O Spotify é um serviço de streaming de músicas bastante popular no Android, iOS, Windows e em outros sistemas. Além de tocar canções, o player do serviço possui muitas configurações e truques que podem melhorar a sua experiência com ele, que vão de ouvir as músicas acompanhadas de suas letras, até compartilhar um trecho específico de um audio para compartilhar. Confira dez dicas do TechTudo para tornar o uso do aplicativo melhor.

Dez motivos para testar o Tidal, o rival turbinado do Spotify

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Spotify tem diversas dicas que podem ajudar usuários de smartphones e PCs (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Todas as plataformas

1 – Transação gradual entre uma música e outra

Se você não gosta de parada bruscas entre suas músicas e prefere que uma transição sem silêncio entre as faixas, basta ativar a transição gradual entre faixas. O recurso está disponível para Windows, Mac, Web, Android e iOS. Confira detalhes como fazer isso neste tutorial.

Spotify pode fazer transição de músicas mais suave no computador e em celulares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2 – Como compartilhar o que você ouve no Facebook

Ouvir música também é atividade social e o usuário pode mostrar no Facebook o que ouve no Spotify em tempo real. Para começar, basta vincular sua conta ao serviço de streaming. Em seguida, ative a opção “Mostrar no Facebook” nas configurações do aplicativo para PCs, celulares e tablets.

Usuário pode compartilhar aquilo que ouve no Spotify no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3 – Faça scrobbling do que você ouve no Last.fm

Para quem não conhece, o Last.fm é uma rede social focada em música e que ajuda os seus usuários a conhecer novos artistas e pessoas. Tudo isso é feito com base no seu gosto musical e o Spotify pode as músicas que você ouve para a rede, que calculará as opções compatíveis com a sua preferência, por exemplo. Para fazer isso, basta acessar as configurações do app e, na guia “Redes Sociais”, ativar “Scrobble na Last.fm”. Feito isso, basta vincular sua conta na rede social.

... fm (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="613" width="695">Spotify pode fornecer dados de reprodução para perfil do usuário no Last.fm (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4 – Como ver letras de músicas

Se você gosta acompanhar as letras da música enquanto canta, o Spotify traz recursos nativos e de terceiros. No PC, basta tocar no botão “LETRA” da barra de reprodução para exibir uma tela com a faixa. Já em celulares e tablets, é preciso baixar o aplicativo MusiXmatch ou o SoundHound e vincular sua conta do Spotify com os serviços.

Spotify tem letras embutidas no PC e através do Musixmatch ou SoundHound no celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5 – Continue uma reprodução no celular, tablet, computador, TVs ou Chromecast

O Spotify traz um recurso chamado Connect, que permite resumir uma faixa em outro dispositivo. Para fazer isso, basta tocar no ícone de caixa de som ou na palavra “Dispositivos disponíveis” e continuar ouvindo em outro aparelho. Lembre-se que o recurso permite que qualquer dispositivo funcione como controle remoto do outro, o que é ótimo em caso de festas.

Spotify Connect continua música em diferentes dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para computadores

6 – Abra os links do Spotify Web no aplicativo para desktop automaticamente

Diversos sites e até amigos divulgam links para a suas playlists no Spotify, que são abertas naturalmente no navegador. Entretanto, é possível fazer com que o player para computadores abra automaticamente ao acessar um endereço da Web. Basta abrir o Spotify no navegador e, no botão de configurações, marcar a opção “Abrir URLs de open.spotify.com no aplicativo para desktop”.

Usuário pode determinar que Spotify Web abra o aplicativo para desktop (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7 – Use atalhos para controlar reprodução

Se você quer poupar tempo no player, é possível utilizar diversos atalhos. O primeiro deles, é através da miniatura do Windows, que traz controles para avançar, reproduzir e retroceder. Além disso, o TechTudo posssui uma lista com atalhos de teclado que promete agilizar diversas ações no aplicativo.

Spotify tem atalho na miniatura do Windows e também através de teclado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No Spotify Web

8 – Compartilhe um trecho específico de uma música

Está reproduzindo uma música ou podcast do Spotify e quer compartilhar um trecho exclusivo? Basta tocar no botão de compartilhar e escolher a opção “Copiar URL do Spotify”.

Feito isso, cole o endereço em um bloco de notas e adicione o símbolo de hashtag “#” e o tempo inicial que deseja. Por exemplo, usaremos o tempo 0:27 (27 segundos) para a faixa Hotline Bling de Drake.

Spotify Web pode ter URL modificada para música começar a partir de ponto escolhido por usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Em celulares e tablets

9 – Como ouvir música usando o Shazam

O Spotify também tem conexão com o Shazam, um dos principais serviços para descobrimento de músicas do mundo. Com o recurso, usuários premium podem adicionar faixas encontradas no buscador às suas playlists do serviço de streaming. Assim, o usuário não precisará ficar trocando de contas e serviços constantemente. Veja como fazer isso neste tutorial.

Spotify pode ser associado ao Shazam para que usuário ouça músicas após descobertas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

10 - Gaste menos dados no smartphone

Se você gosta de ouvir músicas no smartphone, há duas maneiras de economizar seu pacote 3G. A primeira, para usuários premium, é baixar uma playlist para ouvir offline ou sem gastar Internet móvel. Já outra forma é reduzir a qualidade de reprodução, especialmente durante o streaming.  Baixa acessar as configurações do app e escolher a opção “qualidade normal” no quesito “Transmissão”.

Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo.

Spotify pode ter músicas baixadas no celular ou qualidade de reprodução diminuída (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.