Space Invaders, ao lado de Pac-Man e Pong, é um dos jogos que ajudou a popularizar os videogames no mundo. Mesmo para quem não é familiarizado com este universo, o “jogo de nave” sempre é reconhecido, e por isso o TechTudo reuniu algumas curiosidades e polêmicas relacionadas ao título.

Como aproveitar jogos de Atari grátis online no seu PC

Space Invaders foi criado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978. Produzido pela Taito Corporation e depois licenciado nos EUA pela Midway, o game foi um dos primeiros títulos de tiro com gráfico bidimensional. No jogo, o usuário deveria controlar a nave contra a invasão de alienígenas.

Destrua os invasores alienígenas (Foto: Divulgaçao/Taito)

Inspirado por duas guerras diferentes

Em 1977, aconteceu a estreia de Star Wars, filme que se tornou febre em todo o mundo. Na mesma época, Tomohiro Nishikado planejava Space Invaders, ainda estava sem título e com algumas mudanças, como a nave ser um avião comum e os alvos, humanos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A ideia não pareceu muito interessante para a chefia da Taito, que falou para Nishikado alterar o design. Aproveitando o sucesso de Star Wars, a fascinação do público com espaço na época e as ideias do romance Guerra dos Mundos, os humanos foram trocados por seres que lembram insetos, enquanto o avião tornou-se a nave que atira lasers. Nasceu um clássico.

A lenda das moedas

Space Invaders foi lançado no Japão em 78 e logo se popularizou. Os arcades do país lotaram com pessoas que queriam destruir alienígenas e ganhar pontos com isso.

Só que, na mesma época, o governo japonês notou que o país começou a passar por uma escassez de moedas de 100 ienes. Era como se elas tivessem sumido dos bolsos da população e dos comércios.

O sucesso do game causou uma possível falta de moedas no Japão (Foto: Reprodução/Blogspot)

O que intrigou a mídia local é que essas moedas de 100 ienes também eram utilizadas nos arcades do país, todos lotados com o lançamento de Space Invaders. Por isso, o game acabou sendo apontado como possível causa do desaparecimento de moedas em todo o Japão. Com o tempo, o problema foi resolvido, mas mostra o poder e sucesso do game quando foi lançado.

O primeiro port

O Atari 2600 é, por muitos, considerado o console que popularizou video games dentro das casas. Porém, muitos games da biblioteca do console eram ports de títulos lançados previamente nos arcades. Qual foi o primeiro deles a ter uma versão “caseira”? Space Invaders.

Capa de Space Invaders para o Atari 2600 (Foto: Divulgação/Midway)

O jogo foi lançado em 1980 e trazia algumas diferenças em relação à versão de arcade, como o número e tipos de inimigos que surgiam na tela, mas era parecido o suficiente para fazer a cabeça dos jogadores e ajudar a popularizar ainda mais o Ata

... ri 2600.

Um sucesso que vendeu menos que o maior fracasso do Atari

Apesar de ser considerado um dos jogos mais bem-sucedidos para o Atari 2600, o título ainda fica atrás do maior fracasso da história do console.

Space Invaders conseguiu vender pouco mais de um milhão de cópias em todo o mundo, número realmente impressionante para época. A produção dos cartuchos foi feita sob demanda, ao contrário de E.T., game que se tornou lendário pelos problemas que causou para a Atari.

Cartuchos descartados de ET (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Produzido em apenas cinco semanas, E.T., o maior fracasso de Atari, teve milhões de cartuchos fabricados. A maioria acabou encalhada e enterrada no deserto, mas o jogo conseguiu ter 1,5 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.

Se o plano da Atari fosse parecido com o do lançamento de Space Invaders, o prejuízo e desastre de E.T. poderiam ter sido evitados.

Space Invaders: o Filme?

Durante anos, Hollywood tenta adaptar jogos de videogame para o cinema, mas o resultado é quase sempre abaixo do esperado. Porém, não foi o suficiente para impedir que vários clássicos dos anos 80 fossem usados em "Pixels", filme que chegou aos cinemas em 2015.

Apesar de ter sido um fracasso de público e crítica, o filme trouxe alguns momentos interessantes estrelados por games antigos, com Space Invaders entre eles.

Space Invaders no filme Pixels (Foto: Divulgação/Sony Pictures)

Hollywood ainda não desistiu da ideia e, com o potencial na marca, anunciou em fevereiro de 2015 a produção de um roteiro com a adaptação de Space Invaders para o cinema.

Qual é o console mais vendido de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.