O Android Lollipop finalmente superou o KitKat em número de usuários. A informação apareceu no relatório mensal divulgado pelo Google. O número de celulares que recebeu a atualização subiu para 36,1%, enquanto os usuários do Android KitKat somam 34,4%.

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

Já o Android Marshmallow, versão mais recente do sistema, teve um pequeno aumento, mas continua com uma participação bem tímida. De 1,2% em fevereiro, a versão 6.0 atingiu 2,3% dos smartphones em março. Ela ainda fica atrás de outras versões obsoletas, como a Gingerbread (2,6%) e a Jelly Bean (22,3%).

Gráfico mostrando a distribuição das diferentes versões do Android (Foto: Divulgação/Google)

O motivo para o lento crescimento do Marshmallow é a demora das fabricantes em disponibilizar a atualização. Uma das principais é a Samsung, que possui uma base de usuários muito grande: apenas uma minoria recebeu o update para o Android Lollipop. Ou seja, milhões de celulares da marca permanecem desatualizados, com a versão anterior do sistema.

Se você ainda não recebeu a atualização, mas está próximo disso, confira agora cinco diferenças principais entre as versões KitKat e Lollipop.

1. Tela de bloqueio

O primeiro item em que notamos diferença é a tela de bloqueio. No Android Lollipop, as notificações ficam visíveis na tela de bloqueio. Além disso, é possível interagir com elas sem precisar desbloquear o celular.

O cadeado, que no KitKat ficava mais ao centro da tela, foi movido para a parte inferior. Assim, para desbloquear o celular, basta deslizar o dedo de baixo para cima. Para fazer uma ligação, é só arrastar o dedo da esquerda para a direita. E se quiser abrir a câmera, você deve deslizar o dedo da direita para a esquerda.

2. Notificações

A barra de notificações agora está mais funcional e elegante. Ela se divide em três camadas. A primeira exibe as notificações propriamente ditas; a segunda mostra as configurações rápidas; e a terceira exibe data, hora, porcentagem da bateria etc. No KitKat tudo isso ficava amontoado num lugar só.

3. Múltiplos usuários

O Android Lollipop suporta múltiplos usuários, assim como acontece na versão do KitKat para tablets. Desta forma, é possível criar vários usuários com diferentes formas de acesso ao sistema. Essa função aumenta a privacidade e segurança de seus dados.

4. Material Design

Android Lollipop tem aparência totalmente remodelada (Foto: Divulgação/Google)

O Material Design é uma das principais novidades do Android Lollipop. Trata-se de uma nova linguagem visual a ser utilizado em

... todo o sistema, bem como nos aplicativos. Ela adota um visual mais flat e colorido, ao mesmo tempo em que preza pela simplicidade.

Os apps nativos, como Chamadas, Contatos, Calendário, Calculadora e outros já apresentam Material Design, que é muito mais bonito e funcional do que o design utilizado no Android KitKat.

5. Modo de economia de energia

No Android Lollipop há um novo modo de energia que promete aumentar a autonomia da bateria. Ele reduz algumas funções do smartphone para que, desta forma, consigamos um tempo extra antes de precisarmos conectar o smartphone em uma tomada. Quando este modo está ativado, a barra de status e de navegação ficam alaranjadas.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.