O Lumia 1020 foi o lançamento da antiga Nokia ainda em 2013, que futuramente foi adquirida pela Microsoft. O smartphone é procurado especialmente por quem gosta de registrar fotos tops, por causa da sua lente Carl Zeiss de 41MP. Ainda vale a pena comprá-lo? Eis a pergunta que continuamos ouvindo, quase três anos após seu anúncio.

Como instalar Windows 10 no Lumia

Neste texto você vai conhecer a ficha técnica do Lumia 1020 com todas as especificações. Os destaques são a tela e o desempenho, mas também falaremos da bateria, da disponibilidade e até sistema operacional Windows Phone.

Veja a ficha técnica e se vale a pena comprar o Lumia 1020 atualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela

Para começar, o Lumia 1020 não vem com um display tão amplo, se compararmos os smartphones com telona no mercado atual. O aparelho é equipado com uma tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução HD de 1280 x 768 pixels. Para uma maior proteção está a tecnologia Corning Gorilla Glass 3, que evita arranhões.

O display supre as necessidades de um usuário mais básico no dia a dia, com visualização de vídeos em HD e até jogos, mas não é indicado para quem está procurando um smartphone com tela top, para gráficos mais avançados ou visualização de mídias em Full HD.

Lumia 1020 vem com tela compacta de 4,5 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Quais os melhores aplicativos para Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

Desempenho

Por dentro o Lumia 1020 roda um processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz acompanhado de uma memória RAM de 2 GB. Sobre espaço para guardar arquivos, o celular oferece 32 GB internos sem slot para cartão de memória. Mas o que isso quer dizer? No mercado atual, os smartphones tops estão vindo com processadores quad ou octa-core para usuários intermediários ou mais exigentes.

Já o aparelho da Nokia (Microsoft) tem um processamento mais básico, que deve ser suficiente para quem quer usar as funções do celular, como câmera, acessar redes sociais, navegar na internet e até rodar jogos mais simples.

Por dentro do Lumia 1020 está um processador mais simples dual-core (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Sistema operacional

O Lumia 1020 vem com sistema operacional Windows Phone 8.1 com Lumia Ciano. A atualização disponível para o aparelho, por enquanto, conforme o site da Microsoft é para a versão  Lumia Denim. Ainda não há previsão se os usuários do celular no Brasil receberão o Windows 10 Mobile, nem a data para essa alteração. No entanto, o desempenho do smartphone, para quem gosta do Windows Phone, não deixa a desejar no sistema operacional atual, como mostra a análise do TechTudo.

Câmer

... as

Esse é o grande destaque o Lumia 1020: a câmera traseira de 41 megapixels Carl Zeiss com sistema óptico de 6 lentes. O recurso oferece ainda foco automático, estabilização de imagem óptica e flash Xenon. Na lente frontal está uma resolução HD de 1,2 MP com lente grande-angular, o que é uma vantagem para tirar selfies.

Câmera de 41 megapixels é destaque no Lumia 1020 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para gravar vídeos, o celular tem qualidade HD (720p) na lente frontal e de Full HD (1080p) na câmera traseira. Então, o usuário que está procurando um “Câmera-Phone” não deve se decepcionar com a qualidade.

 Bateria

A bateria do Lumia 1020 vem com 2.000 mAh e essa configuração é bem intermediária, levando em consideração que o usuário provavelmente vai usar muito o recurso de câmera, que consome bastante carga tanto para fotos quanto para os vídeos. Segundo a fabricante, a carga dura cerca de 13,3 horas com conversação (3G) e dura 6,7 horas com navegação na internet Wi-Fi. Com essas configurações e dependendo do uso diário, talvez o usuário passe mais tempo perto da tomada do que gostaria.

Preço e Disponibilidade

Atualmente, o Nokia Lumia 1020 não é tão fácil de ser encontrado, principalmente porque já foram lançados modelos atualizados da marca. Na loja da Nokia, o aparelho aparece como indisponível nas três cores: amarelo, branco e preto. No site da Microsoft, são apontadas algumas lojas online para a compra, mas o aparelho aparece fora de estoque. Nas lojas online de aparelhos usados, o celular aparece com preço a partir de R$ 1.090.

Lumia 1020 não é facilmente encontrado em lojas brasileiras online (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conclusão

O Lumia 1020 é um celular com desempenho intermediário, se comparado com os modelos mais atuais. A câmera é destaque, com 41 megapixels, mas no Brasil a disponibilidade é quase nula, o que prejudica quem pensava em investir no celular. É possível que a Microsoft esteja tirando o aparelho de linha por ter sido lançado há quase três anos.

Outros aparelhos, como o Lumia 930, ou de marcas rivais como Motorola, Samsung e LG podem ser encontrados no mercado nacional e vêm com boas configurações. No final das contas, considerando o processamento mais fraco, tela de apenas 4,5 polegadas com resolução básica, sistema sem previsão de update, a bateria mediana e principalmente a falta de disponibilidade no mercado, não vale a pena investir no Lumia 1020.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.