Out Run é um dos clássicos da Sega, lançado nos fliperamas em 1986, famoso também no Mega Drive e Master System. No título, os jogadores controlavam um carro que passava em alta velocidade por paisagens. Apesar dos controles simples, o game era viciante por conta dos controles e dos gráficos, bonitos em todas as versões. Conheça curiosidades sobre a série:

Lista reúne as melhores curiosidades do Master System, console da Sega

Criado por uma lenda

Out Run foi criado por uma verdadeira lenda dos games, Yu Suzuki. Suzuki hoje é conhecido por ter desenvolvido outras séries famosas da Sega, como After Burner, Hang-on, Virtua Fighter, Shenmue e Yakuza.

Out Run foi criado por Yu Suzuki (Foto: Divulgação/Sega)

O desenvolvedor ainda está na ativa e trabalha em Shenmue 3, para PS4 e PC, mas se envolveu na produção de todas as versões de Out Run até hoje.

Trilha personalizada

Out Run ficou famoso pela trilha sonora divertida e cheia de vida, com composições originais de Hiroshi Kawaguchi. As músicas sempre tinham o clima certo para acompanhar a direção do jogador e deixá-lo sempre empolgado.

Out Run permitia escolher rádio antes das corridas (Foto: Divulgação/Sega)

A maior novidade, porém, era a opção de personalizar a música de cada fase. Out Run foi um dos primeiros jogos, talvez o primeiro, a permitir que o jogador escolhesse a melodia que ouviria antes de correr, como se fosse um rádio do carro.

Corrida ou direção?

Segundo o criador Yu Suzuki, Out Run não é um jogo de corrida, mas sim de direção. A afirmação faz muito sentido, já que corremos contra o tempo – e não necessariamente contra rivais – em paisagens paradisíacas.

Criador de Out Run, Yu Suzuki (Foto: Divulgação/Sega)

Além disso, os controles são simples, mas desafiadores. Controlar o carro e mantê-lo na pista, principalmente durante as curvas, é uma tarefa complicada.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Relançamentos mil

Out Run foi relançado em diversos consoles, desde o Mega Drive e Master System, passando pelo PS2, Dreamcast, Saturn, Game Gear, Game Boy Advance e até mesmo versões para celulares, ao longo dos anos.

O Out Run de PS3 e Xbox 360 (Foto: Divulgação/Sega)

Porém, o lançamento mais “polêmico” ficou por conta da edição para PlayStation 3

... an> e Xbox 360, em 2009. O jogo foi removido da loja online destes consoles pouco tempo depois, por motivos que até hoje não foram esclarecidos.

Out Run em outros jogos

Out Run também “participou” de outros jogos da Sega. Por serem tão icônicos, alguns cenários do game foram usados em jogos como Sega Super Tennis e o mais recente Sonic & All-Stars Racing Transformed.

Out Run também está em outros jogos, como Yakuza Zero (Foto: Divulgação/Sega)

Alguns dos cenários que aparecem são Coconut Beach e Out Run Bay. Em Sonic & All-Stars Racing Transformed temos ainda Ryo Hazuki, protagonista da série Shenmue, que dirige uma cabine de fliperama de Out Run.

Out Run também está disponível completo, em forma jogável, em outros jogos da Sega desenvolvidos por Yu Suzuki, como Shenmue 2 e Yakuza Zero, que apresentam fliperamas do game para que os personagens usem.

Efeito 3D

O jogo talvez tenha sido o primeiro do gênero a utilizar efeito 3D estereoscópico, ou seja, com uso de óculos especiais. Esta edição saiu no Master System e usava o SegaScope 3D, óculos 3D do console.

O Out Run do Master System era compatível com óculos 3D (Foto: Reprodução/GamesDBase)

Segredos 27 anos depois

Mais de 27 anos depois do lançamento original, um fã descobriu segredos escondidos no código do Out Run de fliperama, que revelaram a presença de outro veículo – uma moto. Aparentemente, o game também planejava incluir uma motocicleta, mas a ideia foi removida antes do lançamento. Mesmo assim, o “pixel art” do veículo permaneceu no código.

Out Run tinha moto escondida e descoberta 27 anos depois (Foto: Reprodução/Reassembler)

Fliperama de verdade

Em 2011, um fã desenvolveu o conceito do fliperama de verdade para Out Run. A ideia era simples – uma cabine de fliperama montada em cima do pequeno carro, que andava de verdade em quatro rodas e tinha Out Run instalado.

Até mesmo a cabine era totalmente temática com o jogo, e ainda usava alguns elementos de realidade aumentada, como a pista formada a partir da estrada em que o carro real estava localizado. A ideia, porém, ficou apenas no projeto pessoal do criador.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.