Verificar a quantidade de espaço livre no HD do computador (Windows) pode ser útil para descobrir se o seu computador cumpre os pré-requisitos de instalação de algum jogo ou software pesado. O procedimento pode ser bem simples para a maioria dos usuários, mas quem é iniciante em informática pode ter dificuldades e saber como fazer a visualização.

Como desativar a hibernação do Windows 10 e liberar espaço no HD

Confira o tutorial e saiba como descobrir a quantidade de espaço livre e usada nas partições do HD do seu computador. O procedimento pode ser realizado com as próprias ferramentas do sistema operacional, sem precisar instalar nada no PC.

Aprenda como ver o espaço livre no HD do seu Windows. (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Abra o Windows Explorer. Para isso, no menu Iniciar do Windows 10, clique em “Explorador de Arquivos”, na lateral esquerda. Você pode usar o atalho “Windows + E” caso use outra versão do sistema;

Abra o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na barra lateral da janela do Windows Explorer, clique em “Este Computador”. Em seguida, à direita, clique com o botão direito do mouse sobre o HD ou a partição que você quer saber o espaço livre e, no menu de contexto, clique em “Propriedades”;

Acesse as propriedades do HD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, basta analisar a informação ao lado de “Espaço livre”. Você também pode observar o gráfico para saber se o HD está muito cheio. Caso liberar espaço, basta clicar em “Limpeza de Disco” para remover os arquivos inúteis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia

... no Android ou iPhone
Verificando o espaço livre em uma partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Você poderá repetir o passo a passo sempre que precisar descobrir a quantidade de espaço livre nas partições do HD do seu computador.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.