A Seagate anunciou a criação de um novo SSD capaz de atingir velocidades de até 10 GB/s por meio de uma interface PCIe. Com essa velocidade, o dispositivo será o mais rápido do mundo quando for lançado no mercado, de acordo com as previsões da fabricante.

Novo SSD da Samsung tem 16 TB e preço de quatro iPhones 6S Plus

Os 10 GB/s prometidos permitem, por exemplo, que um Blu-Ray inteiro seja copiado em cinco segundos, ou que 1 TB de dados seja transferidos em 1 minuto e 40 segundos. Na comparação com produtos atuais da Seagate, voltados para performance bruta, as melhores alternativas atingem apenas 4 GB/s, também por meio de interfaces do tipo PCIe.

Novos SSDs PCIe da Seagate atinge velocidades de 10 GB/s (Foto: Divulgação/Seagate)

Além da alta velocidade, o novo SSD suporta a tecnologia NVMe, desenvolvida para aposentar o SATA. As unidades também terão suporte ao Open Compute Project, iniciativa que visa padronizar componentes destinados ao trabalho pesado em servidores.

O grande impasse da novidade é que, conforme é comum acontecer com todos os grandes saltos de performance envolvendo SSDs, esse produto será destinado a data centers. Nesses ambientes, a altíssima velocidade de transferência de dados é primordial, muitas vezes sendo mais relevante que a própria confiabilidade das unidades.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ainda não há informações sobre as capacidades que serão oferecidas, o que deixa em aberto a possibilidade de que a alta veloc

... idade esteja disponível em mais de uma versão dos novos SSDs.

Em relação aos preços, o valor de um SSD varia muito em relação a capacidade oferecida. Em todo caso, a aplicação principal em servidores já denuncia a possibilidade de preços altos.

Via Seagate

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.