O Moto X Play é um dos celulares de maior sucesso da Motorola, com boas especificações técnicas e preço intermediário. Entretanto, após o fim da marca, o aparelho pode ser substituído pelo Lenovo Vibe A7010, o primeiro smartphone da fabricante chinesa vendido no Brasil.

Fim da Motorola: veja o que muda nos smartphones 'Moto by Lenovo'

Ambos estão disponíveis na mesma faixa de preço, possuem tela de boa qualidade e especificações satisfatórias. Mas qual modelo oferece o melhor custo-benefício para o usuário? O TechTudo compara os smartphones da linha Vibe e “Moto by Lenovo”.

Lenovo Vibe A7010 ou Moto X Play: qual smartphone da Lenovo é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

Embora venham da mesma empresa, os telefones seguem linhas distintas no visual. O Vibe A7010 aposta em uma aparência mais sofisticada, com traseira reta, painel frontal minimalista, botões capacitivos e um material que simula alumínio nas laterais. O aparelho conta ainda com tampa removível e alto falantes frontais. As cores disponíveis são preto e branco.

Lenovo A7010 tem visual mais discreto do que o Moto X Play (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)

Já o Moto X Play segue o tradicional visual da Motorola, com botões na tela e uma parte traseira mais côncava para encaixar nas mãos. Há ainda tampa removível, resistência à água e grande oferta de capinhas coloridas, além do recurso de personalização Moto Maker.

Para quem prefere aparelhos menores, o Vibe A7010 leva vantagem nas medidas. O dispositivo tem espessura de 9,2 milímetros contra 10,9 mm do “gordinho” Moto X. Além disso, o telefone da Lenovo é mais leve: são 158 gramas contra 169 gramas do Motorola.

Tela: Empate

Moto X Play tem tela de 5,5 polegadas Full HD similar à do Vibe A7010(Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Nesse quesito, os aparelhos são praticamente idênticos. Ambos usam um display IPS LCD de 5,5 polegadas Full HD (1080p), densidade de 403 ppi e proteção Gorilla Glass 3. Ou seja, não importa a escolha do usuário, ambos vão oferecer boa qualidade para assistir a filmes, jogar ou ler sites e artigos em suas “telonas”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Configurações: Moto X Play

Apesar do equilíbrio, o Moto X Play leva uma pequena vantagem. O aparelho conta com um processador Snapdragon 615 com oito núcleos rodando a até 1,7 GHz, enquanto o Vibe 7010 tem um Mediatek MT6753 octa-core de 1,3 GHz. A vantagem do Moto fica por conta do menor consumo de bateria do chip, que se adapta à atividade desempenhada. Ambos tem 2 GB de RAM.

No armazenamento, o Lenovo possui apenas a opção de 32 GB internos, enquanto o Motorola

... tem 16 ou 32 GB. Ambos têm entrada para cartão de memória de até 128 GB e conexões 4G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e rádio FM, além de entrada microUSB.

Sistema: Empate

A briga entre Lenovo e Motorola é um bom exemplo para comparar as vantagens do Android puro e modificado. No caso do Moto X Play, o sistema do Google chega praticamente sem alterações na versão 5.1.1 (Lollipop), o que contribui para um bom desempenho e atualizações mais rápidas. Fora isso, a maior parte das funcionalidades serão adicionadas pelo usuário através da Google Play Store.

Vibe A7010 tem Android modificado pela Lenovo, mas sem exageros (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Já o Vibe A7010 tem um Android 5.1 levemente modificado pela Lenovo. A interface tem por base o Material Design, mas com ícones diferentes e a possibilidade de organizar os aplicativos dentro da gaveta ou na tela inicial, como no iPhone. Há ainda adições interessantes como um sensor de digitais multifunção, central de temas, modo para uso com uma das mãos, gestos para bloquear e despertar, entre outros.

Em resumo, a escolha aqui se dá pela simplicidade do Moto X Play ou a versatilidade do Vibe A7010. Baseie-se no seu perfil e objetivos com o aparelho.

Câmera: Empate

A Motorola investiu um pouco mais na câmera traseira do seu smartphone e incluiu um sensor de 21 megapixels no Moto X com flash LED duplo e HDR. Já o Lenovo A7010 tem 13 MP de resolução, dual-LED e função HDR. Ambos podem gravar em Full HD a 30 quadros por segundos (fps).

Na parte frontal, os telefones trazem 5 megapixels para selfies e videochamadas. No entanto, o da Lenovo conta com dois recursos interessantes: auto correção de pele, que suaviza aquela “espinha malvada” que nasceu bem no nariz da pessoa, e fotos automáticas a partir do gesto “V” com as mãos, similar ao usado pela LG.

Bateria: Moto X Play

Moto X Play tem bateria maior e carregamento rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))

O corpo mais “gordinho” do telefone da Motorola esconde uma vantagem: uma bateria de 3630 mAh superior aos 3300 mAh do Vibe A7010. Ainda assim, ambos devem ter uma boa duração e resistir às horas de trabalho para a maioria dos usuários. No entanto, o Moto X Play fica à frente por conta do carregamento rápido, que diminui o tempo conectado à tomada.

Preço e disponibilidade: Vibe A7010

Ambos estão disponíveis no Brasil, tanto em grandes varejistas como em lojas online. O Lenovo Vibe A7010 é aquele que oferece o menor preço: R$ 1.399, na loja oficial. Já o Moto X Play varia de acordo com o armazenamento. O de 16 GB está por R$ 1.599 na loja oficial.

Qual smartphone é melhor: Moto X Play ou Zenfone 2? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão: Vibe A7010

O equilíbrio dos aparelhos faz com que o vencedor seja escolhido nos detalhes. De fato, o Moto X Play tem pequenas vantagens contra o telefone da Lenovo em desempenho e bateria. No entanto, quando se compara versões compatíveis dos aparelhos, o melhor custo-benefício fica do lado do Vibe A7010.

Lenovo Vibe A7010 consegue oferecer mais por preço menor do que Moto X Play (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Em primeiro lugar, a versão com os mesmos 32 GB é mais barata do que o modelo da Motorola de 16 GB. Fora isso, o aparelho da Lenovo traz adições bastante interessantes, como o sensor de digitais, o uso da tela com apenas uma das mãos e os truques para selfies. Isso compensa os seus pontos fracos, que não são nada graves.

O Moto X Play segue como uma boa opção para quem gosta do Android puro e não se importa em pagar um pouco mais para ter carregamento rápido. Se quiser outras opções, considere o Moto G Turbo, o LG G3, o Lumia 640 XL e Xperia C4 Selfie, que estão na mesma faixa de preço e têm suas vantagens.

Tabela comparativa entre o Lenovo Vibe A7010 e o Moto X Play (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.