O YouTube está expandindo a lista de formatos de vídeo suportados, de modo que o usuário tenha menos trabalho na hora de publicar conteúdo em seu canal. Porém, ainda há algumas extensões não aceitas pela plataforma, requerendo uma conversão antes de fazer o upload.

Problemas com login no YouTube? Veja como resolver e se conectar

Se você não usa um programa de edição profissional e precisa converter um vídeo para o YouTube, confira dicas de programas que podem ajudar – os formatos aceitos são MOV, MPEG4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, 3GPP e WebM.

YouTube: conheça seis conversores de vídeo para plataforma (Foto: Reprodução)

Handbrake

Handbrake está entre os softwares preferidos de muitos youtubers porque é gratuito e open source, o que significa que você pode contar com alto desempenho sem ser importunado por anúncios. Além disso, ele não é distribuído com softwares extras indesejáveis, tornando-o recomendável até para usuários iniciantes que não querem ter dor de cabeça na hora da instalação e ainda tem versões para Windows, Mac e Ubuntu.

Handbrake é open source, multiplataforma e muito eficaz (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Freemake Video Converter

O Freemake Video Converter aceita diversos formatos e ainda facilita o trabalho ao oferecer atalhos para mídias específicas. Isso significa que, com um clique, é possível converter seu vídeo para um dos formatos suportados pelo YouTube, sem perder tempo procurando saber quais são aceitos e como são as melhores configurações de saída. O software também oferece recursos extras interessantes, como queima de DVDs e edições simples no vídeo antes da publicação.

Freemake Video Converter permite até editar vídeos antes de mudar formato (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

FFmpeg

Outra opção para os amantes do código livre é o FFmpeg, um conversor extremamente leve e sem interface, baseado unicamente em terminal de comando. Com versões para Mac, Windows e várias distribuições do Linux, ele utiliza a biblioteca ffmpeg para converter vídeos facilmente, utilizando o máximo desempenho do seu computador, que não estará consumindo recursos para manter o próprio conversor rodando. Seu ponto fraco está na usabilidade, pois é preciso conhecer uma lista de comandos para converter.

... -SJxH6jlh9pkj510TvBOSw=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/01/28/ffmpeg-funciona-direto-no-terminal-de-comando.png" alt="FFmpeg funciona direto no terminal de comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="409" width="695">FFmpeg funciona direto no terminal de comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Any Video Converter

Any Video Converter é um programa para Windows e Mac que permite converter seu vídeo para vários formatos, incluindo todos os aceitos pelo YouTube. Seu ponto alto está na variedade de ajustes de dimensões e codecs, ao mesmo tempo em que permite conversões em lote. Além disso, permite fazer pequenas edições e ainda baixar vídeos online, algo útil se você prefere programas com múltiplas funções. Sua interface não é tão bonita e a versão final é paga, mas vale a pena testar.

Any Video Converter permite converter vários vídeos ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Format Factory

O clássico Format Factory ainda é uma das principais opções de conversão no PC, principalmente devido à variedade de formatos suportados. É possível não só mudar a extensão de vídeos, mas transformá-los em áudio, converter imagens e músicas, entre muitas outras opções. Ele traz controles avançados de bit rate e outros elementos que podem ser modificados para diminuir o tamanho de um vídeo que ficou grande demais.

Format Factory oferece conversão para centenas de formatos de vídeo, foto e áudio no PC (Foto: Divulgação)

Online Video Converter

Se você quer fugir de programas instalados no computador, Online Video Converter é uma boa opção. Ele faz o que se espera de um conversor online: é rápido no upload, no processamento e no download do vídeo com formato alterado. Além disso, ele traz opções avançadas de codificação, com escolha de codec e até limitação de tamanho antes de converter. O site ainda oferece integração com Dropbox e Google Drive para importação do vídeo original da nuvem.

Online Video Converter é conversor online que permite ajustar qualidade (Foto: Divulgação)

Como baixar vídeo do YouTube com o Internet Download Manager? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.