Quem utiliza o Microsoft Excel pode se beneficiar de fórmulas que ajudam em trabalhos como cálculos matemáticos, formatação de textos, inserção de datas em planilhas e muito mais. Trabalhar com linhas e quadros envolve muita organização e paciência.

Como usar o Pacote Office no iPad

Para quem precisa otimizar suas planilhas há diversas fórmulas do Microsoft Excel que facilitam o trabalho do usuário. Com apenas alguns caracteres é possível indicar uma célula que realizará a soma do valor de outras células assim que um novo número for inserido, ou formatar um texto automaticamente assim que ele for colado. Veja alguns exemplos e torne sua vida mais fácil.

Conheça 10 fórmulas de Excel que vão ajudar em seu trabalho (Foto: Reprodução/André Sugai)

SOMA

SOMA é a fórmula mais conhecida e básica que existe no Excel. Com ela, você soma o valor de células. Para utilizar, basta selecionar uma célula e escrever =SOMA(A1:A3) - A1:A3 é o intervalo de células que possuem valores que serão somados onde escrever a fórmula.

Fórmula de soma (Foto: Reprodução/André Sugai)

MÉDIA

Essa fórmula vai calcular a média entre as células escolhidas. Assim, ao digitar =MÉDIA(A1:A7) você terá a média dos valores contidos entre as células que vão de A1 até A7.

Fórmula para calcular a média (Foto: Reprodução/André Sugai)

ARRED

ARRED permite arredondar números definindo a quantidade de dígitos. Ao usar a fórmula =ARRED(A1;2) o usuário indica que vai arredondar o valor da célula A1 usando 2 dígitos.

Fórmula para arredondar valores (Foto: Reprodução/André Sugai)

MÁXIMO

Em =MÁXIMO(A1:A12) há o maior número no intervalo entre as células A1 e A12.

Fórmula para encontrar o valor máximo (Foto: Reprodução/André Sugai)

AGORA

Ao escrever =AGORA() você terá como retorno a data e hora atual em que inseriu a fórmula.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fórmula para inserir data e hora (Foto: Reprodução/André Sugai)

ARRUMAR

A fórmula ARRUMAR ajuda na formatação de textos que possuam espaçamentos desnecessários entre palavras. Usando =ARRUMAR(A1) você indica que o texto contido na célula A1 deve ser arrumado.

... mg src="//s2.glbimg.com/TqFsFjFDjO9erihMu-ERPrR2Ff4=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/01/13/imagem64.jpg" alt="Fórmula para eliminar espaços entre palavras (Foto: Reprodução/André Sugai)" height="317" width="695">Fórmula para eliminar espaços entre palavras (Foto: Reprodução/André Sugai)

NÚM. CARACT

Para saber o número exato de caracteres contidos em uma célula, incluindo os espaços entre as palavras, digite =NÚM.CARACT(A1) onde A1 é a célula com o texto que será analisado.

Fórmula para contar o número de caracteres (Foto: Reprodução/André Sugai)

CARACT

A fórmula permite inserir caracteres especiais em ASCII utilizando números que variam entre 1 e 255, para inserir o símbolo de copyright basta informar 169 na fórmula =CARACT(169);

Fórmula para inserir caracteres especiais (Foto: Reprodução/André Sugai)

VALOR

A fórmula de VALOR converte strings em números. Por padrão, os números digitados no Excel são convertidos para strings. Se você for utilizar algum programa que vá obter os dados numéricos, precisará converter esses dados para numerais utilizando a fórmula =VALOR(5000), sendo o 5000 o valor que será convertido;

Fórmula converter string em números (Foto: Reprodução/André Sugai)

DIREITA e ESQUERDA

Serve formatar caso o valor inserido em uma célula fique alinhado à esquerda ou direita. A fórmula =DIREITA(A2) alinha a direita o conteúdo da célula A2;

Fórmula para alinhar o conteúdo para direita ou esquerda (Foto: Reprodução/André Sugai)

O Microsoft Excel possui centenas de fórmulas para todos os tipos de trabalho podem facilitar suas planilhas, dentro do próprio programa é possível pesquisar e conhecer novas ferramentas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.