O Galaxy S7, novo top de linha da Samsung foi apresentado neste domingo (21), no MWC, com uma câmera potente: funções, sensores e lentes poderosos. A fabricante tem investido cada vez mais em boas configurações de câmera para os celulares da linha Galaxy. Tanto que o Galaxy S7, mesmo com fotos de menor tamanho - 17 megapixels -, tem recursos muito mais avançados que seus antecessores.

Comparamos as câmeras do Galaxy S5 e S6; veja as diferenças

Com o lançamento do sucessor do Galaxy S6, os usuários interessados em comprar um smartphone que captura imagens com qualidade podem ver no novo celular uma opção interessante. Tirar fotos de alta qualidade, gravar vídeos ou fazer selfies, por exemplo, deve ser uma tarefa fácil para o S7 e o S7 Edge. Para conhecer a história dos celulares da série Galaxy, confira a evolução das câmeras desde 2010. 

Câmera do Galaxy S7 em ação (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Galaxy S

O primeiro smartphone da linha Galaxy S foi apresentado pela Samsung em 2010 e já vinha com sistema Android. Naquela época, a tecnologia de câmera era mais básica, mas já fazia frente a vários aparelhos de entrada. A câmera traseira fotografava com 5 megapixels e vídeos em 720p (HD). O celular também contava com câmera frontal, com resolução VGA. No review do TechTudo, você pode conferir mais detalhes sobre o telefone. 

Galaxy S vem com câmera traseira de 5 megapixels e frontal VG (Foto: Divulgação/Samsung)

Galaxy S2

O smartphone lançado em 2011 teve um bom incremento nas câmeras e recursos, quando comparado ao Galaxy S: sensor traseiro de 8 megapixels e gravação de vídeos em Full HD (1080p). Nos modos de disparo, o usuário pode alternar entre detector facial, panorama, beleza - para corrigir imperfeições -, detector de sorriso e modo desenho.

Samsung Galaxy S II tem câmera traseira de 8 megapixels (Foto: Divulgação/Samsung)

O celular ainda conta com flash LED, foco automático, controle de ISO, efeitos (tons de preto e branco, sépia), temporizador, contraste automático, controle de brancos automático, ajuste do valor da exposição. A câmera frontal tem resolução de 2 megapixels, útil para selfies e videochamadas. Saiba mais sobre o Galaxy S2 no review completo

 Galaxy S3

Lançado em junho de 2012 no Brasil, o

... ="semantica-autolink-topico-tip">Galaxy S3 manteve algumas configurações quando o assunto é a resolução de imagem. Na câmera principal, o Galaxy continuou a ter 8 megapixels, gravação de vídeos em 1080p e flash LED. Entre os recursos, é possível ligar e desligar o flash, alterar o modo de disparo, incluir efeitos e alternar entre a lente frontal e a traseira.

Os modos disponíveis são Melhor Foto (para imagens em movimento), Melhor Face (para múltiplos disparos de fotos pessoais), Som e Foto, Detector Facial, Panorama, compartilhamento de foto e a introdução do HDR, que oferece exposição de luz diferenciada para fotos melhores. A câmera frontal tem 1,9 megapixels e possibilita gravações em HD (720p). Confira mais detalhes no review do TechTudo.

Galaxy S3 oferece gravação de vídeos na lente frontal e HDR na traseira (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Galaxy S4

O Galaxy S4, modelo lançado em 2013, teve grande evolução na câmera traseira. A qualidade de imagem passou para 13 megapixels com flash LED, interessante para quem gosta de registrar fotos com melhor resolução. A gravação de vídeos, por sua vez, é de 1080p (Full HD) em 30 fps. A câmera frontal não mudou muito na resolução, com 2 megapixels, mas passou a permitir gravação em Full HD.

Galaxy S4 oferece câmeras com gravação em Full Hd (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Nos modos de disparos foram incrementados novos recursos, que podem ser úteis para fotógrafos amadores, como foco automático, embelezar o rosto, melhor foto, melhor rosto, foto com som, ação (para fotos em sequência de imagens em movimento), foto animada (GIF), HDR, apagador, fotos panorâmicas, esportes e noturno. Para completar, nos modos de gravação de vídeo, é possível escolher entre a qualidade normal, menor para MMS, câmera lenta ou movimento rápido. Veja o review do Galaxy S4 para saber mais. 

Galaxy S5

Com design resistente à água, o Galaxy S5 foi lançado em 2014 pela Samsung. Quando o assunto é câmera, a fabricante investiu bastante para melhorar o componente no celular. O sensor traseiro veio mais potente, com 16 megapixels e destaque para a gravação de vídeos em alta resolução (4K) em 30 fps, com flash LED. Além disso, há recursos como  foco automático e manual (com pontos seletivos) e botão de atalho na tela de bloqueio.

Galaxy S5 vem com poderosa câmera traseira com 16 MP e gravação em 4K (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Nos modos de disparo, existe as funções automáticas, além de embelezar o rosto, foto panorâmica, tour virtual (360º) e câmera dupla (para gravar ou registrar fotos com as duas lentes), temporizador, detecção de face, ajustes manuais de exposição e gravação de áudio. Já a câmera frontal manteve os 2 megapixels e gravação de vídeos em  Full HD (1080p). Confira o review do Galaxy S5.

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge

O Galaxy S6 e o S6 Edge foram dois dos principais tops de 2015, com destaque para o design metálico. Na câmera traseira, a Samsung manteve os 16 megapixels de resolução e gravação de vídeos em UHD 4K (30fps) do Galaxy S5. No entanto, a câmera frontal passou a ter 5 MP de resolução, ideal para selfies e videochamadas, com vídeos em até 1440p e HDR automático. A fabricante também aprimorou a velocidade para abrir o aplicativo da câmera no celular, levando 0,7 segundos de abertura.

Galaxy S6 vem com câmera selfie de 5 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Entre as funções da câmera traseira estão o HDR, rastreamento AF (para acompanhar e focar em objetos automaticamente) e ajustes manuais de foco, exposição, ISO, controle de branco e efeito de cor. Para completar, você pode registrar imagens panorâmicas, gravar em câmera lenta ou acelerada, fazer fotos em 360º e ativar o modo selfie na câmera frontal. Para filmar, há também funções avançadas, como estabilização de vídeo, rastreamento AF, linhas de grade, controle de gestos, localização GPS, controle de voz e tamanho da mídia.

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge

O mais recente top da linha Galaxy foi apresentado em fevereiro de 2016 com design metálico à prova d’água. Um dos destaques é a câmera frontal com 5 megapixels e abertura de f/1.7 para capturar fotos melhores, mesmo em ambientes com pouca luz. Já a lente traseira vem com 12 megapixels e a mesma abertura máxima. O Galaxy S7 ainda conta com foco automático, flash LED e HDR.

Galaxy S7 chega com flash na câmera frontal de 5 MP e tecnologia Dual Pixel (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O curioso é que a resolução é menor do que a dos dois smartphones anteriores da linha Galaxy. No entanto, a Samsung incrementou a tecnologia de sensor Dual Pixel, o que promete imagens melhores com “pixels mais amplos”, algo semelhante às câmeras DSLR. O foco automático está mais rápido e há melhor detecção, mesmo em locais escuros. O recurso Motion Panorama permite captar melhor imagens em movimento em panorâmica.

Galaxy S7 ou LG G5? Comente no Fórum do TechTudo.

Já o Motion Photo registra segundos antes de apertar o botão, permitindo selecionar o melhor momento. Para as selfies, estão disponíveis os modos Spotlight (para embelezar o rosto), Selfie flash (para utilizar o flash frontal) e o Wide Selfie (com ângulo em 120º). O celular ainda não tem preço ou data de lançamento definidos para o Brasil. Confira as primeiras impressões do novo telefone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.