A Google Play Store pode apresentar o erro "Verif. a conexão e tente de novo". O problema atrapalha usuários na hora de se conectar para baixar apps, livros e filmes na loja virtual do Google. Essa falha pode ter várias origens, mas tem duas soluções bem simples de serem encontradas pelo celular. 

‘Proibidões’: 7 apps polêmicos que foram barrados no iPhone e Android

Neste tutorial do TechTudo você vai aprender dois métodos para consertar o erro na Play Store: a alteração de configurações do Android ou a instalação do app Hosts Editor. Caso a loja do Google apresente problemas de conexão no seu smartphone ou tablet, descubra como corrigir a falha a seguir.  

Telas de falha na conexão da Google Play Store (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alterando a data

Quando se trata do erro “Verif. conexão. Tente de novo”, o mais comum é que as definições de data e hora do telefone estejam erradas. Conserte a data ao reproduzir os passos abaixo.

Passo 1. Abra a bandeja de apps do Android e entre em “Configurar”. Em seguida, deslize a tela para baixo até chegar em “Sistema” e selecione “Data e hora”.

Indicações para chegar ao menu de data e hora do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Dê um toque na opção “Definir data”. No calendário que será aberto, toque sobre o ano (1) para alterá-lo, depois nas setas do mês (2) e, em seguida, no dia corrente. Toque em “OK”.

Alteração de data no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. De volta à tela anterior, toque em “Definir horário” e mude para a hora correta. Pressione “OK”.

Alteração de horário no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Agora abra a Play Store. É possível que a loja do Google exiba uma caixa para confirmação dos termos de uso do serviço. Toque em “Aceitar” e a loja já deverá estar funcionando normalmente.

Play Store funcionando após ajustes em data e hora (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Com o Hosts Editor

O problema t

... ambém pode ser causado por aplicativos que contrariem as regras da Play Store, como os que permitem comprar jogos pagos com um cartão de crédito virtual gratuito. Se você tem um desses apps instalado no Android, siga as dicas a seguir.

Passo 1. Baixe o Hosts Editor e abra o aplicativo. Perceba que haverá, pelo menos, dois registros, e um deles será o android.clients.google.com.

Tela inicial do app Hosts Editor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Dê um toque sobre o registro android.clients.google.com para selecioná-lo. Depois toque no ícone da lixeira, conforme indicado abaixo.

Destaque para ícone de lixeira do Hosts Editor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Na caixa de diálogo que será aberta, aperte o botão “Delete” para apagar o host.

Caixa de confirmação para agapar host (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Pronto. A Google Play Store já deverá estar funcionando normalmente após realizar alguma das dicas.

Google Play Store com erro ao baixar app? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.