Controlar qualquer TV com um celular Android ou acessar as câmeras de segurança da sua casa pelo smartphone já é possível. O que antes pedia aparelhos externos agora pode ser controlado a partir da tela de seu smartphone. Basta baixar os aplicativos certos para otimizar suas funções.

Melhores antivírus para celulares Android

Com hardware potente e sistema operacional moderno, os celulares de hoje conseguem desempenhar funções inesperadas se você tiver os apps e acessórios corretos. Até mesmo aparelhos antigos que você não usa mais podem surpreender.

Confira uma lista com dez funções que o seu celular consegue fazer, mas você provavelmente não conhece.

1. Controle remoto

Use o Unified Remote para controlar o PC e o Peel Remote para a TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com o aplicativo certo, você pode transformar facilmente seu celular em um controle remoto universal. O Peel Smart Remote é um dos melhores para esse propósito, permitindo usar o smartphone para controlar a TV, home theater e até o decodificador da TV por assinatura. Além disso, é possível usar o telefone como controle do PC, por meio de apps como o Unified Remote. Assim, você pode ligar o notebook à TV por meio de cabo HDMI e relaxar no sofá enquanto dá play no filme à distância.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2. Repetidor de WiFi

Use o roteador WiFi e conecte o Android via Bluetooth para repetir o sinal de internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você tem WiFi em casa, mas o sinal não chega com qualidade em todos os cômodos, é possível usar um smartphone Android para repetir o sinal e aumentar o alcance. Para isso, basta conectar o celular à rede e ligar o compartilhamento via Bluetooth para criar uma ponte entre ele e o computador. Uma vez que o smart esteja intermediando o sinal entre o roteador e o seu PC, coloque o dispositivo no meio do caminho entre os dois aparelhos, de modo que você possa estender o WiFi ao máximo. Veja o passo a passo completo.

3. Câmera de segurança

Use o app Alfred para transformar o celular em câmera de segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Se você quer aumentar a vigilância dentro de casa, smartphones também podem ajudar. Pegue um celular Android sem uso e instale o Alfred, aplicativo que transforma a câmera do aparelho em um detector de movimento. Depois de configurado, ele pode ser posicionado em um local discreto para gravar vídeos da sua casa até a memória interna encher. Veja como.

4. Babá eletrônica

... ass="foto componente-conteudo"> App transforma celular em babá eletrônica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mães e pais de plantão podem substituir um aparelho de babá eletrônica por um celular equipado com o app Dormi – Baby Monitor, que faz o mesmo trabalho. Instale o programa em um smart Android e deixe-o próximo do bebê para escutar qualquer barulho estranho à noite. Abra o app no seu celular e deixe-o ao lado da cama para receber alarmes. Você pode até ouvir o barulho detectado para se certificar de que o bebê está chorando ou se é alarme falso, e até falar com o outro lado da linha como em um walkie-talkie.

5. Videogame retrô

RetroArch traz emuladores completos de jogos antigos (Foto: Reprodução/Google Play)

Smartphones de hoje são muito mais poderosos do que qualquer console antigo, portanto servem facilmente como um videogame retrô se você tiver os emuladores e acessórios certos. Apps como Snes9x EX+, emulador de Super Nintendo; PPSSPP, de Playstation Portable; ou o completo RetroArch, levam milhares de jogos clássicos para o celular gratuitamente. Depois de baixar e instalar os ROMs, use um controle Bluetooth e conecte o celular à TV com um adaptador miniUSB-HDMI para ter a experiência completa.

6. Central multimídia

Use um celular cheio de conteúdo e organize tudo com Plex para assistir na TV (Foto: Divulgação)

Smartphones sem uso em casa podem servir perfeitamente como uma central multimídia poderosa. Desinstale redes sociais e outros apps, deixando somente o Google Play Música, o Plex para organizar seus vídeos e o LocalCast para transmitir para a TV com Chromecast. Em seguida, instale um cartão MicroSD de grande capacidade para expandir a memória e coloque nele sua biblioteca de músicas inteira e todos os filmes que puder. Deixe o celular carregado e sempre à disposição na sala de estar, sem ocupar espaço do seu smart de uso diário.

7. Processador científico

Smartphone pode ajudar a descobrir cura de doenças enquanto não estiver sendo usado (Foto: Divulgação)

Smartphones tops de linha costumam trazer hardware poderoso, que pode ser de grande ajuda para a ciência. Para contribuir, baixe apps como o Boinc ou o Samsung Power Sleep e dedique o processador do aparelho quando estiver em desuso para processar dados provenientes de pesquisa do mundo todo. Sem esforço, você poderá ajudar a comunidade científica a chegar um pouco mais rápido a descobertas importantes, como a cura da Aids ou do Alzheimer.

8. Mouse para computador

Apps transformam o smart em mouse sem fio (Foto: Reprodução/Google Play)

Se você precisar de um mouse desesperadamente e não tiver um por perto, pode recorrer a apps como o Remote Mouse. Basta instalar uma versão do aplicativo no computador e conectar os dois dispositivos na mesma rede Wi-Fi ou por meio de Bluetooth. Embora não seja o mesmo oferecido por bons mouses ópticos, o desempenho é aceitável e pode quebrar um galho até para controlar o PC à distância.

9. Janela digital

Webcams cria janela digital para qualquer lugar do mundo (Foto: Reprodução/Google Play)

Nem todo mundo tem uma paisagem inspiradora na janela de casa ou do escritório, algo que também pode ser resolvido com um aplicativo para celular. A dica consiste em baixar apps como o Webcams, para Android, e acessar câmeras públicas de diversos países pelo mundo. Assim, nem que seja por um momento, você pode fingir que vê a Times Square da janela, mesmo que ainda esteja fisicamente no Brasil. O truque funciona melhor em tablets, mas nada que o espelhamento do celular na TV com Chromecast não consiga resolver.

Como fazer jogos funcionarem no ePSXe android? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

10. PC completo

Complete Linux Installer leva poder do Ubuntu para o Android (Foto: Reprodução/Google Play)

Mesmo que você seja um usuário exigente de smartphone, dificilmente utiliza todo o seu poder de processamento no dia a dia. Se você acha que está desperdiçando hardware com Facebook e WhatsApp, experimente instalar uma distribuição do Linux no aparelho para usar apps de desktop. Conecte o monitor via HDMI e periféricos via Bluetooth, e pronto: você poderá ter um computador completo no bolso para usar em qualquer lugar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.