Comprar o Xperia M5 ou o Xperia M4 Aqua? Mais recente dentre os dois, o M5 tem como especificações de destaque a câmera de 21,5MP, a câmera frontal de 13MP e a proteção contra água e poeira. Em relação ao preço, ele está à frente do Xperia M4 Aqua, que teve lançamento em junho de 2015. Como ambos estão à venda no Brasil, chegou a hora de olhar para a ficha técnica e determinar qual o melhor para cada perfil de uso.

Review: Xperia M4 Aqua

Além da grande diferença nos valores, os smartphones trazem algumas especificações que podem ser decisivas na hora da compra. Confira abaixo o comparativo dos dois dispositivos da Sony e tire suas dúvidas.

Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 (Foto: Arte/TechTudo)

Tela: Xperia M5

O display está entre as especificações que mais chamam a atenção no Xperia M5. O aparelho conta com tela de 5 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), resultando em 441 ppi (pixels por polegada). O Xperia M4 Aqua também possui tela de 5 polegadas, mas a resolução é apenas HD (720 x 1280 pixels), chegando a 294 ppi (pixels por polegada). Para quem é exigente com o display, o M5 oferece uma experiência melhor.

Xperia M5 tem tela Full HD (Foto: Divulgação/Sony)

Câmera: Xperia M5

O Xperia M5 também leva vantagem no quesito câmera. O sensor traseiro possui 21.5 megapixels e abertura f/2.2, acompanhado do flash LED. A câmera é capaz de gravar vídeos em 4K e é equipada com a nova função Clear Image Zoom de 5x, possibilitando um zoom digital de até cinco vezes, que, segundo a Sony, consegue resultados equivalentes aos obtidos com o uso de zoom ótico. A fabricante também apostou em melhorias para câmera frontal, que conta com 13 megapixels.

Já o Xperia M4 Aqua tem câmera traseira de 13 megapixels, também acompanhada do flash LED. Ela grava apenas em 1080p e não tem a tecnologia Clear Image Zoom. Em contrapartida, a abertura da lente desse modelo é superior, f/2.0 – para essa especificação, quanto menor o valor melhor, pois a captação de luz é maior. A câmera frontal é de 5 megapixels. 

Quais são os cinco melhores smartphones Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo

O sensor traseiro do Xperia M5 também é melhor, com 21.5 megapixels (Foto: Divulgação/Sony)

Design: empate

Os dois smartphones são praticamente idênticos. As d

... iferenças mais evidentes estão no posicionamento e no tamanho do sensor da câmera e dos alto-falantes. O modelo mais novo é ligeiramente mais compacto, mas também um pouco mais pesado. São 145 x 72 x 7,6 mm e 142,5 g para o M5, contra 145,5 x 72,6 x 7,3 mm e 136 gramas do M4 Aqua.

Além disso, eles são vendidos em cores diferentes: o Xperia M5 pode ser encontrado nas cores preto, branco e dourado, enquanto o Xperia M4 Aqua conta com opções em preto, branco e coral.

Xperia M4 Aqua e Xperia M5 são praticamente idênticos (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Desempenho: Xperia M5

Os dois celulares contam com processador octa-core, mas de fabricantes e especificações diferentes. A GPU e a quantidade de memória RAM também mudam.

O Xperia M5 tem processador octa-core Helio X10 da MediaTek com velocidade de 2 GHz, GPU PowerVR G6200 e 3 GB de memória RAM.

O Xperia M4 Aqua tem processador Qualcomm Snapdragon 615, que também é octa-core mas trabalha com velocidades diferentes em seus núcleos. Quatro deles rodam a 1,5 GHz e os outros quatro a 1 GHz. A GPU é uma Adreno 405 e são 2 GB de memória RAM.

No papel, o conjunto de hardware do M5 é superior. O modelo mais novo também tem mais espaço para armazenamento, são 16 GB de memória interna que podem ser expandidos pela entrada de cartão microSD (até 200GB), contra 8 GB de espaço interno com suporte a cartão microSD (até 128 GB) do M4 Aqua. As opções de conectividade são as mesmas: 4G, Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Conjunto de hardware do Xperia M5 é melhor. (Foto: Divulgação/Sony)

Bateria: empate

O Xperia M5 conta com bateria de 2.600 mAh, enquanto o M4 Aqua tem 2.400 mAh. Na teoria, o M5 deveria alcançar mais horas de uso, mas, na prática, pode ser que isso não ocorra, já que ele conta com um processador que demanda mais.

O chip Snapdragon 615 do M4 Aqua possui uma tecnologia que utiliza os oito núcleos de cada vez. Os mais potentes são responsáveis pelas tarefas pesadas e os outros quatro para as demandas básicas. Apesar disso, ele é capaz de rodar os oito ao mesmo tempo, se for necessário.

A diferença de autonomia entre os dois, no entanto, é pequena. A bateria maior acaba por compensar a potência do chip.

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Disponibilidade e preço: Xperia M4

A Sony passou a vender o Xperia M4 Aqua em junho de 2015 com o preço sugerido de R$ 1.499, porém já pode ser encontrado mais barato em vários lojas do varejo. O Xperia M5 entrou no mercado brasileiro no final de novembro, custando R$ 2.599.

Ambos são resistentes à água (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Conclusão: Xperia M5

O Xperia M5 é uma opção mais interessante para os usuários exigentes, já que supera o M4 Aqua em diversos aspectos, como a resolução da tela, processador, memória RAM e câmera. No entanto, o Xperia M4 Aqua tem especificações respeitáveis, se tornando uma ótima opção para aqueles que não fazem questão do conjunto mais potente e querem economizar.

Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 Aqua (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.