O Internet Download Manager é um aplicativo que pode centralizar todos os downloads que você realiza da Internet, desde baixar vídeos do YouTube a arquivos diversos, disponíveis em vários tipos de páginas da rede.

Vantagens e desvantagens de usar um gerenciador de downloads

No tutorial a seguir, você vai ficar por dentro de como usar essas funções para baixar vídeos, pacotes, arquivos comuns e até cancelar ou pausar um download. Tire todo o proveito dos recursos que o aplicativo traz ao seu computador.

Garanta que o complemento de navegadores do aplicativo está ativo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

1) Ative os complementos de navegador

Passo 1. Para funcionar corretamente o Internet Download Manager precisa ter seus complementos ativados nos navegadores que você usa.

Abra o menu "Opções" para configurar a integração com navegadores (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Depois de realizar essa tarefa, você pode integrar ainda mais o programa com os navegadores. Para isso, acesse “Opções”.

Selecione o navegador que você utiliza para que ele tenha integração com o Internet Download Manager (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na aba “Geral” marque os navegadores com os quais você deseja maior integração. Com isso, sempre que você iniciar um download, o Internet Download Manager será acionado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2) Como fazer downloads de vídeos do YouTube

O Internet Download Manager pode baixar vídeos diretamente do YouTube, mas para isso, o usuário precisa ativar os complementos de navegador do aplicativo, instalados automaticamente para Chrome e Firefox. Antes de prosseguir, certifique-se de que seguiu a nossa dica anterior.

Com complementos ativos, IDM passa a exibir botão para download de vídeos no YouTube (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Com o plugin em funcionamento, é hora de abrir o vídeo que você quer baixar. Observe que no topo do quadro, há o botão “Baixar este vídeo”. Para iniciar o procedimento, clique e escolha o formato e qualidade de arquivo que você deseja.

Clique no botão assinalado para definir o local de download (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. O Internet Download Manager exibirá uma janela que permite a escolha da pasta onde você dese

... ja salvar o arquivo de vídeo. Nela também é possível colocar o download em espera. Depois de tudo pronto, clique em “Iniciar download”.
Janela mostra diversas informações sobre o progresso do download (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. A janela a seguir mostra o progresso da tarefa, com informações detalhadas sobre velocidade de transferência, origem do arquivo e opções interessantes, como limite de velocidade para que o download não comprometa a navegação em conexões mais lentas.

Janela avisa sobre a conclusão do download (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Ao fim do download, uma janela será aberta informando o usuário sobre a conclusão da tarefa. Por ali, é possível abrir o arquivo ou a pasta em que ele foi baixado.

IDM preserva histórico de downloads realizados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Todo download concluído acaba armazenado no histórico do Internet Download Manager. Dessa forma, você pode resgatar facilmente arquivos antigos baixados com o aplicativo.

3) Como baixar arquivos comuns de Internet?

Procedimento de download de arquivos comuns é bastante semelhante com o de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Se para vídeos era necessário o uso de complementos, para baixar arquivos genéricos não há essa necessidade. Abra a página que contem o arquivo que você deseja.

4) Como limitar a velocidade do download?

É possível limitar a velocidade dos downloads com o aplicativo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. O Internet Download Manager tem dois recursos interessantes para gerenciar downloads. A primeira função é pausar o processo para retomada posterior e a segunda, que veremos agora, é a definição de limites de velocidade.

Defina a velocidade que você acredita ser a ideal para as suas circunstâncias (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Para definir um limite, marque a opção “Limitar a velocidade”. No campo inferior, digite o valor que você considera adequado.

5) Como pausar um download?

O recurso de pausar é oferecido pelo programa, mas sua disponibilidade depende do tipo de arquivo a ser copiado de um site. Em alguns casos, a ferramenta pode não ser suportada.

Para ser possível pausar um download, o recurso deve ser suportado pelo site e tipo de arquivo sendo baixado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Para saber se o arquivo pode ser pausado, basta observar as informações da janela de acompanhamento de download.

Para continuar, basta clicar no botão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Para pausar, clique no respectivo botão. Para prosseguir, é só clicar em “Continuar”.

Quais os benefícios de um gerenciador de download? Veja no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.