Homem-Aranha é um dos heróis dos quadrinhos mais conhecidos do mundo. Obviamente, o personagem tem uma presença marcante também no universo dos videogames, estrelando vários títulos próprios, além de aparecer em games inesperados. Por isso, o TechTudo separou as melhores curiosidades sobre os jogos do Spider-Man.

Homem-Aranha: conheça os melhores jogos da Marvel com o herói

Iniciando tudo no Atari

O primeiro jogo do Homem-Aranha (e de um personagem da Marvel Comics) foi lançado em 1982, para o Atari 2600. Nele, você controlava o herói, escalando um imenso arranha-céu e tendo que desviar de bombas jogadas pelo Duende Verde.

Suba pelas paredes no primeiro jogo do Homem-Aranha (Foto: Reprodução/Youtube)

Como a maioria dos títulos da época, Spider-Man é um game bem simples, com um objetivo relativamente fácil de ser alcançado e gráficos na média do console. Provavelmente, a melhor coisa gerada do lançamento é o comercial criado para a divulgação do jogo.

Lutando contra ninjas

Alguns anos depois, em 1989, o Homem-Aranha deu as caras em um jogo que ninguém esperava vê-lo. Lançado para o Mega Drive, The Revenge of Shinobi colocava o jogador no controle de um ninja em uma aventura sidescrolling.

Em dado momento da aventura, o herói enfrenta um vilão que se transforma em outras pessoas. Uma dessas pessoas é o Homem-Aranha, em uma versão modificada. Uma versão atualizada do cartucho foi lançada posteriormente, incluindo uma versão licenciada do personagem.

Carnificina Máxima

Baseado em uma das sagas mais conhecidas nos quadrinhos dos anos 90, Maximum Carnage era um beat ‘em up que colocava o jogador no controle do Cabeça de Teia e do anti-herói Venom, ambos tentando impedir o vilão Carnificina de aniquilar a cidade de Nova York.

Em Maximum Carnage, o estilo beat 'em up reina supremo (Foto: Reprodução/Puro Pop)

Um dos elementos do game que chama atenção até hoje é a sua música de abertura. Prestando atenção, é possível notar que ela não passa de uma versão midi de Mob Rules, clássico do Black Sabbath. Quer tirar a prova? Dê play no vídeo abaixo e confira.

A chegada ao mundo 3D

No ano 2000, a Activision lançou para PS1, Dreamcast e Nintendo 64 Spider-Man, aquele que muitos consideram o melhor jogo do Homem-Aranha. Com uma trama original e que traz a presença de vários vilões e heróis da Marvel, o jogo foi o que melhor conseguiu adaptar o personagem para o mundo dos games.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar dos gráficos ultrapassados, Spider-Man ainda é um dos melhores games do Aranha (Foto: Reproduç
... ão/Youtube)

No ano seguinte, a Activision lançou uma sequência para o jogo. Chamado Spider-Man 2: Enter Electro, o título aproveitava a fórmula do game anterior, com várias participações especiais e uma trama própria, pelo menos até os seus momentos finais.

O confronto final com o Electro é reaproveitado de um roteiro criado pelo diretor James Cameron para um filme do Homem-Aranha que seria produzido ainda na década de 90. Nele, o herói enfrentava o Electro no topo do World Trade Center. Apesar de o game não deixar explícito que são as Torres Gêmeas, basta assistir a cena chegando nelas para perceber isso.

Uma Nova York para você usar de playground

Com o lançamento de Spider-Man 2, baseado no segundo filme do herói, os jogos do Homem-Aranha ganharam um elemento que viria mudar os games dele: mundo aberto. Agora, você pode passear pela cidade de Nova York como o Aranha, se balançando em teias que, na maioria das vezes, grudavam no céu.

Você pode até apostar corridas contra o Tocha Humana em Ultimate Spider-Man (Foto: reprodução/Youtube)

Foi com o lançamento de Ultimate Spider-Man, para PC, Xbox e PS2, que esse erro foi resolvido, já que agora você precisava estar na mesma altura dos prédios para poder se pendurar em suas teias. Até hoje, Ultimate Spider-Man é considerado o melhor jogo de mundo aberto com o Homem-Aranha, já que traz, além de Manhattan, a vizinhança do Queens, onde o personagem mora, para explorar.

As várias vozes do Aranha

Em 2010, a Activision lançou no mercado Spider-Man: Shattered Dimensions, um game que abandonava o esquema de mundo aberto, mas que trazia várias versões do Homem-Aranha, vindas de universos paralelos.

A grande sacada do game era apresentar cada uma dessas versões com estilos de gameplay diferentes e vozes distintas. Essas vozes foram dadas pelos dubladores das várias versões animadas que o Homem-Aranha já teve.

Quais são os melhores jogos do Homem-Aranha? Comente no Fórum do TechTudo.

Neil Patrick Harris, que fez a dublagem do Homem-Aranha em Spider-Man: The New Animated Series, dubla a versão padrão/Amazing. Christopher Daniel Barnes, que deu a voz ao Aranha em Homem-Aranha: A Série Animada, dubla a versão Noir.

O Homem-Aranha 2099 é dublado por Dan Gilvezan, que deu a voz ao Homem-Aranha em Homem-Aranha e Seus Amigos. Para fechar, Josh Keaton, voz do herói no desenho O Espetacular Homem-Aranha, ficou com a dublagem da versão Ultimate. O jogo ainda é narrado por Stan Lee, criador do Homem-Aranha.

Peter Parker: fotógrafo, cientista, herói e skatista

O melhor tinha que ficar para o final. Após ter lançado Spider-Man, em 2000, a Activision resolveu utilizar a mesma engine para a criação de Tony Hawk’s Pro Skater 2. Como a empresa era detentora dos direitos do Aranha, resolveu incluí-lo no game, como um personagem secreto.

Até hoje, o Homem-Aranha é considerado como um dos melhores skatistas da franquia, usando de seus poderes para conseguir realizar especiais incríveis e ser ágil para completar manobras em quebrar a cara no chão. Fora que a participação dele no jogo gerou o vídeo abaixo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.