O cabo USB tipo C será em breve o mais comum do mercado. Porém, no momento, ele passa por uma fase de transição, onde as fabricantes só agora começam a lançar os primeiros produtos com a tecnologia, de forma bem modesta. Mas é apenas uma questão de tempo até todos os notebooks, computadores e smartphones usarem a porta do padrão USB tipo C.

Conheça o USB-C e saiba por que ele estará em todo gadget em breve

O novo padrão traz muitas vantagens, é verdade. Mas, como tudo na vida, há também seus pontos negativos. Por isso, preparamos este artigo que irá elencar as críticas e elogios aos cabos USB Tipo C, confira.

Vantagens

Padrão USB-C veio para ficar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

1. A entrada é simétrica

Com certeza isso já aconteceu algumas vezes com você: pegar o cabo ou o dispositivo USB, tentar encaixar na porta, não conseguir, virar o conector para o lado oposto, tentar conectar de novo, não conseguir e só na terceira vez obter êxito no encaixe do cabo USB em sua respectiva porta.

O padrão USB tipo C visa, dentre outras coisas, acabar com esse tipo de problema, que nos faz perder alguns segundos de nossa vida. Os cabos USB do tipo C têm as mesmas medidas nas laterais (2,6 x 8,4 mm). Na prática, isso significa que o cabo vai encaixar de qualquer lado, sem fazer você perder tempo.

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

2. Carregamento rápido

O novo padrão USB-C possibilita que os smartphones sejam carregados com maior potência, isso significa que a bateria vai alcançar o 100% mais rápido. Os gadgets poderão ser carregados com até 3 Amperes e 5 Volts.

Na prática, uma bateria com 2.500 mAh, como a do Galaxy S6, seria totalmente carregada em 50 minutos, apenas. Já uma bateria com 3.100 mAh, como a do XPeria Z3, levaria um pouco mais de uma hora para ir de 0 a 100%.

3. Alta durabilidade

De acordo com as especificações técnicas do padrão USB-C, ele foi feito para suportar até 10 mil conexões. Então, imaginemos o cenário que você carrega o seu smartphone uma vez por dia. Assim, você poderá usar o mesmo cabo durante 10 mil dias. Ou seja, isso corresponde a 27 anos, 4 meses e 18 dias.

Claro, daqui pra lá o padrão USB já vai ter mudado e você já vai estar no seu décimo smartphone, mas é bom saber que da alta durabilidade.

4. Eles poderão carregar até mesmo notebooks

Já vimos que ele pode carregar nossos celulares mais rapidamente, mas você sabia que ele também poderá carregar a bateria de notebooks? Segundos suas especificações técnicas, o novo padrão USB-C pode suportar uma potência de até 100 Watts. Essa potência é usualmente encontrada em notebooks. Portanto, cabos do tipo USB-C proprietários poderão também ser usados para recarregar a bateria de notebooks, ultrabooks e outros dispositivos compactos.

5. Maior taxa de transferência

Os novos cabos USB-C possuem também velocidades de transferência maiores. O padrão de cabos USB 3.1, que atingem até 10 Gb/s. Isso significa passar um filme em 4K e com 60 quadros por segundo em poucos segundos.

Desvantagens

Padrão USB-A é o mais utilizado atualmente, enquanto algumas fabricantes começam a apostar no USB-C ( Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

1. Ausência de adaptadores

Como mencion

... ado no início deste artigo, o padrão USB-C passa por um processo de transição, onde os padrões antigos estão sendo substituídos. Por isso mesmo, a grande maioria de aparelhos ainda utilizam o padrão tradicional.

Desta forma, ainda é difícil encontrar adaptadores para cabos USB-C. Quase nunca conseguimos encontrar e, quando encontramos, eles são bastante caros. Portanto, não parece ser uma vantagem adquirir um cabo desse tipo no momento.

O cabo USB-C vai emplacar? Comente no Fórum TechTudo

2. Incompatibilidade

O padrão USB-C, infelizmente, ainda é incompatível com diversos acessórios utilizados em notebooks, smartphones e tablets. Apenas acessórios proprietários usam o padrão. Assim, usar um cabo USB-C se torna um ato bastante caro.

3. Riscos

Se você quiser fugir dos custos e comprar cabos USB-C não certificados ou de baixa qualidade (basta ver os preços), pode acabar colocando o seu equipamento e você mesmo em risco.

Um engenheiro da Google, Benson Leung, ao testar um cabo USB-C de baixa qualidade em seu Chromebook, viu o equipamento literalmente fritar em sua frente. Assim, ao se comprar cabos muito baratos, submetemos nossos aparelhos eletrônicos a um risco desnecessário.

4. Perigo nos cabos de dois tipos

Alguns cabos possuem uma ponta no padrão USB-C e a outra no padrão antigo. Isso pode ser perigoso pois as duas usam tensões e correntes elétricas bem diferentes. Cabos de baixa qualidade podem tentar fazer com quê a porta USB tradicional trabalhe numa tensão para a qual ela não foi projetada.

Desta forma, o resultado pode ser desastroso, como o exemplo da explosão do notebook que citamos acima.

Assim, embora o novo padrão USB-C seja realmente promissor e, em pouco tempo, se torne a maioria no mercado, ele ainda guarda algumas desvantagens e riscos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.