O Internet Archive (Archive.org) lançou um verdadeiro museu virtual dos vírus mais populares das plataformas MS-DOS e Windows. O site está disponível desde a última sexta-feira (5) e ajuda conhecer como evoluíram e agiram os malwares. 

Melhores antivírus grátis para Windows

Cada item com um tipo de ameaça exibe as informações completas e está disponível até um emulador, que simula como o vírus aparecia na tela do computador afetado. Confira e relembre como eram os vírus nos anos 80 e 90 nos computadores.

Internet Archive cria Museu do Vírus e simula malwares como Crash no seu computador (Foto: Reprodução/Archive.org)

Para quem está curioso sobre o funcionamento dos vírus antigos, o “The Malware Museum” (ou Museu do Malware, em português) permite acessar um acervo interativo com dezenas de vírus. Visite o endereço ao lado no browser (archive.org/malwaremuseum).

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Ao abrir um dos itens, o usuário pode ativar um emulador, no topo da tela, que permite visualizar a aplicação do malware na máquina. O usuário não precisa se preocupar, já que a parte maliciosa do programa foi removida, ficando apenas um simulador.

Archive.org oferece museu virtual de vírus e malwares (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Alguns itens ofereciam até visualizações criativas, como o “Elvira.G.GOM” que tem um letreiro que lembra os créditos da saga Star Wars. O internauta consegue saber quais eram as ações prejudiciais do malware no computador, como impedir troca de mensagens ou até inatividade da máquina. 

Atualização do Windows 10 funciona em computadores com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

Quem preferir, pode fazer uma busca personalizada com a barra de pesquisa do site ou exibir por ordem de relevância, visualizações, título e criador.

... jpg" alt="Site simula como o malware afetava o computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="391" width="695">Site simula como o malware afetava o computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assim é possível reviver um pouco da Internet dos anos 80 e 90, com material interessante para quem está fazendo alguma pesquisa ou é curioso sobre o assunto. Estão presentes os mais diferentes tipos, com o Skynet, Morse, Crash e até versões que forçavam a popular “tela azul” de erro no Windows.

A interface do "Museu do Vírus" está disponível apenas em inglês e é gratuita para acessar online.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.