Em Altered Beast o jogador controla um centurião que é ressuscitado por Zeus para cumprir uma nobre missão: salvar a deusa Atena. O clichê de donzela em perigo contrasta com criaturas sinistras e temática soturna. Confira as curiosidades mais interessantes deste clássico inesquecível do Mega Drive.

Streets of Rage: curiosidades e polêmicas sobre o clássico do Mega Drive 

“Rise from your grave”

Diálogos em áudio são algo comum nos games da atualidade, mas nos anos 80 e 90, o conceito era muito futurista. Para demonstrar o poder do processador de áudio do seu novo console, a Sega lançou Altered Beast junto com o Mega Drive.

Altered Beast: Transformações em animais e Mitologia Grega marcaram os jogadores da geração 16bits (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Ao iniciar o jogo, os gamers eram surpreendidos com a frase “Rise from your grave”, ou pelo menos deveriam ser, já que o áudio tinha tão pouca qualidade que a frase ficava livre para qualquer interpretação.

Altered Beast foi lançado junto como o Mega Drive para mostrar potencial do chip de áudio (Foto: Reprodução / Wikipedia)

Além das novidades no áudio, o jogo também apresentava gráficos impressionantes para a época. Vale lembrar que o máximo em visual para videogames caseiros até então eram os consoles Master System e Nintendo 8 bits.

Qualidade superior ao arcade

Altered Beast foi lançado originalmente para máquinas arcade e depois portado para Mega Drive. Era comum uma grande perda de qualidade em conversões de games de fliperama para consoles caseiros, mas não foi o que aconteceu com Altered Beast.

Altered Beast: Versão para Mega Drive tinha melhores efeitos de transição ao fundo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

A versão do Mega Drive é muito parecida com a dos fliperamas. Apesar de ter um visual levemente inferior, há uma coisa em que a versão do Mega é melhor, o efeito parallax nos cenários. Eles ajudam a dar noção de movimento e mostram que a versão do Mega Drive tem mais camadas de sprites que a versão para fliperamas.

Trilha sonora marcante

Diálogos, risadas e outros sons estranhos não eram a única coisa interessante no áudio de Altered Beast. Sua música tema ficou marcada para sempre na memória dos jogadores. Em 2004 a banda nacional de heavy metal, Mega Driver, lançou uma versão da música tema do jogo. A combinação de Guitarra com a melodia original parece ter se misturado perfeitamente, pois não demorou para surgir outras versões, incluindo a do vídeo abaixo, que parece ter saído de um álbum de Doom Metal.

Tudo não passava de uma peça de teatro

Como dito acima, há algumas diferenças visuais entre as versões de Altered Beast, e a principal se encontra no encerramento do jogo. A versão para Mega Drive exibia o centurião e

... Atena juntos, mas a versão para arcade possuía um encerramento completamente diferente.
Final de Altered Beast nos arcades deixa claro que tudo era uma peça de teatro (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Ao terminar o jogo no fliperama, o jogador é presenteado com uma cutscene que mostra que tudo não passava de uma peça de teatro. Outras versões do jogo, como a do PC-Engine, também reforçam essa ideia.

Atena Crucificada

Além da capa com arte demoníaca, Altered Beast gerou polêmica com uma cena que aparece entre as fases. A cena em questão mostra a filha de Zeus crucificada, e Neff, vilão do game, fazendo algum tipo de ritual.

Visual sombrio da capa de Altered Beast e crucificação de personagem deve ter assustado algumas mães (Foto: Reprodução / Vice)

Como todos sabem, videogames nos anos 80 e 90 eram considerados praticamente brinquedos. Entretanto, isso não impediu os desenvolvedores de lançar games com temática sombria, como foi o caso de Altered Beast, Shadow of the Beast, Castlevania e muitos outros.

Alex Kidd morreu e sua tumba está em Altered Beast

Já pensou se a Nintendo decidisse enterrar seu mascote e nunca mais lançar um jogo sobre ele? Foi mais ou menos o que aconteceu com o Alex Kidd. Com apenas um único jogo para Mega Drive, o ex-mascote da SEGA parece ter sido sepultado em Altered Beast.

Túmulos de Alex Kidd e sua namorada Stella estão em Altered Beast (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Durante a primeira fase, várias tumbas surgem do solo e todas elas contêm o nome Stella, e em algumas está escrito Alex. Esses nomes podem ser referências a Alex Kidd e sua namorada, Stella.

Fotos dos desenvolvedores

Equipe que desenvolveu o game deixou foto de recordação no final de Altered Beast (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Durante o encerramento do jogo é possível ver uma foto da equipe de produção do game. Apelidada de “Team Shinobi”, a foto traz as iniciais de cada produtor.

Vilão aparece em Detona Ralph

Poucos gamers perceberam Neff na sua forma final em Detona Ralph (Foto: Divulgação / Disney)

Em Detona Ralph, de 2012, há uma cena em que vários vilões se juntam para uma espécie de terapia coletiva. Nesse banho de nostalgia, é possível ver inimigos clássicos como Dr. Robotinik, Bison, Bowser e um rinoceronte que pode ter passado despercebido por muita gente. Esse rinoceronte, é na realidade Neff, em sua última forma, apresentada apenas no final de Altered Beast.

Versão para NES

A grande maioria dos jogadores conheceu Altered Beast apenas pela sua versão para Mega Drive, de longe, a mais popular. Mas a SEGA lançou ports do jogo para todo tipo de plataforma. O game possui versões para Sega Master System, PC Engine, PC Engine-CD, Atari ST, ZX Spectrum, Commodore 64, Amiga e MS-DOS.

Versão não oficial para NES tinha mais fases que o original (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Porém, a versão mais curiosa de todas é justamente a que foi desenvolvida para o console rival da SEGA, o Nintendo 8 bits. Essa versão, foi lançada de forma não oficial apenas no Japão. Apesar do visualmente inferior, Altered Beast para NES destacava-se por possuir mais fases que o game original.

Sequências, remakes e o desastre no Playstation 2

Altered Beast possui apenas uma sequência direta. Lançada para Game Boy Advance, Altered Beast Guardian of The Realms, conta com a mesma jogabilidade que o game original. O título para GBA de 2002, no entanto, passou desapercebido.

Quem chamou atenção, mas de forma negativa, foi o remake em 3D lançado para Playstation 2. Ao retirar completamente a mitologia grega, Project Altered Beast perdeu um dos seus elementos mais interessantes e ficou conhecido como um dos jogos mais decepcionantes do PS2.

Quais são os melhores consoles de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.