Os usuários que preferem conectar seus dispositivos com tecnologias sem fios têm algumas opções para fugir do básico USB. A dica também é válida para quem perdeu cabo ou prefere transferir fotos, vídeos e demais mídias de forma prática entre o celular, computador e até na Smart TV. 

Veja cinco dicas e truques para fazer o seu cabo USB durar muito mais

Entre as opções, estão disponíveis aplicativos gratuitos para conectar os dispositivos, dongle do Google e o popular Wi-Fi. Confira as dicas na lista completa e livre-se dos cabos, caso o excesso deles esteja incomodando você.

Descubra tecnologias que podem substituir o cabo USB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1) Bluetooth

A popular conexão via Bluetooth permite transferir dados entre o celular, computador, TVs e smartwatches de forma simples e sem cabos. Basta fazer o pareamento entre os dispositivos e verificar o código de confirmação para conectar. Para saber mais, confira este tutorial.

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Tecnologia Bluetooth permite conectar dispositivos sem precisar de fios (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

A tecnologia é gratuita e está incluída em diversas categorias de eletrônicos, até em smartphones e tablets mais básicos. Para quem gosta de dirigir ouvindo música, muitos modelos de carros incluem o Bluetooth no sistema de áudio, o que evita o uso do cabo USB: basta parear com o celular para acessar a playlist.

2) Apps que transferem dados entre PC e celular

Quer enviar suas fotos do celular para o PC, mas está sem o cabo? Alguns aplicativos podem ser bem práticos nesse caso. Para começar, o app Portal permite conectar o computador e o Android usando um QR Code. Além desse, o Send Anywhere utiliza um plugin no Chrome e app que permite abrir imagens, textos e áudios enviados entre os dispositivos.

Recurso Send Anywhere permite enviar arquivos entre dispositivos de forma simples (Foto: Divulgação/SendAnywhere)

Outra opção está no popular app Pushbullet, que inclui uma função multiplataforma para conectar os dispositivos, permitindo abrir as notificações do celular na tela do PC. Já o AirDroid também utiliza redes sem fio, permitindo gerenciar e transmitir arquivos entre o Android e sistemas operacionais Windows, Mac OS ou pelo navegador Web de forma gratuita.

3) Vi

... a Wi-Fi

O Wi-Fi também pode ser utilizado para transmitir dados e arquivos entre computadores e dispositivos móveis. A rede sem fio pode conectar em algum dos aplicativos já mostrados ou aliar com outras tecnologias como o DLNA, que permite enviar conteúdo entre aparelhos como computadores e Smart TVs. Veja como configurar a transmissão Wi-Fi entre os dispositivos neste tutorial.

A rede Wi-Fi também pode ser utilizada para conectar dispositivos gratuitamente (Foto: pond5)

Outro modo de usar o Wi-Fi para compartilhar arquivos sem precisar do cabo USB é criando uma rede de computadores. É necessário ajustar na “Central de Rede” quais dados e pastas deseja que os usuários conectados acessem. Para funcionar, os computadores ou notebooks precisam estar conectados no mesmo Wi-Fi e registrados na rede.

4) Chromecast

A única opção que vai precisar de um investimento maior para substituir o cabo USB é o Chromecast. O dongle do Google custa a partir de R$ 189 em lojas nacionais e permite conectar dispositivos móveis, como tablets e smartphones, além de computadores com uma TV. Para funcionar, o aparelho só precisa ter uma entrada HDMI e os dispositivos estarem sincronizados na mesma rede.

Chromecast permite conectar computadores, celulares e TVs sem usar fios (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Com o Chromecast, o usuário poderá espelhar a tela do celular e do PC na TV para fazer apresentações, visualizar filmes, fotos e demais mídias com áudio e vídeo. Além disso, estão disponíveis dezenas de apps com streaming direto como Netflix, Spotify e YouTube. Veja algumas dicas das funcionalidades do Chromecast nesta lista.

Posso usar a Internet do PC no celular via cabo USB? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.