A API de games DirectX 12 possui um novo recurso, chamado de Explicit Multi-GPU, que possibilita o uso simultâneo de placas de vídeo AMD e NVIDIA ligadas em paralelo no PC. Ainda em beta, a ferramenta torna possível uma antiga promessa que ronda o mundo da informática há anos: a criação de tecnologias de suporte para que os usuários sejam capazes de combinar Radeons e Geforces para uso em jogos e aplicativos pesados.

Descubra qual placa de vídeo é compatível com seu computador

Para entender a ideia basta imaginar um Windows funcionando em um iPad, ou um computador que aceite a montagem com processador da AMD e da Intel rodando ao mesmo tempo sem gambiarras. 

Explicit Multi-GPU ainda está em beta e teve teste com o lançamento de Ashes of The Singularity (Foto: Divulgação/AMD)

A perspectiva da criação desse tipo de suporte sempre esteve ligada à iniciativa de terceiros por motivos óbvios: AMD e Nvidia não têm interesse em criar tecnologias que permitam os consumidores usarem os produtos rivais. Como o DirectX é desenvolvido pela Microsoft, a oferta desse tipo de suporte acaba se tornando mais realista, já que os interesses envolvidos são outros.

Como funciona

O DirectX é responsável por gerenciar a ligação das placas em paralelo através do Explicit Multi-GPU. Para experimentar, o usuário precisa ter placas de vídeo instaladas, inclusive com os hardwares habilitados no sistema, que suportem a ligação múltipla, além de acesso a aplicativos e jogos que tirem proveito da tecnologia.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tecnologia permite que placas de Nvidia e AMD funcionem juntas (Foto: Divulgação/Nvidia)

Assim, com a necessidade, surge o primeiro problema para o usuário: ainda não há programas e aplicativos disponíveis que usem o Explicit Multi-GPU. Por enquanto, há apenas a garantia de que Ashes of The Singularity, jogo de estratégia em tempo real a ser lançado em breve, utilizará o recurso.

Vale a pena?

Como o game ainda não foi lançado, o volume de informações sobre os ganhos de performance relacionados à pratica são escassos. Alguns testes mostram que o uso de boas placas de Nvidia e AMD em paralelo representam ganhos consideráveis. O site PC World, por exemplo, teve acesso ao jogo e testou a novidade com uma GTX 980 e uma Fury X.

... ularity é o único game a suportar o uso de GPUs de Nvidia e AMD ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Stardock)" height="427" width="695">Até o momento, Ashes of The Singularity é o único game a suportar o uso de GPUs de Nvidia e AMD ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Stardock)

Os dados mostraram que o uso das GPUs rivais em conjunto deram um ganho de 45% na performance, quando comparada ao que é possível com apenas uma GTX 980. Para comparar, o site ainda testou o game com uma instalação mais convencional, de duas GTX 980, registrando ganho de 55%.

A diferença de 10% para uma tecnologia em beta, que é aguardada há anos e que aumenta a variedade de escolha dos consumidores, não chega a ser tão grande. 

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.