O OLX é um dos maiores sites de compra e venda de produtos usados no Brasil. Ele conecta milhares de pessoas interessadas em vender itens que não usam mais com pessoas que desejam comprá-los.

Vai comprar no OLX? Veja 5 dicas de segurança e de pagamento

Por isso é importante que os anúncios do site sejam confiáveis. Para isso, é importante adotar algumas práticas que vão garantir a confiabilidade do site e também evitar que você seja banido do serviço. Acompanhe agora 11 dicas para criar um anúncio correto e não ser banido do OLX.

Veja as dicas para fazer bons anúncios no OLX (Foto: Divulgação/OLX)

1. Anúncios de pessoas físicas

Se você é pessoa física e deseja anunciar algum produto no OLX, é importante que esse item seja de seu uso pessoal. Ou seja, se você comprou ou produziu algum item com o intuito de revender, o OLX não é o melhor lugar para anunciar.

Só use o OLX para anunciar coisas que você comprou para uso pessoal e não para revenda. Por exemplo, celulares e tablets usados, roupas, móveis, etc.

2. Anúncios de pessoas jurídicas

Pessoas jurídicas e pessoas físicas com atividades comerciais também podem anunciar no OLX, desde que isso fique bem claro. Quem decide se um anúncio é profissional ou particular é a própria empresa, que segue suas próprias regras.

Se você possui mais do que seis anúncios na categoria imóveis, veículos, barcos ou empregos, você já é considerado como um anunciante profissional na OLX. Outra possibilidade é ter mais de 100 anúncios ao todo.

Outro tipo de anúncio que é considerado profissional são os da categoria “Empregos e Negócios: Serviços”. O OLX só aceita anúncios de empregos oferecidos diretamente para famílias, como empregada doméstica, cozinheira, motoristas, enfermeiras, acompanhante de idosos e etc.

Confira dicas para fazer bons anúncios no OLX (Foto: Divulgação/OLX)

3. Anúncios duplicados

É proibido o anúncio do mesmo produto duas vezes. Além disso, em um mesmo anúncio, é proibido oferecer mais de um produto. Outra prática proibida pela empresa é remover um anúncio para republicá-lo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

4. Propagandas

Propagandas são proibidas no OLX. O único intuito do site é permitir anúncios de itens usados. Se você tem uma empresa, não crie anúncios para postar no OLX. Procure por meios próprios para este fim.

5. Oferecimento de serviços

Antes de oferecer um serviço, certifique-se de que ele está de acordo com as leis vigentes no país. Em outras palavras, é proibido anunciar serviços ilegais ou com salários abaixo do piso da categoria.

6. Como elaborar um anúncio

O título deve descrever apenas o produto ou o serviço. Por exemplo: iPad Air 64 GB.

São proibidos links para outros sites nos anúncios. Anúncios parecidos com outros (títulos ou descrições semelhantes) serão deletados. Os que contenham qualquer tipo de ofensa ou discriminação também.

7. Categorias

Escolha uma categoria que melhor descreve o seu produto. Isso facilita a busca de outros usuários. Por exemplo, se você possui uma placa-mãe para anunciar, coloque-a na categoria de “PCs e computadores” e não em “Celulare

... s e telefonia”.

8. Imagens

Para não ter seu anúncio excluído por conter imagens ruins, procure utilizar imagens de produção própria. É proibido usar logotipos de empresas e imagens de outros anunciantes. Fotos de crianças, pessoas com traje de banho e lingerie também são proibidas.

9. Cuidado com produtos e serviços ilegais

O OLX permite a veiculação de anúncios de produtos e serviços legalizados. Tudo que é proibido por lei também é proibido na OLX, como anúncios de entorpecentes ou serviços de prostituição.

A empresa mantém uma página onde lista todos os produtos e serviços ilegais. Basta clicar neste link (olx.com.br/produtos-servicos-nao-permitidos) para conferir.

Como bloquear sites com o Avast? Veja dica no Fórum do TechTudo e pergunte.

10. Publique sempre ofertas reais

Se o OLX identificar alguma oferta irreal, ela será retirada do site. Sempre preencha o campo “Preço” com um valor razoável e justo. Você também pode deixar este campo em branco, especialmente se o anúncio for para doação ou troca.

Se o vendedor aceitar pagamentos parcelados, ele deve deixar isso claro, incluindo o valor das parcelas, na descrição do anúncio.

11. Localização do produto ou serviço

Você só poderá criar anúncios de produtos ou serviços que estejam no Brasil e, também, na região onde você reside ou está no momento. Anúncios de itens localizados fora do Brasil não serão permitidos.

Seguindo essas dicas, você jamais será banido do serviço ou terá algum tipo de problema com seus anúncios.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.