As barras de ferramentas são desenvolvidas adicionar recursos extras e rápidos ao navegador. Normalmente ficam instaladas logo abaixo da barra de endereço do browser, onde está a URL dos sites. Caso tenha optado por adicionar alguma barra de ferramentas, será possível compartilhar páginas de forma rápida nas redes sociais, fazer buscas e mais vantagens.

Qual o melhor navegador para PC? Faça o teste online e descubra agora

No entanto, uma barra de ferramenta ruim pode dar dor de cabeça quando o recurso vem oculto na instalação de programas, mudam seu buscador original e lotam a interface. Entenda como funcionam.

Barras de ferramentas podem auxiliar no uso do navegador ou atrapalhar o usuário (Foto: Reprodução/FamilySearch)

Como funciona?

Chamadas em inglês de “Toolbar”, a barra de ferramenta funciona de forma integrada com o navegador, permitindo acessar atalhos, botões de busca e mais itens. Cada fabricante adiciona os itens convenientes, e que acham importantes para os internautas. Assim, vale lembrar que cada barra de ferramenta oferece recursos próprios. Cabe ao usuário escolher se deseja adicionar uma ao browser.

Barra de Ferramentas do Google oferece recursos completos para o internauta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A vantagem está na praticidade e a ideia principal é tornar a navegação mais rápida e intuitiva. No entanto, a interface do browser “perde” um espaço, o que pode deixar o visual mais lotado, principalmente para quem adiciona diversas barras diferentes no mesmo navegador.

Normalmente, a Toolbar é grátis e compatível com Internet Explorer, Chrome, Firefox, Opera e Safari.

Na sua opinião, qual o melhor navegador de internet? Comente no Fórum TechTudo

Barras boas x barras ruins

Quando o usuário opta pode instalar uma barra de ferramentas, a ideia é deixar o uso de recursos mais prático no dia a dia. Dentre as principais disponíveis para download, é possível lembrar como destaque da Barra de Ferramentas do Google (Google Toolbar), que permite compartilhar páginas em redes sociais, fazer buscas rápidas na web por notícias, vídeos, imagens e mais recursos online.

Além disso, a toolbar vem com um bloqueador de pop-ups, o que pode ser bem prático, e permite fazer traduções. Mas o que é considerada uma barra “boa”? Resumidamente é o fato de não conter anúncios, propagandas, conteúdo indevido e, principalmente, pela instalação ser feita por escolha do internauta.

Muitas barras podem lotar a interface do navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para entender melhor, as barras incômodas, ou “ruins” são aquelas instaladas sem o consentimento do usuário ou por descuido. Normalmente elas ficam ocultas na instalação de programas gratuitos e o internauta acaba adicionando a ferramenta sem perceber, ao aceitar um termo de compromisso ou até prosseguir com os passos de forma tradicional. O resultado só é notado ao abrir o navegador.

A desvantagem desses itens é que lotam a interface do navegador, requisitam tempo do internauta para desinstalar e muitos vêm com anúncios. Al

... ém disso, há barras que abrem pop-ups inconvenientes, mudam a forma padrão de busca na barra de endereço, adicionam atalhos ou até, nos casos mais extremos, são infestadas por algum malware ou spyware. Com muitos itens na interface, o browser acaba também ficando mais pesado e lento para abrir as páginas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como remover barras de ferramentas

Instalou uma barra de forma indesejada? Então saiba que é possível remover a ferramenta. Algumas ações demandam mais trabalho, sendo necessário desinstalar o item no Painel de Controle do computador e ainda desativar em cada navegador. 

São exemplos de barras de tarefas Yahoo Toolbar, Hao123, a barra de ofertas do Dealply, Babylon SeachBarra Ask e do Muvic SmartbarConfira nos tutoriais de cada item como remover do seu  PC.

Remover barras de tarefas usando o Avast Browser Cleanup

Passo 1. Baixe e instale a ferramenta do Avast no computador;

Baixe e instale o Avast Browser Cleanup no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No menu da lateral esquerda, selecione o navegador no qual deseja fazer a limpeza. Note que serão listadas as extensões e barras de ferramentas instaladas. Caso não esteja vendo todas as barras, desmarque a opção “Remover as extensões com uma boa classificação”. Clique em “Remover” e confirme em “Sim. O recurso vai remover e reiniciar o navegador.

Remova as barras de ferramentas que não precisar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É possível remover cada barra de ferramentas que achar incômoda nos diferentes browsers, de forma simples e rápida. O recurso pode ser utilizado para as barras que você não precisar mais.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.