Quer chegar mais rápido? Chame um táxi! Essa é a forma mais prática de ir de um destino a outro, estando você em um lugar desconhecido ou não. Nesta lista, há cinco aplicativos que oferecem o serviço de táxi ou semelhante de forma fácil, prática e sem burocracias. Basta ter celular com internet e GPS ativado.

Seis melhores celulares com tela grande à venda no Brasil

Usuários podem escolher ir de Uber e app de táxi para economizar na corrida. Serviços disponibilizam motoristas e códigos promocionais para baratearem viagem. Foto: Luciana Vieira/Reprodução

99Taxis

O 99Taxis é um aplicativo simples, totalmente gratuito e em português. Ele exige apenas que o usuário faça um cadastro rápido. Após acessar o app, é preciso inserir o endereço em que está e chamar o táxi mais próximo. Um mapa permite ver onde está o taxista, se está longe ou por perto perto. O segundo passo é conferir os dados do carro do taxista (placa, modelo do carro e ainda o número de telefone do motorista) e clicar em “Confirmar pedido”.

Tanto o taxista como o usuário têm acesso ao telefone um do outro. Ambos podem, portanto, ligar para confirmar a solicitação da chamada do táxi, o que evita qualquer tipo de desconfiança sobre o pedido do serviço.

Outro ótimo detalhe é poder escolher a forma de pagamento (dinheiro, cartões de débito e de crédito) pelo aplicativo mesmo antes do embarque. E de vez em quando há códigos promocionais disponíveis que barateiam a viagem, e, inclusive, algumas delas podem sair de graça.

Como saber quem recebeu a foto que eu mandei no Whatsapp? Comente no Fórum do TechTudo. 

- Easy Taxi

Na mesma atmosfera que o 99Taxi, o EasyTaxi é outro serviço bastante popular entre os usuários. Após chamar o táxi pelo app, também dá para ver onde está o motorista, se nos arredores ou um pouco mais longe do endereço. É possível ainda fazer o pagamento usando cartões de crédito e de débito e só pagar após o embarque.

Para facilitar o processo, o usuário conseguirá escolher até o tipo de carro em que deseja embarcar. O ponto de destaque vai para a opção de colocar um ou mais endereços nos favoritos, assim não será preciso digitar sempre o mesmo ponto de partida antes de chamar um táxi.

- Taxibeat

 O Táxibeat tem todas as características dos apps anteriores, mas o que chama atenção é a opção “Fama”, capaz de avaliar os usuários. Quem cancela viagens com frequência, envia solicitações e não comparece ao endereço ou simplesmente dá “bolo” no taxista pode dar o perfil mal avaliado pelos próprios motoristas.

A avaliação sobre o comportamento (ruim ou bom) também é feita sobre os motoristas. Assim passageiros podem saber se o determinado taxista solicitado costuma cumprir horário e se ele está bem avaliado pelos outros usuários, o que certamente influencia na próxima chamada.

Infelizmente, o app, lançado originalmente na Europa, tem carência de taxistas cadastrados em algumas cidades do Brasil. É possível, por exemplo, não encontrar um motorista disponível em alguns bairros do Rio de Janeiro. A vantagem é que além de aceitar  pagamento com cartões o usuário pode pagar via PayPal, forma de pagamento online e cada vez mais popular.

- Vá de Táxi

Simples, objetivo e sem burocracias. O Vá de Táxi é um aplicativo brasileiro, focado nas necessidades de usuários daqui. Após a instalação, basta inserir o endereço, ou deixar o serviço encontrar através do GPS, visualizar o taxista mais próximo por meio de um mapa, escolher a forma de pagamento (dinheiro ou cartão) e embar

... car.

O app mostra a distância que o motorista está do endereço de partida e também a placa e o modelo do carro, o que todos os outros serviços também faz. Além disso, o nome do motorista com o telefone de contato é exibido no topo da página e a ligação ou troca de mensagens pode ser feita pelo celular. A simplicidade trazida pela interface amigável e bem bonita agrada bastante. E assim como nos outros apps, neste o usuário também pode avaliar o motorista e a corrida, fazendo comentários de texto sobre sua experiência.

- Uber

Polêmico, mas barato, o Uber pode ser a opção mais econômica desta lista. O serviço é grátis e fornece um bom número de motoristas dispostos a cobrar pouco ou nada por uma carona.

O mais legal do Uber é que o usuário pode comparar preços e optar por uma viagem ainda mais em conta antes mesmo de embarcar. Também é possível traçar o trajeto completo do endereço de origem e destino e estimar o valor da corrida, opção indisponível nos demais serviços. O único inconveniente é que os usuários são obrigados a ter um cartão de crédito para andar nos carros com Uber.

Uma viagem costuma ser mais barata que em um táxi, algumas saem de graça ou por preços irrisórios. Vale lembrar que o Uber enfrenta problemas de legalização em algumas cidades no Brasil. Por enquanto, o serviço é permitido em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.