamento com smartphone mais eficiente.

Aparelhos mais finos, tela curva e 4K devem dar o tom dos lançamentos. Também há bastante expectativa em torno das setup-box de marcas como Nvidia com a Shield TV e da Razer, com a Forge TV; além de modelos com resolução 8K.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ford deve anunciar parceria com Google para fabricar carro smart (Foto: Divulgação/Google)

Carros

Nos últimos anos os automóveis inteligentes têm roubado a cena e ganhado cada vez mais espaço nas feiras de tecnologia. A CES 2016 deve repetir a fórmula e trazer um grande espaço do pavilhão só dedicado à indústria automobilística.

A BMW deve apresentar um painel capaz de ser controlado por gestos, chamado de Air Touch, enquanto a Toyota deve apresentar um novo sistema de mapas para equipar os veículos autônomos da empresa previstos para serem lançados em 2020. A Audi também pode revelar um conceito de carro sem motorista.

No entanto, o grande destaque deve vir da Ford. A montadora americana deve anunciar durante o evento uma parceria com o Google para a fabricação em massa dos carros autônomos da gigante de Mountain View.

R2-D2 pode ser controlado remotamente e serve também como frigobar (Foto: Divulgação/Haier)

Gadgets em geral

A feira que acontece em Las Vegas também é palco para anúncio de diversas outras bugigangas tech, que vão de fones de ouvido a pulseiras fitness. Nos últimos anos, os drones também têm tido bastante destaque durante a feira. Em 2016, a empresa britância Intelligente Energy deve anunciar um robô que utiliza como bateria um sistema híbrido que utiliza hidrogênio como combustível. O modelo conseguiria voar por horas e recarregar em apenas 20 minutos.

Uma novidade para quem curte Star Wars é o frigobar em forma de R2-D2, que deve ser anunciado pela empresa chinesa Haier. Se não bastasse o modelo fazer os sons originais do andróide dos filmes, ele pode ser se movimentar e ser controlado remotamente.

O Gear VR da Samsung pode ganhar novos rivais na CES 2016 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A realidade virtual também deverá ter destaque. Para competir com o Oculus Rift e o Gear VR, a HTC deve mostrar uma evolução de seu modelo próprio, o Vive. Revelado na MWC de 2015, o modelo confeccionado em parceria com a Valve tem como principal destaque o dimensionamento de sala, que permite maior imersão no ambiente virtual por parte dos usuários.

 Já a LG pode apresentar durante a CES a evolução do fone Bluetooth Tone Infinin. O modelo contará com autonomia de bateria otimizada, além de proporcionar um som melhor, graças a tecnologia Quad-Layer Speake.

Além, claro, das inúmeras surpresas que a CES costuma trazer todos os anos. As expectativas são altas em relação à edição de 2016, com várias tecnologias novas e lançamentos previstos de grandes marcas. Mas, como todo ano, o grande destaque pode vir da onde menos se espera.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.