Um novo vírus para Android foi descoberto pela empresa de segurança online Heimdal. Segundo os pesquisadores dinamarqueses, o malware permite que hackers ganhem o status de administradores dos telefones invadidos. Com isso, eles conseguem roubar dados e/ou apagar todo o conteúdo que estiver no aparelho. O vírus se chama Mazar, pode ser transmitido via SMS e já teria infectado mais de 100 mil aparelhos.

Como usar o antivírus do Clean Master e corrigir problemas no Android

O Mazar só afeta smartphones que permitem instalação de aplicativos de terceiros (que é um processo comum, feito por muitos para instalar arquivos no formato “.apk” no Android). Ele é enviado por SMS com um link para instalação do malware. Caso a pessoa realize o download, automaticamente está dando o direito de “administrador” ao invasor, que ganha carta branca para fazer tudo o que quiser no dispositivo.

Novo vírus é capaz de causar sérios prejuízos no Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A questão é que, além de roubar dados e poder apagar conteúdo do celular, o vírus tem capacidade de fazer ligações e inscrever o número em serviços de SMS premium – que têm cobranças de valores mensais por determinadas funcionalidades. “Ele pode causar muito dano. Inclusive, gerando uma conta de telefone bem alta para o usuário”, explicou Morten Kjaersgaard, diretor-executivo da Heimdal.

Download grátis o app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Por enquanto, o vírus foi descoberto somente em aparelhos com Android 4.4 e o grupo possivelmente afetado está na região da própria Dinamarca. Ainda não há informações sobre sua extensão para fora do país. De qualquer forma, é mais um alerta de segurança no Android, que sofre com este tipo de malware há muito

... tempo. Para evitar problemas, o Google recomenda que só se instale conteúdo direto da Google Play Store.

Via Phone Arena e BBC

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.