Os números binários são mais conhecidos no ramo da programação e sistemas da informação, porém podem ser necessários para diversos internautas, como aqueles que estudam o tema ou para os curiosos.

Tradutor de código Morse: saiba converter em texto

Para ajudar, estão disponíveis diversas soluções online que fazem a tradução de palavras ou frases em português para código binário ou a função inversa. Ficou curioso? Confira uma lista com opções para computador em sites ou em aplicativos de celular.

01010101010 tela com código binário; veja dicas de como decifrar (Foto: Pond5)

Sites com tradutor de código binário

1) Invertexto

Para começar, o site Invertexto (invertexto.com/codigo-binario) é uma solução simples para quem precisa traduzir códigos binários. Na tela inicial estão disponíveis dois campos, no quais é possível colocar um “texto para codificar” ou um “Binário para decodificar”. A interface é em português e as funcionalidades são gratuitas. Os usuários podem fazer quantas traduções precisar.

Conversor de binário para texto para computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Tradutor de Binário 

Já o site Tradutor de Binários (tradutordebinario.com) permite traduzir palavras em português (código ASCII) para binário. O interessante é que o internauta pode optar por gerar o código com espaços ou sem. As ferramentas estão disponíveis em português e também é possível fazer a função inversa, ou seja, de binários para palavras. O recurso é grátis e não limita o número de traduções.

Site Tradutor de Binários em português para texto e código (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3) Ponto de Raciocínio 

Já o Ponte de Raciocínio (pontoderaciocinio.com/tradutor-de-codigo-binario) também traduz textos em português para código binário, ou no sentido inverso, com a decodificação. Se preferir, o usuário pode gerar o código sem usar espaços. A interface é em português, gratuita e não há limites para traduções.

Site oferece tradutor de binário e texto gratuito (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Traductor Binario 

A ferramenta tem interface em espanhol mas é bem intuitiva. É possível fazer traduções de texto (ASCII) para código binário ou a função inversa: as conversões estão disponíveis em duas abas. O resultado é mostrado no final da página, que ainda exibe o texto original, caso o usuário queira guardar os dois registros.

O Traductor Binario (traductorbinario.com/#ascii) é gratuito para usar, não precisa de cadastro e não há limitações do número de traduções.

... o/tt2/f/original/2016/02/25/b04.jpg" alt="Tradutor online mostra o resultado com o código binário e o texto de origem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="424" width="695">Tradutor online mostra o resultado com o código binário e o texto de origem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Apps com tradutor de código binário

1) Tradutor binário

O Tradutor Binário permite fazer traduções de texto em português para código binário e a função inversa. O resultado é exibido na mesma interface, onde é possível copiar, colar e até enviar o resultado via mensagem SMS para amigos pelo celular. O recurso é gratuito e não limita a quantidade de traduções. O software está disponível para Android a partir da versão 4.0.

Tradutor de binário permite converter textos e códigos pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Advanced Binary Converter

Essa calculadora é mais completa para fazer conversões e há opção para traduzir textos em código binário, ou função inversa. Quem preferir, pode ainda usar conversões extras, como hexadecimal e decimal. O Advanced Binary Converter é gratuito para Android e o interessante é que está disponível para celulares mais antigos, a partir da versão 2.1 do sistema operacional.

Conversor avançado de binário para celular tem funções extras e traduz texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Binary Translator

Com interface simples de usar, o Binary Translator permite encriptar texto para código em binário e converter na função inversa. A interface está disponível em inglês mas a usabilidade é bem intuitiva. Na tela inicial, o usuário adiciona o binário ou texto e depois seleciona um dos botões, dependendo da ordem da tradução. É possível ainda copiar o resultado, colar ou limpar o texto. O recurso roda em celulares Android, a partir da versão 2.2.

Binary Translator tem interface diferenciada e função de tradução rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Binary Code Translator

O Binary Code Translator é gratuito e oferece função para traduzir textos para binário e função contrária na mesma interface. Na tela inicial estão disponíveis dois campos principais, para adicionar as palavras ou o código. O recurso permite copiar o resultado e enviar para amigos ou em mensagens. Disponível para Android, a partir da versão 2.2 com interface em inglês. 

Tradutor de binário permite codificar textos e função inversa pelo app (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.