A Microsoft registrou uma patente para um novo tipo de computador modular, em que o usuário pode adicionar peças e componentes com facilidade. O documento, submetido ao órgão norte-americano de registros em julho de 2015, e divulgado neste ano, descreve um PC de concepção modular onde os consumidores poderiam comprar peças separadamente para montar simplesmente encaixando os componentes de interesse, como em um jogo de Lego.

Saiba como configurar a BIOS do PC para economizar energia

A proposta é bem diferente do modelo atual de comprar partes para montar computadores. Na ideia criada pela Microsoft, não são necessários conhecimentos técnicos profundos. Com o projeto seria possível adquirir peças como CPUs, placa de vídeo, memória e armazenamento individualmente. A tela do PC seria conectada à base formada por essas peças por um tipo de dobradiça e cada componente teria um encapsulamento próprio, com conexões de imãs.

Acer lançou o Revo Build, que aplica o mesmo conceito previsto pela patente da Microsoft (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Na montagem atual, o usuário precisa dominar alguns conhecimentos para encontrar o caminho em meio ao processo que depende da ligação de cabos SATA, de energia, a colocação de processadores em soquetes, fixação de coolers, instalação de discos rígidos em baias e memórias e placas em slots.

Por enquanto, o projeto é apenas uma patente, o que não garante que a Microsoft pretende lançá-lo comercialmente. Em 2015, a Acer lançou o Revo Build, um computador que segue mais ou menos a mesma concepção “Lego” empregada no projeto da companhia do Windows

... sob o monitor (Foto: Reprodução/USPTO))" title="Esquema apresenta a ideia de componentes individuais empilhados sob o monitor (Foto: Reprodução/USPTO) (Foto: Esquema apresenta a ideia de componentes individuais empilhados sob o monitor (Foto: Reprodução/USPTO))" width="695" height="519">Esquema apresenta a ideia de componentes individuais empilhados sob o monitor (Foto: Reprodução/USPTO)

Via USPTO, Venture Beat

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.