Uma preocupação quando alguém vai vender um PC usado é se os arquivos deletados do disco rígido podem ser recuperados pelo novo comprador. A dúvida é muito comum em empresas que possuem documentos sigilosos ou máquinas pessoas lotadas de "segredos". Para resolver o problema, existem diversos programas para Windows que apagam totalmente o conteúdo do HD sem deixar vestígios.

Aprenda como recuperar um HD com bad blocks e proteja seus dados

Os softwares listados reescrevem os espaços vazios após apagar os arquivos. Alguns programas conseguem fazer isso em três, sete ou até mais repetições, o que aumenta em muito o nível de segurança, mas também deixa o processo extremamente lento.

Porém, mesmo que a limpeza permanente tenha sido feita com apenas um passo, ainda é virtualmente impossível, para usuários comuns, recuperar os arquivos deletados com programas como o Recuva.

Caixa permite instalação de HD interno para armazenar arquivos (Foto: Reprodução/Indiegogo)

Portanto, vale o alerta: antes de começar qualquer operação desse tipo, certifique-se de que tenha feito backup dos arquivos do pendrive ou HD externo e, ainda, tenha cuidado para não apagar acidentalmente a partição onde o Windows está instalado para você não perder o sistema operacional.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1) My Disk Wiper

O My Disk Wiper se destaca entre as demais opções por ser muito leve, apenas 266 Kb de tamanho total, e rodar sem precisar de instalação. Basta descompactar o arquivo ZIP e rodar o programa. Características excelentes para quem tem um PC antigo, por exemplo.

Aplicativo é pequeno, simples e muito leve (Foto: Reprodução)

Até por ser tão compacto, a ferramenta tem visual simples, é fácil de usar e faz a análise do conteúdo de forma rápida, mas demora um tempo considerável para apagar um HD por completo. O ponto negativo é não possuir ajustes do número de passos.

2) HDShredder

O HDShredder tem um visual ultrapassado, mas é muito competente em sua proposta (Foto: Reprodução)

O HDShredder é um aplicativo leve que trabalha de maneira muito rápida. Porém também não apresenta ajustes mais profundos no menu de configurações. A interface é bem antiquada, diferente dos padrões atuais de design. Mas nada disso atrapalha seu desempenho e confiabilidade.

3) File Secure

... gbNKRWsipnosJfluBUU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/02/24/file-secure-free.jpg" alt="File Secure é a opção mais completa da lista (Foto: Reprodução)" height="469" width="695">File Secure é a opção mais completa da lista (Foto: Reprodução)

O File Secure tem a proposta de ser uma solução mais completa. Além de realizar a tarefa de deletar arquivos de forma permanente, ele também traz ferramentas para backup e encriptação de documentos. Tudo isso em um menu de navegação de fácil acesso. Ele também se destaca por ter um visual agradável e uma interface compacta, de fácil usabilidade.

4) Eraser

Dos programas testados, este é o que traz mais protocolos de segurança para o usuário escolher. Existem padrões com apenas um passo, para quem quer agilidade no processo, mas também têm outros com três, sete e até 35 passos. Para quem não quer ter dúvida nenhuma.

O Eraser possui várias opções de protocolos (Foto: Reprodução)

O software Eraser é um dos mais completos da categoria. Por outro lado, é o que pode exigir do usuário mais conhecimento de informática e as principais características das tecnologias de armazenamento.

5) Jihosoft Eraser

Este software se destaca por ser fácil de usar e visualmente objetivo (Foto: Reprodução)

O Jihosoft Eraser é simples, objetivo e intuitivo. Para não haver nenhum erro, o software separa as opções de locais que podem ser apagados no menu, assim, não há o risco de deletar uma partição inteira quando o usuário deseja apenas limpar alguma pasta específica, por exemplo.

6) Hard Drive Eraser

Hard Drive Eraser é um dos mais conhecidos e confiáveis (Foto: Reprodução)

Esse é um dos mais famosos aplicativos deste tipo, e figura em várias listas como esta encontradas na internet. O app é simples e competente na mesma proporção. O Hard Driver Eraser é um dos poucos que é absolutamente gratuito, sem restrições, e os desenvolvedores garantem que não há qualquer tipo de spyware o adware escondido.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.