Tirar prints do PC facilitam a vida de quem deseja capturar imagens do navegador ou qualquer outro programa rodando no desktop para fins de documentação ou simplesmente para compartilhar com alguém. O recurso sempre foi mais versátil no Mac (Mac OS), mas, com o Windows 10, ganhou melhorias no PC graças a novos atalhos e maneiras de tirar foto da tela.

Gerenciador de download para Google Chrome; cinco opções grátis

Confira uma lista de formas de fazer screenshot do computador, seja com funções nativas do sistema ou usando aplicativos para a plataforma da Microsoft:

Windows Store no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

1) Atalho Windows + H

Uma função nova presente é o atalho Windows + H, que permite tirar print da tela inteira e abrir a central de compartilhamento para enviar a imagem por meio dos apps Mensagens, Email ou OneNote. Se você baixou programas na Windows Store que tiram proveito do compartilhamento do Windows 10, também os verá nessa tela e poderá compartilhar prints em PNG com alguém rapidamente.

Atalho Windows H faz screenshot e compartilha por mensagem, e-mail e OneNote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Atalho Windows + Print

Seguindo algo que o Mac já oferecia, o Windows também se tornou capaz de salvar screenshots em formato de imagem direto em uma pasta do computador. Pressione as teclas Windows + Tecla de Print ao mesmo tempo para salvar na pasta “Capturas de tela”, dentro do diretório de imagens.

Comando Windows Print salva imagem em PNG na pasta Capturas de Tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3) Ferramenta de Captura

A Microsoft manteve no Windows 10 um recurso específico para lidar com capturas de tela. O Snipping Tool ou Ferramenta de Captura, é um programa que permite obter imagens da tela inteira, de um programa específico aberto, de um formato retangular a escolha e até a partir de um desenho de mão livre. Depois, ele permite fazer pequenas edições e, ao final, copiar para a área de transferências, salvar em uma pasta ou enviar por e-mail.

Snipping Tool vem embutido no Windows desde o Vista, e oferece pequeno editor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

... g>4) PicPick

Um dos melhores apps de captura para Windows, o PicPick é leve e versátil, oferecendo screenshot de tela inteira, app ativo e retângulo livre, e ainda permite personalizar os comandos no teclado para realizar a função. O usuário também pode escolher se quer salvar a captura em uma pasta específica por padrão ou apenas copiar para a área de transferência.

PicPick é muito versátil, com atalhos, lousa virtual e muito mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O app também traz um editor de imagens embutido, um seletor de cores e uma lousa virtual que permite fazer anotações na tela antes de salvar a captura – na prática, imita um recurso do navegador Edge, mas em qualquer programa do Windows.

5) Skitch

Mais famoso no Mac, o Skitch é um app também disponível para Windows que é o ideal para quem usa o serviço de armazenamento de anotações em nuvem do Evernote. Com uma interface simples e agradável, ele permite fazer capturas livres e de tela inteira, anexar a notas e fazer montagens rápidas. É um conjunto ideal para quem precisa usar screenshots para usar em apresentações e tutoriais.

Skitch é feito para quem precisa fazer desenhos sobre os prints (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6) Jing

Jing é um programa com recursos de captura avançados, com opção de compartilhamento direto em redes sociais. Além disso, traz um gravador de tela integrado, que permite fazer vídeos a partir do que se faz no PC. A função pode torna-lo um pouco pesado, portanto é recomendado para usuários que contam com máquinas que possuem bastante memória RAM disponível.

Jing oferece screenshot e gravação de vídeo a partir da tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) Greenshot

Greenshot é outra ferramenta gratuita que traz muitas opções de captura e personalização de atalhos para facilitar screenshots rápidos. A vantagem da função está em conseguir capturar o frame certo de um vídeo, pois um comando do teclado tende a ser mais ágil do que pressionar um botão com o clique do mouse. Além disso, o programa é open source e tem integração com o Dropbox.

Greenshot tem integração com Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8) Lightscreen

Lightscreen tem funções parecidas com a concorrência e uma interface simples, mas é especialmente dedicado aos usuários da popular rede de imagens Imgur. Com atalhos personalizáveis e pré-visualizador de imagens, você pode usá-lo para tirar o print perfeito e postar online na plataforma. Para quem não costuma se lembrar onde salva seus prints, o app também traz um histórico completo de todas as telas capturadas.

Lightscreen posta imagens no Imgur e tem histórico de prints (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9) Lightshot

Lightshot é um app com versões para Windows e Mac ideal para quem gosta de salvar tudo na nuvem. Ao tirar um screenshot com atalho do teclado ou escolhendo a área com o mouse, o programa faz o upload automático para um servidor e fornece um link de compartilhamento, salvo automaticamente na área de transferência. A partir daí a URL pode ser colada em qualquer lugar para oferecer o download da imagem em JPG ou PNG.

Lightshot faz upload de prints e fornece link de compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

10) Botão PrntScr + Paint

Se você não se acostuma com novos atalhos ou não quer ocupar a memória do computador com novos programas, não se preocupe: o velho modo de capturar a tela no Windows ainda está lá. Pressione a tecla de print para copiar a tela inteira para a área de transferência, e cole com Ctrl + V no Paint para obter o arquivo editável e salvar onde quiser.

Print clássico para colar no Paint ainda está disponível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.