Lembra do Windows 95 ? Um projeto criado pelo desenvolvedor escocês Andrea Faulds deixa os fãs da Microsoft matarem as saudades do velho sistema operacional, que fez vinte anos em 2015. Usando apenas o seu navegador, o site (win95.ajf.me) é capaz de emular quase que completamente o software e seus programas habituais, incluindo jogos clássicos para desktop como Paciência Spider e Freecell.

Dez motivos para vocês instalar o Windows 10

A boa notícia é que você não precisa instalar nenhum programa ou extensão adicional, basta visitar o endereço e rodas o Windows 95 no seu browser web.

Windows 95 (Foto: Reprodução/InternetArchive)

A plataforma foi construída com o emscripten, um emulador que mistura C++ e javascript, e o DOSBox, um shell para Linux que aceita comandos de DOS. Para rodar, o site precisa baixar a imagem do sistema operacional, que possui 47 mb compactada, o que pode tornar o carregamento lento em conexões de baixa velocidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para usar o sistema operacional, basta abrir o site e esperar. Mesmo após este passo, o site demora um tempo para funcionar devido à incompatibilidade dos softwares atuais com o Windows 95, o que diminui a performance.

Embora o emulador funcione em qualquer navegador, a recomendação de Faulds é que os usuários usem o Firefox. A emulação também está programada para ser interrompida caso fique muito lenta para evitar falhas nos navegadores.

Emulador roda Windows 95 em qualquer navegador sem instalar programas (Foto: Reprodução/Andrea Faulds)

Outra limitação da emulação é que ela salva todos os seus arquivos na memória RAM, o que significa que todas as alterações feitas são perdidas tão logo o sistema seja reiniciado no seu navegador.

Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem? Comente no Fórum do TechTudo.

Faulds lembra que o Windows 95 ai

... nda é protegido por copyright, mas seu projeto, por não ter fins comerciais e ser educativo, seria uma exceção prevista na lei de Fair Use americana. Por isto, antes de rodar o emulador, o site exibe um alerta informando que o uso do sistema pode ser ilegal.

O Windows 95 é um sistema operacional da Microsoft, de 16/32 bits. O software foi lançado em 24 de agosto de 1995 e revolucionou o mercado de sistemas operacionais na época. As mudanças do Windows 3.1 para o Windows 95 foram tão impactante que fizeram com que a Microsoft se tornasse a maior distribuidora de sistemas operacionais. Tudo começou com o velho Windows 95; vale recordar.

Via The Next Web e WinBeta



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.