Aplicativos de celular – para Android e iPhone – ajudam a população brasileira no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus zika, chikungunya e da dengue. O zika é especialmente perigoso pois pode causar microcefalia em bebês ainda em gestação. Sendo assim, as mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado, especialmente se apresentarem os sintomas da doença.

Facebook entra na guerra contra o Zika vírus com vídeos educativos

Por exemplo, alguns apps permitem alertar sobre os focos de criação do mosquito, em ambientes que possam armazenar água. Veja na lista abaixo os programas que podem ser instalados no seu smartphone e te auxiliam no combate ao Aedes.

Caça Mosquito

Aplicativo Caça Mosquito denuncia focos de dengue na Bahia (Foto: Divulgação/Caça Mosquito)

O Caça Mosquito está disponível gratuitamente para Android e iOS. Sua principal funcionalidade é a denúncia dos focos do mosquito da dengue. O app funciona apenas na Bahia. O governo do estado é notificado e pode enviar agentes de endemia para o local do foco, com o objetivo de eliminar o maior número possível de criadouros.

SP X Dengue

SP X Dengue traz informações úteis sobre a doença (Foto: Divulgação/SP X Dengue)

O estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, também possui um app dedicado a essa guerra. O SP X Dengue, disponível gratuitamente para Android, ajuda a população a conhecer mais sobre a doença, a prevenção e os sintomas e oferece dicas para evitar a transmissão da zika, dengue e chikungunya.

Busca Dengue

Busca Dengue é exclusivos para usuários do iOS (Foto: Divulgação/Busca Dengue)

Já o aplicativo Busca Dengue é exclusivo para usuários do iOS, sistema operacional da Apple. Semelhante ao aplicativo mencionado acima, seu objetivo é manter a população informada sobre o vírus, o mosquito, os principais sintomas, como se prevenir e, também, como eliminar os focos de criação do Aedes Aegypti. Roda em iPhone.

Repelente eletrônico funciona? Comente no Fórum do TechTudo. 

Sai Zika

Aplicativo tem notícias sobre essas três principais doenças (Foto: Divulgação/Sai Zika)

O

... Sai Zika, por sua vez, pode ser baixado tanto no nos smartphones com iOS quanto para PC com Windows. O app também conta com uma versão web para pronta consulta no navegador. A ferramenta tem notícias sobre essas três doenças e também permite à população denunciar os focos de dengue, locais onde as larvas do mosquito podem se desenvolver.

Dengue UNA-SUS

App traz os procedimentos de diagnóstico e tratamento da dengue (Foto: Divulgação/Dengue UNA-SUS)

O Dengue UNA-SUS está disponível gratuitamente para Android e iPhone, e traz os procedimentos de diagnóstico e tratamento da dengue, que são usados pelas autoridades de saúde. Com isso, o usuário ou paciente pode ter uma ideia mais precisa sobre os sintomas e como diferenciar dengue, zika ou chikungunya. Este aplicativo foi desenvolvido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.

Dengue x Chik x Zika

Aplicativo tem teste gratuito para avaliar a possibilidade de contaminação pelos vírus (Foto: Divulgação/Dengue x Chik x Zika)

O aplicativo Dengue x Chik x Zika está disponível somente para Android e conta com um teste gratuito para avaliar a possibilidade de você estar contaminado pelos vírus causadores da dengue, zika e chikungunya. O usuário deve responder um formulário com várias perguntas que pode ser um ponto de partida para a identificação da doença, mas que não substitui um laudo médico.

Sem Dengue

Este app ajuda a população a encontrar focos do mosquito (Foto: Divulgação/Sem Dengue)

O Sem Dengue é um aplicativo disponível gratuitamente na App Store e Google Play Store. O recurso ajuda a população a encontrar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O app usa a localização do usuário, a partir dos dados do GPS do celular, para encontrar focos do mosquitos e assim denunciar às autoridades competentes.

Aedes na Mira

Aedes na Mira tem como objetivo evitar o aumento do número de casos de dengue (Foto: Divulgação/Aedes na Mira)

O app Aedes na Mira também está disponível gratuitamente para Android e iOS, com o objetivo decolaborar para evitar o aumento do número de casos. Este aplicativo foi criado pelo Governo do Estado da Paraíba e possibilita a denúncia de locais de risco, como terrenos baldios, lixos acumulados em calçadas e casas com foco do mosquito.

RS Contra Aedes

O Rio Grande do Sul também tem um aplicativo dedicado ao Aedes Aegypti (Foto: Divulgação/RS Contra Aedes)

O Rio Grande do Sul também conta com um aplicativo que ajuda a combater o mosquito. Disponível gratuitamente para Android, o app possui informações úteis a respeito do Aedes Aegypti e os vírus que ele pode transmitir. O RS Contra Aedes ainda mostra os sintomas, as diferenças entre as doenças, as formas de prevenção e um mapa onde o usuário pode marcar locais de contaminação.

Zika Vírus – Notícias

App traz notícias sobre a doença zika (Foto: Divulgação/Zika Vírus - Notícias)

O Zika Vírus – Notícias é um app gratuito para Android que tem como objetivo informar a população sobre o vírus Zika, que tem causado transtorno no Brasil e no mundo, especialmente para mulheres grávidas, afinal, o vírus pode estar associado a um surto de microcefalia em bebês. Com o aplicativo, o usuário fica por dentro das últimas notícias sobre casos da doença, as formas de prevenção e as ações do Estado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

AntiZika

Este app é uma ferramenta colaborativa (Foto: Divulgação/AntiZika)

O AntiZika é mais um aplicativo gratuito para Android. Trata-se de uma ferramenta colaborativa que, com a ajuda da população, mapeia áreas com foco do mosquito. Assim, o usuário fica por dentro de quais áreas tem mais foco e pode evitar passar por regiões com grandes concentrações do mosquito Aedes Aegypti.

DENGUE – Manejo Clínico – Adulto e Criança

O aplicativo Dengue - Manejo Clínico possui várias informações sobre a dengue (Foto: Divulgação/Dengue - Manejo Clínico)

Com versões para Android e iOS, o aplicativo DENGUE – Manejo Clínico – Adulto e Criança possui várias informações sobre a dengue. O usuário poderá saber sobre os sintomas da doença, o tratamento e os aspectos clínicos em adultos, crianças e mulheres grávidas. Na prática, é uma versão digital dos documentos do Ministério da Saúde que são distribuídos aos médicos brasileiros.

Guardiões da Saúde

O usuário pode conferir um mapa com ocorrências próximas (Foto: Divulgação/Guardiões da Saúde)

Outro aplicativo com versões para Android e iOS, o Guardiões da Saúde conta com uma série de dados sobre a saúde pública, incluindo dicas de prevenção e como identificar, através dos sintomas, se você está com dengue, zika ou chikungunya. Além disso, o usuário pode conferir um mapa com ocorrências próximas. Assim, pode evitar áreas de risco.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.