XCOM 2 é um game de estratégia por turnos lançado para PC, Mac e Linux e dá sequencia ao XCOM: Enemy Unknown. A humanidade perdeu a guerra contra os invasores alienígenas e agora vivem em uma sociedade controlada pelos ETs.

Confira o review completo de XCOM 2

Na luta para restabelecer o controle do planeta, o jogador poderá escolher as habilidades de cinco diferentes classes para derrotar os inimigos no campo de batalha. Confira agora a análise de cada classe com destaques para seus pontos fortes e fracos.

Confira dicas para mandar bem com cada classe em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

Ranger

A classe Ranger, equivalente à Assault em XCOM, é focada no combate a curta distância, onde a habilidade de usar shotguns e espadas são decisivas para a vitória. Graças à sua mobilidade e habilidade adicionais,  os Rangers são extremamente eficazes para reconhecimentos. Além das espingardas e espadas, a classe também tem acesso a rifles de assalto, porém pelo fato de atacar de perto, as espingardas são uma escolha melhor.

Ranger são ótimos para ataques a curta distância e reconhecimento de área em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

Tenha em mente que o elemento chave é a capacidade de usar a espada. Ela permite ao Ranger executar ataques extremamente poderosos e precisos.

Contudo há uma desvantagem. Cada ataque possui uma pequena chance de errar, permitindo que o soldado inimigo contra-ataque. Caso não esteja certo de que o ataque irá finalizar o inimigo ou se houver outros inimigos por perto, não recorra aos ataques corpo a corpo, pois poderá perder rapidamente um soldado valioso.

Specialist

A classe Specialist foca-se em apoiar sua equipe, onde o soldado terá acesso a diversas habilidades que irão aumentar a eficiência de seus soldados, melhorar seus kits médicos, curar toda a equipe com apenas um movimento e causar sérios estragos nas fileiras inimigas. Os principais equipamentos da classe Specialist são o rifle de assalto e o drone GREMLIN.

Os especialistas são fundamentais para apoio e operações que necessitam de habilidades especiais em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

O drone GREMLIN permite usar a maioria de suas habilidades. Ele permite curar os companheiros de longe, procurar inimigos por área, aumentar capacidades ofensivas e defensivas de um soldado específico e hackear inimigos e alvos a grandes distâncias. Atualizar o GREMLIN aumenta a eficiência de hacker do Specialist, permitindo avançar pelos sistemas de segurança do inimigo ainda mais facilmente. Procure sempre ter um soldado Specialist do seu lado em cada equipe.

Grenadier

A classe Grenadier sofreu uma única mudança em relação ao primeiro jogo: o soldado usa um lançador de granadas em vez de um lançador de foguetes. Isso permite ao Grenadier arremessar projéteis mortais a grandes distâncias. E uma série de habilidades

... aumentam sua eficiência, seja aumentando o raio de explosão, a quantidade de granadas transportadas ou simplesmente o dano.
Ótimos para acabar com inimigos reunidos. Use e abuse de suas granadas em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

Eles são equipados com metralhadoras pesadas e, por também carregarem um lançador de granada, não podem ter uma pistola, recebendo assim uma granada bônus em troca.

Sharpshooter

Especialistas em combates a longa distâncias, um soldado pode massacrar qualquer inimigo com seus rifles de alta precisão. Por outro lado, o sharpshooter em XCOM 2 é extremamente vulnerável em combates de curta distância, e é por isso que sempre se deve ter um soldado perto para protegê-lo.

Esses atiradores de elite são mortais a longa distância, porém a situação fica feia quando confrontados a curta distância em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

Com as habilidades apropriadas, o Sharpshooter será capaz de disparar a partir de qualquer lugar e fora do alcance de contra-ataques dos inimigos. A pistola é o equipamento secundário da classe e é, curiosamente, uma arma bastante eficaz.

As habilidades combinadas de rifle e pistola permitem algumas combinações bem interessantes. Usando a habilidade de rifle “Death from Above”, você poderá executar uma ação extra quando eliminar inimigos que estão em locais abaixo de você. Combine isso com a habilidade de pistola “Fan Fire”, que permite à esta classe atirar três vezes consecutivas com a pistola em um único alvo, e seu soldado poderá causar bastante dano em apenas um turno.

Psi Operative

A classe Psi Operative é a última do jogo e a única que não é possível acessar no começo. Você terá que desbloqueá-la. A classe se concentra no uso da energia Psi para aumentar a eficiência de aliados e perseguir inimigos. Podem usar apenas rifles de assalto, enquanto que sua arma secundária é usada pelo item necessário para usar suas habilidades: o Psi Amp. Sua mais poderosa habilidade é Domination, na qual permite ao jogador controlar permanentemente a mente de um soldado inimigo no campo de batalha e o transformar em aliado. Apenas uma dominação bem-sucedida pode ser realizada por missão.

Esta classe especial não estará disponível no começo, mas poderá ser desbloqueada mais para frente em XCOM 2 (Foto: Divulgação)

Outro ponto que diferencia a classe é a ausência de limite quanto às habilidades de aprendizagem. Os soldados podem aprender todas as habilidades, desde que você tenha tempo suficiente para fazê-lo. Além disso, a seleção de habilidades não é limitada como nas outras classes. Ou seja, não há "níveis" de habilidades e cada treinamento da classe permite a escolha de três diferentes habilidades para aprender.

Você prefere games de estratégia em tempo real ou em turnos? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.